Imobiliérias usam internet para captar clientes e divulgar serviços

Por

Imobiliárias usam internet para captar clientes e divulgar serviçosEmpresas e corretores autônomos criam sistemas de busca e perfis em redes sociais a fim de fidelizar marcas. Vantagens e deficiências são identificadas

Victor Machado
*Colaboração
2/9/2011

As imobiliárias juiz-foranas têm investido na criação de páginas na internet, a fim de possibilitar a busca online por imóveis e uma aproximação com o cliente. O sócio de uma imobiliária da cidade, Raphael Fagundes, afirma que a principal função da internet para as empresas é a divulgação e o fortalecimento da marca.

"Minha imobiliária já nasceu em uma era em que a internet começava a ficar popular. Desde 2004, temos o site e acho que esse fator ajudou na criação de ações pela rede. A internet serve principalmente como divulgação e fidelização da marca com clientes novos e consequentemente atrai mais consumidores."

Fagundes explica que a empresa tem projetos de criação de redes sociais para se fortalecer e aproximar dos clientes, mas já utiliza o atendimento on-line e contatos por e-mail. "Enviamos muitos e-mails para os clientes. Às vezes, não tem um apartamento no estilo que ele deseja e, quando aparece algum, nós fazemos contato. O atendimento on-line ainda é reduzido, mas pode aumentar com boas ações. Talvez o ganho com a internet não seja direto, mas atrai vários outros benefícios indiretos. Muitos só conhecem determinada marca depois de ver na rede."

Alan Matheus é proprietário de uma imobiliária que, além do site oficial, investe também em divulgação de serviços nas redes sociais. "Trabalhamos, principalmente, com o Facebook, que nos permite a divulgação dos nossos serviços, sem apelar para os spams. As pessoas, mesmo sem estar procurando por imóveis, acabam tendo contato com nossa empresa." O interesse em investir na venda de apartamentos, casas e terrenos on-line surgiu após uma pesquisa de mercado apontar a internet como um dos meios de comunicação mais utilizados pelos clientes.

De acordo com o delegado do Conselho Regional dos Corretores de imóveis em Juiz de Fora (Creci/MG), Ronaldo Tomaz, quase todas as imobiliárias e corretores autônomos da cidade tem sites na internet. "A facilidade de contatos e de captação de clientes de fora é a grande motivação para se apostar na internet. A vantagem é a amplitude, de forma que, em tese, é possível ter uma clientela em qualquer parte do mundo." Segundo Tomaz, para o cliente, existe a possibilidade em se fazer uma escolha visual, num horário mais adequado. "Porém, sempre há a importância de uma visualização do imóvel in loco."

Vantagens e deficiências

Para o assessor de investimentos, Nestor Duarte, que já procurou imóveis através da internet, a ferramenta serve como orientação para os clientes. "Facilitou muito na minha procura pela questão de localização dos bairros que me agradavam e os preços." Ele acrescenta que é possível ver muito mais opções virtualmente do que indo às lojas. "Tive a oportunidade de ver muitas opções. Encontrei algumas e já cheguei à imobiliária com o perfil que queria."

No entanto, Duarte identificou algumas deficiências nos serviços ofertados pela internet. "Vejo problemas nas imagens dos imóveis. Normalmente, só os mais caros têm imagem." Outra questão detectada por Duarte é a atualização dos dados. Ele encontrou algumas opções em sites, mas quando chegou à imobiliária, o imóvel já não estava disponível. "Acho que a atualização ainda é deficiente. Acredito que os dados são atualizados de acordo com o retorno que é dado pela internet. Talvez seja muito oneroso para a empresa ter uma pessoa somente para atualizá-los." Duarte não conseguiu exatamente o que viu pela internet, mas encontrou um imóvel próximo, tanto em preço como em localização.

Cliente reclama de pouco contato

O professor Sérgio Schröder tem reclamações sobre o contato via internet. Ele fez procuras por uma sala de 50 m² e considerou frustrante o resultado da pesquisa realizada. "Acredito que a internet pode ser uma aliada para qualquer negócio e ajuda na procura. No meu caso, não consegui encontrar nada. "Penso que o cenário de procura de imóveis pela internet no Brasil ainda precisa melhorar bastante."

Schröder acredita que falta contato mais direto das empresas com os consumidores pela internet. "Em nenhum momento tive contato através de e-mail ou redes sociais enquanto procurava. O Brasil tem um sistema de vendas muito agressivo em alguns casos, mas na internet falta contato."

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken