Sexta-feira, 20 de mar?o de 2009, atualizada ?s 17h

Greve dos motoristas e cobradores de ?nibus est? suspensa


Daniele Gruppi
Rep?rter

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano (Sinttro) e a Astransp entraram em acordo nesta sexta-feira, dia 20 de mar?o. Os motoristas e cobradores conseguiram garantir a data-base e a manuten??o da cesta b?sica, do plano de sa?de, do seguro de vida e do t?quete-alimenta??o. A greve foi suspensa, no entanto, as negocia?es salariais continuam.

A reuni?o durou mais de duas horas e meia. Al?m de representantes do Sinttro e das empresas de ?nibus, participaram o procurador geral do munic?pio, Gustavo Vieira, o promotor Pl?nio Lacerda, o secret?rio de Transporte M?rcio Gomes Bastos e o promotor do Minist?rio P?blico do Trabalho, Jos? Reis Santos Carvalho.

Na primeira hora do encontro, parecia que n?o haveria acordo. O consenso foi poss?vel quando o respons?vel pelo Setor de Rela?es do Trabalho, da Ger?ncia Regional do Trabalho e Emprego, Jos? Tadeu Medeiros, sentou-se separadamente com as partes. Primeiramente, ouviu o Minist?rio P?blico (MP), a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PJF), e o Minist?rio P?blico do Trabalho (MTP). Depois, voltou a conversar com todos os envolvidos e, novamente, chamou MP, PJF, MTP. Desta vez, o presidente da Astransp, Fernando Goretti, tamb?m participou.

Ap?s meia hora de discuss?o, apresentaram a proposta ? categoria, que concordou com o que foi sugerido. A audi?ncia terminou sob aplausos. "Quando h? um impasse, faz parte da estrat?gia de media??o conversar separadamente com as partes. Conseguimos aproximar patr?o e empregado e fomentamos o acordo. Tivemos ?xito na nossa miss?o", afirma Medeiros. Segundo o intermediador, n?o se falou em reajuste da tarifa. "Esta quest?o n?o ? da compet?ncia do Minist?rio do Trabalho."

Negocia??o retorna em 70 dias

O Sinttro e a Astransp voltam a negociar a partir do dia 30 de maio. Durante o per?odo, o vice-presidente do Sinttro, Paulo Avezani, garantiu que n?o haver? mobiliza?es, como a opera??o tartaruga. "Pretendemos apenas continuar a panfletagem." Ele demonstrou satisfa??o com o resultado da reuni?o. "Toda negocia??o exige sacrif?cio. As empresas recuaram e garantiram nossas conquistas e a data-base."

Para Goretti, o saldo do encontro tamb?m foi positivo. "Suspendemos as negocia?es e vamos manter os benef?cios dos trabalhadores." Para o promotor do Minist?rio P?blico do Trabalho, Jos? Reis Santos Carvalho, o desfecho da reuni?o tamb?m atende a sociedade. "O transporte p?blico de qualidade est? garantido."

Assembleia dos trabalhadores

O Sinttro havia marcado uma assembleia nesta sexta-feira, dia 20, na porta da Ger?ncia Regional do Trabalho e Emprego, para decidir se deflagrariam a greve. Mas a categoria foi desmobilizada antes do in?cio da audi?ncia. O Sindicato foi citado pela Justi?a na a??o civil p?blica impetrada pelo promotor J?lio C?sar da Silva.

Foto da reuni?o Foto da reuni?o

O juiz Francisco Jos? da Silva estipulou multa de R$ 20 mil por dia caso a greve de motoristas e trocadores impe?a o direito de ir e vir das pessoas e o livre tr?nsito de ve?culos nas ruas da cidade, principalmente nas avenidas Get?lio Vargas e Rio Branco. Determinou ainda que os ?nibus em greve devem ficar estacionados no p?tio das empresas. Se ficarem parados nas vias, podem ser rebocados. Al?m disso, foi exigida a manuten??o de, pelo menos, 30% da frota em circula??o.

Uma nova assembleia deve ocorrer na pr?xima quarta-feira, dia 25 de mar?o. Segundo Avezani, objetivo ? passar para a categoria o que foi acordado na audi?ncia.