Varizes - um tormento para as mulheres

01/09/98

As varizes nas pernas s?o a patologia vascular mais encontrada em nosso meio. S?o dilata?es permanentes das veias, com altera?es em sua forma e fun??o: aumento do di?metro, adelga?amento da parede, fibrose e tortuosidades. Podem levar a sintomas de intensidade vari?vel como dor, cansa?o, sensa??o de peso nas pernas e, ocasionalmente, queima??o, formigamento, incha?o, prurido e c?imbras.

As varizes surgem em decorr?ncia de altera?es do pr?prio sistema venoso superficial, sendo denominadas ?varizes prim?rias?. Tamb?m podem surgir em conseq??ncia de altera?es do sistema profundo (trombose venosa) ou na presen?a de feridas art?rio-venosas (comunica??o entre art?ria e veia), sendo denominadas ?varizes secund?rias?.

O problema afeta cerca de 30% da popula??o adulta, predominantemente do sexo feminino e na ra?a branca. Suas causas podem ser hereditariedade, a profiss?o (trabalhar em p? por per?odo prolongado ou realiza??o de esfor?os intensos), obesidade, gravidez, problemas ortop?dicos do p? e da postura, uso de contraceptivos orais, etc. Os sintomas podem aumentar no per?odo pr?-menstrual e no ver?o.

O tratamento visa amenizar os sintomas, a est?tica e a parte funcional das veias, protegendo o paciente dos efeitos danosos da hipertens?o venosa cr?nica. Sob este aspecto, cabe considerar o tratamento com medicamentos, cujo efeito ? paliativo e constitu?do por bioflavon?ides, escinas, hamam?lis e extrato de castanha da ?ndia. Na presen?a de edemas, a associa??o cumarina e rutina tem se mostrado ?til por sua a??o linfocin?tica. O uso de meias el?sticas ? outro recurso bastante indicado, por?m nem sempre s?o utilizadas adequadamente pelos pacientes. A indica??o e execu??o da escleroterapia (?aplica??o nos vasos?) deve sempre ser precedida de uma r?gida avalia??o da trama vascular. Apresenta resultados bastante satisfat?rios.

O tratamento cir?rgico consiste em retirar todas as veias varicosas, assim como eliminar os pontos de refluxo (cro?as das safenas e de veias perfurantes insuficientes). O resultado da cirurgia venosa reside no bom planejamento pr?-operat?rio para mapear os defeitos a serem corrigidos. Os resultados v?m melhorando com o uso de materiais mais delicados e t?cnicas mais refinadas.

Para amenizar os sintomas evite ficar em p? por longos per?odos e carregar peso, corrija o ritmo intestinal, mantenha o peso, fa?a exerc?cios regularmente, corrija defeitos ortop?dicos e use cal?ados apropriados.

Texto: angiologista L?cia Helena Peixoto
Fonte: Informativo Derma Solu??o, n?4.