Sexta-feira, 19 de outubro de 2007, atualizada ?s 14h35

Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora encontra dificuldades para cadastro de c?es nas 125 cidades em que atua na regi?o


Priscila Magalh?es
Rep?rter

A Portaria 07/07, de agosto deste ano, foi criada para estabelecer normas para o registro de c?es, em Minas, previstos na Lei n? 16.301/2006 (leia a not?cia). A medida estabelece que todos os c?es das ra?as Pit Bull, Doberman, Rottweiler e outros de porte f?sico e for?a semelhante considerados perigosos devem ser cadastrados junto ao Corpo de Bombeiros.

Em Juiz de Fora, j? foram feitos 170 cadastros, mas o Capit?o Marcos Santiago (foto ao lado) n?o sabe dizer se este ? um n?mero grande. "N?o sabemos a quantidade destes animais que existem na cidade, o que sabemos ? que o n?mero de c?es abandonados est? aumentando muito nas ruas. ? falta de responsabilidade do dono e falta de trato com o animal deix?-lo solto".

O capit?o diz que o n?mero de ataques tamb?m aumentou. "A lei veio em boa hora, porque vamos fazer os cadastros e vai ser poss?vel identificar os animais e seus donos. A lei tamb?m vem disciplinar as medidas para que o c?o n?o fique t?o agressivo".

Por?m, o Corpo de Bombeiros esbarra em uma dificuldade para o cumprimento da lei. O 14? Batalh?o de Bombeiros ? respons?vel por 125 cidades da regi?o. "S? temos quart?is em cinco cidades: Juiz de Fora, Barbacena, S?o Jo?o del Rei, Ub? e Muria?. ? complicado atuar nas outras cidades tamb?m para atendimento a ataques. Temos que priorizar outras ocorr?ncias". Capit?o Santiago acrescenta que o mais importante ? a seguran?a da popula??o e que ela passa pela responsabilidade do propriet?rio do animal.