Viva a Princesa de Minas!
Confira os eventos preparados para homenagear o
anivers?rio de Juiz de Fora

Deborah Moratori
31/05/03

Programa??o movimentada para comemorar o 153? anivers?rio da Princesa de Minas. Os eventos incluem desde o tradicional Baile da Cidade at? o semin?rio Juiz de Fora 153 Anos: Hist?ria, Texto e Imagem que prolonga as comemora?es at? o dia 07 de junho.

Ainda na programa??o, apresenta?es musicais que t?m como destaque o concerto Te Deum, a quinta edi??o do Festival de Bandas Novas e uma vers?o especial do projeto Nossa M?sica que leva at? a Pra?a Ant?nio Carlos os shows do grupo L?dica M?sica, al?m das bandas Forr? Bod? e Zona Blue.

Duas exposi?es cujo foco central ? Juiz de Fora tamb?m marcam o calend?rio de eventos que homenageiam o anivers?rio da cidade. O Forum da Cultura abre seu acervo e coloca ? mostra alguns trabalhos que retratam a cidade em diversas fases na exposi??o ?leos da Mem?ria. Em JF Anos 80, uma d?cada da cidade registrada pelas lentes do jornalista Humberto Nicoline.

Para voc? que n?o quer perder o bonde andando, a ACESSA.com homenageia a cidade disponibilizando a programa??o completa das comemora?es. Parab?ns, Juiz de Fora!

Fa?a uma homenagem para Juiz de Fora voc? tamb?m! Clique aqui.

Baile da Cidade
Outro evento que tem como endere?o a
Pra?a Ant?nio Carlos, o Baile da Cidade este ano vai ser animado pela Banda Soma. Uma festa aberta ao p?blico e sem limites de idade como o repert?rio musical do grupo que promete agitar com hits que v?o desde os anos 60 at? os dias atuais. Sucessos para todos os gostos, como Bee Gees, The Beatles, Tit?s, Tribalistas, Fala Mansa, Zeca Pagodinho, dentre outros.

CD Bandas Novas 2002 Festival de Bandas Novas
O festival, tradicional na cidade, teve sua primeira edi??o em 1999 e tem o objetivo de divulgar o trabalho das bandas de Juiz de Fora e regi?o, al?m de ser uma alternativa de lazer para o p?blico do rock.

O show de abertura que acontece s?bado, dia 31 de maio, tem como destaque o lan?amento do CD Bandas Novas 2002, mas o p?blico tamb?m vai poder conferir o trabalho do grupo Field, vencedor da edi??o anterior e de treze bandas que se destacaram no festival no ano passado.

As eliminat?rias acontecer?o todos os s?bados dos meses de junho e julho, com final previsto para o dia 16 de agosto.

Nossa M?sica
Para comemorar os 153 anos de Juiz de Fora o Nossa M?sica preparou uma programa??o especial. No dia do anivers?rio da cidade,a Pra?a Ant?nio Carlos ser? palco para uma edi??o extra do projeto numa apresenta??o que vai reunir os grupos L?dica M?sica, Forr? Bod? e Zona Blue.

Abrindo o show, a dupla Isabella Ladeira e Rosana Brito do L?dica M?sica, com um repert?rio selecionado de m?sica popular brasileira que inclui vers?es de Lenine, Djavan, Paulinho Moska e Andr? Abujamra, al?m de Beatles, Chico Buarque e m?sicas pr?prias da dupla.

Em seguida, sobe ao palco o grupo Forr? Bod? que promete n?o deixar ningu?m parado com sucessos das bandas Falamansa, Rastap?, Trio Forroz?o, entre outros.

Para encerrar o show, rock brazuca dos anos 80 com a banda Zona Blue, apresentando cl?ssicos dos Paralamas do Sucesso, Legi?o Urbana, Tit?s e Bar?o Vermelho.

Te Deum
A primeira apresenta??o aconteceu durante o anivers?rio de 150 anos da cidade. J? ? o terceiro ano em que Orquestra Sinf?nica Pr?-M?sica e o Coral Pr?-M?sica, e os coros Meninos Cantores da Academia e Victor Vassalo se re?nem no hino de louvor Te Deum, de Edmundo Villani-C?rtes.

