Adequação das farm?cias

Por

Quarta, 12 de setembro de 2007, atualizada ?s 13h38

Farm?cias devem se adequar at? novembro ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Todas as farm?cias e drogarias de Minas Gerais devem se integrar ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) at? o dia 2 de novembro. O software vai capturar e tratar as informa?es sobre produ??o, com?rcio e venda de subst?ncias ou medicamentos controlados, vendidos somente com apresenta??o e reten??o da receita m?dica.

O programa foi desenvolvido pela Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (Anvisa) com o objetivo de tornar a fiscaliza??o dos estabelecimentos mais efetiva, combatendo a venda de rem?dios sem receita. Al?m disso, os governos podem tra?ar pol?ticas de sa?de com base nas informa?es sobre o consumo dos medicamentos.

Atualmente, as informa?es sobre entrada, sa?da e estoque dos rem?dios s?o lan?adas em livros de registro e, a cada tr?s meses, as farm?cias enviam estes dados para a Anvisa. De acordo com a farmac?utica Nancy Guzella Chehuen, todas as receitas s?o recolhidas, numeradas, guardadas e as informa?es passadas para o livro. Os medicamentos ficam guardados em um local trancado e s? o farmac?utico respons?vel tem acesso a eles.

Sobre o novo sistema, Nancy diz que o farmac?utico vai ter benef?cios. "N?o vamos precisar anotar os dados no livro, o que d? mais agilidade e acesso mais f?cil ?s informa?es". Por?m, Nancy tamb?m aponta o lado negativo. "?s vezes, faz?amos alguma conta errada, em fun??o do grande movimento na farm?cia, e t?nhamos a oportunidade de consertar antes de enviar os dados. Agora, isso n?o vai ser poss?vel mais".

Nancy acrescentou que novo sistema n?o vai gerar custos para as farm?cias. "O ?nico problema ? que ele n?o roda em qualquer computador. Aqui, provavelmente teremos que adquirir uma m?quina mais moderna". O cadastro dos estabelecimentos e o download do programa podem ser feitos pela internet, no site da Anvisa e somente os farmac?uticos ter?o a senha de acesso.