• Assinantes
  • Cidade

    Mudanças climáticas no Brasil: o ponto de vista de adolescentes de uma escola de ensino médio da cidade

    Juliana MachadoJuliana Machado
    17/02/2017

    Prezados leitores,

    Após um longo período de férias, essa coluna retorna com força total. Começaremos divulgando as redações vencedoras do concurso realizado no final do ano de 2016, fruto de uma parceria entre o Portal ACESSA.com e a Escola Cenecista Monteiro Lobato. Os alunos do Ensino Médio foram convidados a discorrer sobre o tema “Mudanças Climáticas no Brasil” e as melhores redações foram premiadas na Feira Multidisciplinar que ocorreu no dia 26 de novembro de 2016. Esteve presente no dia da premiação o nosso editor Jorge Júnior, representando o Acessa. Deixo aqui meu agradecimento a ele, por incentivar este evento junto aos nossos alunos. Gratidão aos alunos por se envolverem com o projeto, à professora Heloísa, que leciona português, literatura e redação e a nossa diretora Alice, que sempre apoia estas interações entre empresas diversas e tão competentes.

    O vencedor no concurso no 1º ano do ensino médio foi o aluno Vinícius Augusto Brugiolo Moraes. Abaixo segue o texto elaborado por ele. Parabéns Vinícius!

    Em breve divulgaremos os textos vencedores das demais turmas! Não deixem de acompanhar!

    Meio Ambiente e Poluição: Os riscos enfrentados com as atuais mudanças climáticas no Brasil

    O meio ambiente é a correlação de tudo o que é vivo e não vivo na Terra. É um dos principais agentes que afetam a vida dos seres humanos, seja positiva ou negativamente.
    Com o aumento das cidades, do número de indústrias, da urbanização e dos automóveis, a poluição vem aumentando, prejudicando o meio ambiente. E quem mais sofre com essas mudanças são os países menos desenvolvidos.
    O Brasil é um dos produtores do GEE (gases de efeito estufa) do mundo, e esse é um dos maiores motivos para a drástica mudança climática no país.
    Com a mudança do clima, várias regiões serão afetadas, como por exemplo, o nordeste brasileiro, que ficará com uma decadência de água ainda maior, dificultando a agricultura e a vida dos seres humanos.
    Outra consequência dessa mudança climática é o desequilíbrio nas temperaturas, o que facilita a transmissão de doenças.
    A solução para esse problema seria a diminuição dos gases de efeito estufa, parar com o desmatamento, principalmente na Mata Atlântica e o mais importante, conscientizar as pessoas das consequências que a poluição traz para o meio ambiente e a vida do nosso planeta.


    Juliana Machado é Bióloga, mestre em Ciências Biológicas - Comportamento e Biologia Animal - UFJF/MG. Doutoranda em Bioética, ética aplicada e saúde coletiva - UFRJ/UFF/UERJ e Fiocruz.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.