Instala??o de aterro sanit?rio no Salvaterra cria pol?mica


Leia a not?cia e participe da Enquete do JF Service

Luciana Mendon?a
22/01/99



A instala??o de um aterro sanit?rio ?s margens da BR-040, no S?tio Boa Vista, bairro Salvaterra, tem causado pol?mica. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) est? lan?ando no local, desde o dia 20 de janeiro, 403 toneladas de lixo produzido diariamente pela cidade. Os moradores da regi?o t?m se reunido todos os dias, ?s 19h, no Restaurante Salvaterra, para discutir o problema e buscar meios de impedir a medida do Demlurb.

A comunidade do Salvaterra teme que haja impacto ambiental nas nascentes do Rio do Peixe e na fauna e que o com?rcio na regi?o seja prejudicado. Os moradores afirmam que est? sendo jogado no aterro o lixo hospitalar, sem o devido preparo, sem impermeabiliza??o do solo.

Outra raz?o do protesto diz respeito ? imagem da cidade: o Salvaterra ? a principal entrada para Juiz de Fora, a "porta da frente", como definem os moradores.

A Funda??o Estadual do Meio Ambiente (Feam) recebeu do Demlurb um relat?rio sobre o caso, com o pedido de orienta??o sobre o licenciamento do aterro. A Associa??o pelo Meio Ambiente (AMA-JF) aconselhou a escolha de uma ?rea que j? tenha sofrido impacto ambiental.




Você é a favor da decisão do Demlurb de instalar um aterro sanitário na entrada da cidade, bairro Salvaterra?
      Sim
      Não