Chuvas fazem mais cinco v?timas na Zona da Mata

Por

Quarta-feira, 29 de dezembro de 2010, atualizada às 18h10

Chuvas fazem mais cinco vítimas na Zona da Mata

Aline Furtado
Repórter

Mais cinco pessoas morreram vítimas das chuvas que caem sobre a região da Zona da Mata mineira. Com isso, sobre para oito o número de mortos na região. Em todo o Estado, as chuvas já fizeram dez vítimas.

Uma das mortes ocorreu, no início da noite da última terça-feira, 28 de dezembro, na cidade de Barbacena. Uma idosa de 80 anos morreu após sua casa ter sido atingida por um muro de arrimo (foto ao lado).

De acordo com informações da Defesa Civil estadual, no local havia, ainda, duas crianças, de dois e três anos, e uma mulher de 53 anos, que foram socorridas e encaminhadas à Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. O local foi interditado.

Barbacena contabiliza três pessoas desalojadas, além de uma família estar desabrigada. Seis casas localizadas no bairro Santa Maria foram atingidas pelo transbordamento de um córrego. No bairro Nova Cidade, outras três residências foram danificadas.

Na madrugada desta quarta-feira, dia 29, as chuvas fizeram três vítimas no município de Lajinha, também localizado na Zona da Mata mineira. Devido ao deslizamento de uma encosta, uma residência foi soterrada. Das quatro pessoas que estavam no local, uma mulher de 35 anos e duas crianças de cinco e dois anos morreram.

Outra morte foi registrada, também na madrugada desta quarta-feira, dia 29, na cidade de Ponte Nova. Um homem de 73 anos morreu enquanto dormia, após sua casa ter sido atingida pelo deslizamento de uma encosta. Ponte Nova contabiliza 149 pessoas desalojadas e 13 desabrigadas, além de 30 residências terem sido danificadas, devido ao aumento do nível do ribeirão Vau-Açu e de outros córregos que passam pelo município.

JF contabiliza 140 ocorrências

Desde a chegada do verão, no último dia 21, até a última terça-feira, 28, Juiz de Fora registrou 140 ocorrências. A região mais afetada ao longo destes oito dias foi a Leste, com 30 ocorrências. Em seguida, vieram as regiões Norte e Sudeste, com 26 registros cada; Sul, com 20 ocorrências; Oeste, com 16; Nordeste, com 15; e Centro (ver mapas), com sete. As ocorrências mais comuns foram escorregamentos de taludes, 35; ameaças de escorregamento de taludes, 18; além de dez trincas em paredes.

O registro mais grave ocorreu no bairro Marilândia, onde um menino de quatro anos morreu soterrado, na noite da última segunda-feira, dia 27. No local, oito casas foram interditadas devido ao risco de outros deslizamentos. Doze pessoas, de três famílias, estão desabrigadas, ocupando uma sala da Escola Municipal José Calil Ahouagi. A Defesa Civil local enviou, nesta quarta-feira, um pedido de perícia à Polícia Civil de Belo Horizonte, a fim de analisar as causas do acidente.

Rio Pomba, em Cataguases, sobe mais de cinco metros

Segundo informações da assessoria da Prefeitura de Cataguases, o rio Pomba chegou a subir até 5,15 metros além do nível normal, conforme medição realizada às 2h desta quarta-feira, dia 29. Nesta manhã, foi verificada queda do nível da água para 4,55 metros. A cidade registrou índice pluviométrico equivalente a 29,7 milímetros.

Prédio desaba em Ubá

Em Ubá, um prédio desmoronou durante a madrugada desta quarta-feira, 29. As oito famílias que moravam no local conseguiram sair antes do desabamento, porque foram alertadas após um morador ouvir estalos na estrutura. Segundo a Defesa Civil do município, as chuvas na região ajudaram a comprometer a estrutura do edifício.

Mais chuva

Segundo a meteorologista do 5º Distrito de Belo Horizonte, Anete Fernandes, a previsão é que o tempo permaneça nublado, com possibilidade de chuvas até o dia 2 de janeiro. "Isto porque existe uma frente fria estacionada sobre o litoral do Rio de Janeiro, que provoca instabilidade em toda a Zona da Mata."

O índice de chuvas acumuladas durante o mês de dezembro, até a última terça-feira, 28, equivale a 464 milímetros, 67% além do previsto, já que a média histórica é de 277 milímetros. A previsão para esta quinta-feira, dia 30, para a Zona da Mata é de temperaturas entre 18º C, mínima, e 26º C, máxima.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken