Melhore seu marketing pessoal

Por


Roberto Monti
Artigo

Liberdade para mudar
Melhore o seu marketing pessoal

23/03/2000

Voc? encontra neste artigo:


Vis?o Geral

Um tema preocupante, com grandes reflexos na atua??o do executivo, ? a motiva??o que ele tem em rela??o ? sua atividade. Muitos n?o s?o vitoriosos por n?o saberem como mudar as atitudes perante os colegas, o mercado, enfim , perante ? vida. In?meras oportunidades s?o perdidas, fato que torna o medo parte da vida das pessoas. Querendo ou n?o, a mudan?a de atitude ? fundamental em nossas vidas e n?s ? que n?o sabemos control?-la de maneira adequada.

Aprendendo a aceitar as mudan?as, ao inv?s de tem?-las, teremos mais e melhores oportunidades e n?o nos sentiremos vencidos. Observando a atua??o de muitos executivos, independente da ?rea de atua??o, constatamos algumas dificuldades em rela??o ao comportamento para atingir as mudan?as. Seguem dicas e sugest?es de livros que poder?o ajud?-lo a superar esta fase.

Ousadia e confian?a

Ter confian?a na sua capacidade produtiva e de realiza??o o auxiliar? a enfrentar o que vem pela frente. Procure constantemente novas atividades e interesses que possam mostrar sua real capacidade de trabalho. Ao fazer uma apresenta??o de sua empresa, produto ou servi?o, procure inovar. Analise a rea??o do ouvinte, seja interno ou externo, e veja o que pode ser mudado; com certeza voc? se surpreender? com o seu progresso e com a aceita??o do ouvinte.

O executivo que tem confian?a e alto senso de profissionalismo conquista o respeito e a admira??o do mercado, pois a ousadia e confian?a fazem a diferen?a entre uma apresenta??o vitoriosa e uma sofr?vel.

Adaptabilidade

Conviver com mudan?as requer que voc? seja uma pessoa flex?vel em seu modo de agir. Ficar preso a padr?es e rotinas r?gidos o torna resistente ?s mudan?as no seu comportamento. Se voc? continuar a proceder da mesma maneira que sempre procedeu, os resultados ser?o sempre negativos. Para melhor enfrentar as mudan?as inesperadas, que tal iniciar pela sua maneira de pensar e de agir? Por exemplo:

  • Pense em novas estrat?gias para atingir os objetivos da empresa;
  • Esteja aberto para discutir novas t?ticas que sejam mais efetivas.

Lembre-se que se n?o houver uma adapta??o ?s novas situa?es que se apresentam todos os dias, voc? ficar? deslocado e ser? deixado para tr?s.

Inova??o

Muitas das alegrias e conquistas da vida surgem das inova?es que promovemos quando queremos mudar os padr?es existentes. As novas atividades muitas vezes trazem o medo de fracassar e devemos aprender a controlar esse sentimento. Se gostamos de variar nossa alimenta??o e roupas todos os dias, por que n?o mudar tamb?m o nosso comportamento perante as pessoas?

Em geral as pessoas acham que seguindo sempre o mesmo padr?o na apresenta??o e no comportamento, evitam se expor ao perigo diante do cliente, criando o que podemos chamar de ? zona de prote??o ?, na qual se sentem mais confort?veis e longe do ataque. ? bom recordar que esta atitude pode despertar no cliente um sinal de alerta e ? ele que vai se colocar na defensiva ( 1 ).

Todas as vezes que voc? se deparar com um desafio para superar, lembre-se das coisas boas que poder?o acontecer se voc? tiver iniciativas inovadoras que tragam solu?es satisfat?rias para o cliente e para a sua pr?pria empresa.

Crescimento pessoal

Um dos maiores benef?cios que vemos na mudan?a de atitude ? capacitar o executivo a aprender mais, produzir mais e obter constantes melhorias em sua vida. Um planejamento cuidadoso de suas atividades em muito o auxiliar? alcan?ar o sucesso profissional e pessoal.

Auto-estima

Verificamos ap?s muitos anos de atividade profissional que pessoas com um elevado grau de auto-estima chegam mais rapidamente ao sucesso. Esta ? uma das necessidades b?sicas do ser humano, conforme amplamente discutido na teoria de A.H.Maslow ( 2 ).

Que deve ser evitado

Pare de se desculpar por uma m? performance no passado e assuma integralmente a sua responsabilidade na empresa. Tenha cuidado com as pessoas que trabalham e convivem com voc?, para que n?o possam desvi?-lo do seu objetivo final , podendo lev?-lo a um circulo vicioso de derrotas e fracassos ao inv?s de ajud?-lo no crescimento e desenvolvimento.

