::JFHoje
De 01 a 06 de dezembro de 2003


Mudan?a no local de provas do vestibular
05/12/03 - Os vestibulandos que se preparam para as provas da primeira fase da UFJF, nos dias 13 e 14 de dezembro, devem ficar atentos ao local de provas. Os quatrocentos candidatos ao curso de Ci?ncia da Computa??o passam a fazer prova no Curso Pr?-Vestibular Meta, na Rua Esp?rito Santo 521. A mudan?a foi necess?ria devido ?s fortes chuvas que impossibilitaram o atendimento na Escola Estadual Est?v?o de Oliveira, local original das provas. Os locais de prova podem ser confirmados no cart?o de inscri??o, pelos telefones (32) 3229-3968 / 3229-3969 / 3229-3970 / 3229-375 ou no site www.ufjf.br.

Carnaval 2004 acontece na Avenida Rio Branco
05/12/03 - Mantendo a tradi??o, o desfile das escolas de samba de Juiz de Fora vai acontecer na Avenida Rio Branco no ano que vem. A informa??o ? do prefeito Tarc?sio Delgado, que teve uma reuni?o na ?ltima quinta-feira com os presidentes das escolas de samba. A Prefeitura informou que fez uma pesquisa e que 70% dos entrevistados preferiu o carnaval igual aos anos anteriores. O superintendente da Funalfa, Jos? Roberto Pinho Neves, tinha levantado outras duas possibilidades para o carnaval: o entorno do Est?dio Municipal, onde j? acontece o JF Folia ou a Avenida Brasil, entre as ruas Benjamin Constant e a Ponte do Ladeira.

Programa Primeiro Emprego ganha novos aliados
05/12/03 - O programa Primeiro Emprego, promovido pelo governo do Estado de Minas Gerais, acaba de ganhar novos aliados. Desta vez, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes (Sedese) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado de Minas Gerais (Prodemge) aderiram ao programa, criando 200 vagas nos postos de atendimento ao p?blico de org?os estaduais. O objetivo principal do programa ? promover o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e a sua melhor capacita??o profissional. Os interessados em se candidatar a uma vaga devem se dirigir aos Postos Regionais do Sine, em todo o estado.

Fim das inscri?es para Programa de Educa??o de Jovens e Adultos
05/12/03 - Os interessados em participar do programa de Educa??o de Jovens e Adultos (supletivo) t?m at? o dia 5 de dezembro para se inscrever em uma das 47 escolas cadastradas. O programa oferece turmas para todas as s?ries do ensino fundamental e m?dio, e as aulas acontecem sempre ? noite. A dura??o de cada s?rie ser? de um semestre letivo, com exce??o da 1? s?rie do ensino fundamental que poder? ter dura??o de at? dois semestres letivos. Para a inscri??o, ? preciso apresentar carteira de identidade ou certid?o de registro civil (nascimento ou casamento), e o hist?rico escolar ou declara??o provis?ria que comprove a ?ltima s?rie cursada pelo candidato. Havendo maior n?mero de candidatos do que n?mero de vagas, o crit?rio de sele??o ser? por sorteio.

Reestrutura??o da Pra?a da Esta??o deve terminar em dezembro
04/12/03 - A Prefeitura informou que o t?rmino das obras de reforma na Pra?a da Esta??o deve acontecer no final de dezembro. De acordo com a Diretoria de Pol?tica Urbana, a obra est? na fase final, depois da troca do cal?amento e dos reparos na rede de esgoto e de capta??o de ?gua das chuvas. A id?ia ? fechar a Rua Doutor Paulo Frontim no trecho entre as ruas Halfeld e Marechal. O espa?o vai ser tomado por um cal?ad?o.

Defensoria P?blica paralisa as atividades em protesto
03/12/03 - O movimento ? estadual e os defensores de Juiz de Fora confirmaram que v?o aderir ? movimenta??o. Prevista para esta quinta-feira, a paralisa??o pretende chamar a aten??o da sociedade e do governo para a falta de condi?es de trabalho e para os baixos sal?rios da categoria. Al?m da paralisa??o de um dia nas atividades, os defensores de Juiz de Fora pretendem fazer um protesto em frente ao F?rum. O sindicato dos defensores p?blicos explica que seriam necess?rios pelo menos 40 profissionais para atender a demanda na cidade, mas hoje Juiz de Fora conta com apenas 24 defensores.

