Restaurante Popular de Juiz de Fora começa a funcionar nesta sexta

Por

Restaurante Popular de Juiz de Fora come?a a funcionar nesta sexta
Quinta-feira, 2 de agosto de 2012, atualizada às 18h15

Restaurante Popular de Juiz de Fora começa a funcionar nesta sexta-feira, com refeições a R$ 2

Jorge Júnior
Subeditor

O Restaurante Popular de Juiz de Fora começa a operar na cidade a partir desta sexta-feira, 3 de agosto, com refeições a R$ 2. Segundo a secretária de Assistência Social (SAS), Tammy Angelina Mendonça Claret Monteiro, o restaurante vai funcionar das 11h às 14h, de segunda a sexta-feira. O empreendimento tem capacidade para atender 324 pessoas simultaneamente, e a expectativa é atender cerca de 2.500 a 3 mil refeições diariamente.

De acordo com o presidente da Servir, empresa responsável por coordenar o local, Mário Almeida, o cardápio será modificado a cada dia. Além disso, Almeida explica que a preparação do menu será pensada mensalmente. "Vamos divulgar o cardápio do dia seguinte, para que as pessoas saibam o que vai ter durante a semana."

Segundo o presidente, a equipe da empresa visitou outros restaurantes populares para ver como funciona o sistema. "É a primeira vez que atendemos um restaurante popular. Queremos desenvolver um trabalho de qualidade." De acordo com o gestor, 26 profissionais entre seguranças, auxiliares de cozinha e nutricionistas vão atuar no restaurante.

Nesta quinta-feira, 2 de agosto, o restaurante foi aberto para convidados e membros de movimentos sociais. Para a presidente da Associação Municipal dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf), Janaína Aparecida Silva, é uma vitória a implantação do projeto. "Esperamos muito por isso. Agora, teremos uma alimentação saudável, com um preço muito bom."

De acordo com Tammy, cerca de 300 pessoas, como catadores de papel e moradores de rua, cadastrados pela SAS, almoçarão de graça. Deste grupo, 50 pessoas estiveram no restaurante hoje para conhecer o local e se alimentar. O Restaurante Popular fica na rua Halfeld, 305, Centro.

O restaurante recebeu o nome de Yedda Duarte Gomes, que ficou conhecida em Juiz de Fora por desenvolver um amplo trabalho social à frente da Sociedade Beneficente Sopa dos Pobres, fornecendo, além de alimentação, enxoval para gestantes carentes, cobertores e medicamentos.

Os textos são revisados por Mariana Benicá