Juliano Nery Juliano Nery 11/11/2011

O intrigante número onze

IlustraçãoOnze de novembro de 2011. Trocando em miúdos, 11/11/11. Para os mais céticos, nada demais. Mas, para os mais chegados às reflexões, como é o meu caso, é um prato cheio. Ou seja, vale uma coluna semanal. Mais do que isso, sinto-me privilegiado por estar aqui na Terra em importante data do calendário gregoriano. Logicamente, que alguns céticos irão reclamar que "já que é para colocar o 'um' em tudo, a data certa seria o onze de novembro de mil cento e onze lá na Idade Média", aviso que me contento com a versão simplificada, com apenas dois dígitos para o ano e seis números "um" a se repetir.

Com pouco mais de três décadas neste mundo, aprendi a exercitar a felicidade com pequenas coisas. E foi na matéria da ACESSA.com sobre o assunto, apoiada no que dizem os numerólogos, que informaram que a data deve ser cercada de iniciativa e de criatividade, que abri mais um sorriso no rosto. Parece-me uma boa pedida para Juiz de Fora, utilizar esses dois pilares, a partir desta data, a meu ver, tão importante.

Criatividade, por exemplo, é algo que anda faltando e muito na nossa cidade. Como resolver o problema do trânsito? Como realizar obras de benfeitoria para a comunidade sem ter que gerar tantos transtornos? Como reduzir os valores abusivos de impostos como o IPTU? Como manter transporte público de qualidade para os munícipes a preços justos e alinhados com os aumentos salariais fornecidos aos trabalhadores? — Convenhamos que as perguntas acima exigem mínima capacidade criativa, nada demais para gente com tanta competência em nossas esferas públicas para administrar nossa cidade. Vai ver que o que falta é a tal da iniciativa...

E iniciativa desenvolve-se na capacidade de realizar e não na capacidade de se desenvolver bons slogans e propagandas políticas. A iniciativa, no caso de nossa cidade, pode ser percebida na satisfação da população. Com a quantidade de greves que tivemos no município este ano, dá para perceber que não andamos lá muito bem de iniciativa. Digamos, então, que é necessária uma dose extra de iniciativa. Quem sabe, este 11 de novembro de 2011, não vem para dar esse gás. Principalmente, unindo esses dois tópicos. Daí, ninguém segura a nossa cidade.

Criatividade e iniciativa são itens que espero ver também no nosso Tupi, frente ao Santa Cruz, na mais importante final disputada pelo clube em 99 anos, outra repetição de algarismos, de sua história. Que os jogadores e comissão técnica estejam inspirados na partida que acontece no domingo, dia 13, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. E que a torcida, mais uma vez, faça a sua parte.

Para completar essa história dessa quantidade de números repetidos nas datas, relembro-me saudoso do dia 10/10/10, quando comemoramos, no ano passado, o casamento do companheiro de faculdade, Gildo Júnior e de sua esposa, Caroline, que realizaram o enlace, pontualmente, às 10 da manhã. Criatividade e iniciativa não faltaram para a ocasião. Inclusive, aproveito a oportunidade para parabenizá-los pela significativa marca de um ano, um mês e um dia de casados. Sugiro até que os amigos programem um bebê com nascimento para o dia 12/12/12, outra data marcante.

Juliano Nery pretende se perpetuar como colunista da ACESSA.com, pelo menos até o próximo ano, para dar cabo da coluna do dia 12/12/12. Depois dessa, só no século 22 para repetir tanto número.

Mais artigos

Juliano Nery é jornalista, professor universitário e escritor. Graduado em Comunicação Social e mestre na linha de pesquisa Sujeitos Sociais, é orgulhoso por ser pai do Gabriel e costuma colocar amor em tudo o que faz.