Organizadores de ato p?blico protestam contra cortes de ?nibus
02/12/03 - A pol?mica em torno da reestrutura??o das linhas de ?nibus continua. Depois da Gettran reduzir e at? cortar algumas linhas de ?nibus, sob protestos dos usu?rios e sindicatos, chegou a vez do F?rum de Mobiliza??o Social chamar a aten??o para a quest?o. Eles est?o planejando uma manifesta??o, com distribui??o de panfletos, para a pr?xima sexta-feira, a partir das 16h30, em frente ? C?mara Municipal. O F?rum, que est? organizando esse protesto, ? formado por sindicatos, entidades e associa?es de classe.

Veja a explica??o da Prefeitura sobre a redu??o nas linhas em uma mat?ria completa sobre o assunto. (Clique aqui)

Entenda o Sistema de Transporte Troncalizado, que deve come?ar a funcionar em 2004. (Clique aqui)

Procon fiscaliza peso do leite
02/12/03 - O Procon programou para esta quarta um ato fiscal em sua sede. Durante a a??o, os fiscais v?o verificar se o peso do leite vendido na cidade ? o mesmo indicado na embalagem. Com isso, o ?rg?o vai apurar den?ncias de que o peso do leite seria inferior ao informado no ato da compra, o que fere o C?digo de Defesa do Consumidor. Al?m dos representantes do Procon, estar?o presentes um veterin?rio da Ger?ncia de Agropecu?ria e Abastecimento e a presidente da Associa??o das Donas de Casa de Juiz de Fora. O ato fiscal acontece ?s 10h na sede do Procon, que fica Avenida Get?lio Vargas, 200 - 2? Piso - Espa?o Mascarenhas.

HU muda sistema para marca??o de consultas
01/12/03 - Agora o paciente deve levar, al?m dos documentos de identidade, um comprovante de resid?ncia. A medida vale a partir desta segunda-feira. De acordo com a dire??o do hospital, o comprovante serve para que os funcion?rios atendam somente aos moradores das cidades referenciadas. Isso significa que somente moradores da regi?o considerada pelo SUS como dentro do p?lo de Juiz de Fora. A restri??o faz parte dos novos par?metros do SUS. Quem mora nos munic?pios n?o referenciados e quer se trarar em Juiz de Fora deve procurar a Diretoria de A?es Descentralizadas de Sa?de (DADS).

Veja a lista de munic?pios que podem ser atendidos pelo HU.

Juiz de Fora se mobiliza para o Dia do Voluntariado
01/12/03 - Mais de 300 mil pessoas participaram do Dia V no ano passado. Esse ano 39 cidades mineiras, incluindo Juiz de Fora, j? se inscreveram para dedicar um dia ao trabalho volunt?rio. At? esta segunda-feira 39 empresas, 22 unidades SESI/SENAI, 66 associa?es, 13 ?rg?os governamentais, al?m de 14 universidades, tr?s sindicatos e tr?s empresas de comunica??o j? tinham confirmado a presen?a, num total de 1.185 volunt?rios. Quem estiver interessado em participar do Dia V pode ter mais informa?es no site da entidade que organiza a iniciativa.

MGM faz a??o para conscientizar popula??o sobre a AIDS
01/12/03 - No dia mundial de combate ? AIDS, o Movimento Gay de Minas distribuiu preservativos no cal?ad?o de Juiz de Fora. O objetivo ? conscientizar a popula??o sobre a import?ncia da preven??o e os riscos de contamina??o com o v?rus HIV. N?meros do Minist?rio da Sa?de revelam que a maioria dos infectados n?o sabe que ? portadora do v?rus. Para diminuir essa estat?stica o Governo Federal lan?ou a Campanha Fique Sabendo. O objetivo da mobiliza??o ? dobrar, a cada ano, o n?mero de testes do HIV realizados no Brasil, at? alcan?ar cerca de 400 mil brasileiros que podem ter o v?rus mas ainda desconhecem o fato. O diagn?stico precoce ? fundamental para acelerar o tratamento e garantir a sobrevida dos HIV positivos.


Arquivo
geral