Qualquer que seja a sua atitude, evite a procrastina??o (usar de delongas, adiar decis?es), que ? t?pico do ser humano, afetando a sua vida pessoal e profissional. Ser? que voc? ? capaz de deixar de lado as coisas que prejudicam a sua vida e se preocupar em valorizar o seu trabalho em todos os sentidos? S?o in?meros os fatores que provocam esta rea??o nas pessoas, at? mesmo a maneira de se expressar, usando muitos subterf?gios. ? preciso romper o ciclo da procrastina??o, evitando que ela tome conta de sua vida. Por este motivo ? que encontramos pessoas que vivem sonhando, outras s?o fazedoras de crises (criadoras de caso), os extremamente preocupados, etc. Se voc? ? uma dessas pessoas procure dar uma nova dire??o ? sua vida para que n?o haja um preju?zo irrepar?vel nas suas atividades pessoais e profissionais ( 3 ).

Que pode ser feito

Tenha em mente que estamos vivendo em um mercado e economia globalizados e que as coisas que acontecem em qualquer parte do mundo s?o conhecidas de imediato e tem reflexo em suas atividades. A concorr?ncia est? cada vez mais acirrada e todos lutam por um lugar nas empresas e no mercado. Pense nisto:

  • Procure aumentar o resultado de sua empresa m?s a m?s, estabelecendo voc? mesmo um crescimento de 2,3,5 ou 10 % ( 4 );
  • Relacione-se de uma maneira franca e transparente com seus colaboradores, sem ser paternalista;
  • Estimule-os no seu desenvolvimento pessoal e profissional, engajando-os nos objetivos da empresa;
  • Descubra novos clientes e novas oportunidades de mercado;
  • Invista no desenvolvimento de novos produtos e servi?os para os clientes;
  • Discuta as necessidades futuras n?o s? dos clientes como as da sua empresa;
  • N?o descuide do seu aperfei?oamento profissional lendo livros, n?o s? de sua ?rea como de outras que possam influenciar no seu trabalho di?rio;
  • Cursos ajudam a manter a atualiza??o, al?m de conhecer pessoas e empresas que podem dar subs?dios para o seu trabalho e criarem novas oportunidades de carreira;
  • Visite os concorrentes e empresas de outros segmentos para conhecer como eles enfrentam os desafios do dia-a-dia;
  • Analise as caracter?sticas de seu procedimento, procurando identificar as causas que o levam a agir assim;
  • Estabele?a diretrizes e a?es que possam ser tomadas e acompanhadas para avaliar os resultados conseguidos;
  • Fa?a as corre?es necess?rias ( 5 );
  • Recorra, se necess?rio, a ajuda psicol?gica para apressar e orientar a mudan?a;
  • Tenha em mente as conquistas passadas e procure superar estas metas : se voc? j? fez uma vez, voc? pode fazer mais e melhor.

Conclus?o

Recente pesquisa feita entre executivos americanos de sucesso, identificou os seguintes pontos que os destacaram entre os demais:
  • Talento para organizar;
  • Ser l?der, motivador e saber julgar;
  • Ser ?ntegro e possuir energia para o trabalho;
  • Capacidade e vis?o global;
  • Conhecer profundamente o neg?cio e buscar o lucro;
  • Capacidade de aplicar pol?tica de demiss?es, se necess?rio;
  • Determina??o para cumprir compromissos.

O medo de mudan?a de atitude n?o ? um fato raro na vida do executivo, mas somente os que conseguem super?-lo chegam ao sucesso. Saiba transformar os obst?culos em oportunidades de neg?cio, transmitindo confian?a, satisfa??o e melhorando o relacionamento com seus pares, colaboradores, com o mercado e com os clientes. O marketing pessoal ? resultado de muita participa??o, trabalho, presen?a f?sica e disponibilidade ( 6 ). Ao atingir um objetivo, voc? j? deve estar a caminho de outro. E voc?, executivo, j? esta pronto para mudar?

? Voc? n?o pode depender de seus olhos
se a sua imagina??o estiver fora de foco.?
Mark Twain

Refer?ncias Bibliogr?ficas

  1. Monti, R . ? Entenda os sinais do cliente ? Revista Racine n? 46 ? Set/Out.1998

  • Maslow, A. H. ? Motivation and Personality ? Harper & Row ? 1970
  • Sapadin, Linda ? It?s about time: The 6 styles of procrastination and how to overcome them .- Viking-1996

  • Jeary, Tony ? Inspire any audience ? Trophy ? 1996

  • Krause, Donald G .- The way of the leader ? Perigee ? 1996
  • Passos, Alfredo e Najjar,E.Rienzo ? Carreira e Marketing Pessoal: da teoria ? pr?tica ? Neg?cio Ed.-1999
  • Roberto Monti ? consultor de Marketing.