Um grupo de 80 vozes e m?sicos homenageiam a cidade, interpretando as recorda?es do compositor sobre sua terra natal. Sob a batuta de Nelson Nilo Hack, tamb?m na apresenta??o os solistas Helena Zaghetto, Pedro Couri, Vit?ria Corr?a do Nascimento e Lu?s Gamonal.

?leos da Mem?ria
Juiz de Fora em 153 anos nos ?leos da Mem?ria, mostra especialmente preparada pelo Forum da Cultura para comemorar a data. S?o trabalhos em pintura a ?leo que revelam a produ??o das artes pl?sticas de Juiz de Fora em diversas fases e t?m a cidade como fonte de inspira??o.

Sil?ncio na Mans?o Imortal
- Lage das Neves (s/data) Tardes de Sol - 
Renato Stehling (1947) Rio Paraibuna - Cl?rio 
Pereira de Souza (1967)

Na exposi??o, obras de artistas consagrados como o quadro Tardes de Sol da d?cada de 40, em que Renato Stehling retrata a ent?o Rua Fonseca Hermes. Outros pontos conhecidos da cidade tamb?m est?o retratados na mostra como o Rio Paraibuna e a Fazenda do Juiz de Fora.

A mostra tem trabalhos dos artistas Cl?rio Pereira de Souza, Lage das Neves, Natale Chianello, Jayme Aguiar, Carlos Bracher, Arag?o, Bellei, Dnar Rocha e Rog?rio de Deus. As obras pertencem ? pinacoteca do Forum da Cultura e tamb?m ao acervo do professor Jos? Luiz Ribeiro. Hor?rios de visita??o na Agenda.

JF Anos 80
A exposi??o fotogr?fica retrata a Juiz de Fora dos anos 80 sob o foco do jornalista Humberto Nicoline. Nas lentes do fot?grafo, a marca da d?cada na cidade: a indigna??o e a mobiliza??o para a conquista da cidadania e a efetiva??o da democracia com justi?a social.

O olhar atento e a sensibilidade jornal?stica do autor das fotos flagraram os mais diversos e inusitados momentos desse processo de consolida??o de uma nova cidade no contexto de luta por um novo Brasil.

Mascarenhas Mendiga Movimento punk no 
Cal?ad?o da Rua Halfeld

Manifesta?es sociais, art?sticas, pol?ticas, sindicais e estudantis, s?mbolos da esperan?a de um povo que v? em sua cidade o potencial para a transforma??o e acredita que ? poss?vel realizar os sonhos, est?o registradas nas fotos que fazem parte da mostra.

Quem visitar a exposi??o vai poder conferir, entre outras imagens,fotos como a do atual presidente Lu?s In?cio Lula da Silva em com?cio na Pra?a da Esta??o em 1982 e a do Movimento Punk no Cal?ad?o da rua Halfeld de 1984.

A exposi??o JF Anos 80 ? um convite ? reflex?o e um resgate da mem?ria de uma d?cada que deixou marcas profundas na trajet?ria da cidade. Mais detalhes sobre a mostra na Agenda.

Juiz de Fora 153 Anos: Hist?ria, Texto e Imagem
O semin?rio re?ne estudiosos de diferentes ?reas acad?micas, num esfor?o de reflex?o sobre a trajet?ria econ?mica, liter?ria, educacional e art?stica de Juiz de Fora.

O evento abre discuss?o sobre a tradi??o e a investiga??o acad?mica mais recente sobre a cidade, de modo a debater suas origens, as condi?es que a tornaram um p?lo econ?mico e cultural de relevo em Minas Gerais e no Brasil e os impasses e desafios do presente. A programa??o do semin?rio se estende do dia 2 a 7 de junho num ciclo de seis palestras.

No primeiro dia de apresenta??o, o jornalista e pesquisador Douglas Fazolatto, autor do livro Juiz de Fora: Imagens do Passado, junto com o diretor do Museu do Banco de Cr?dito Real, Roberto Dilly, falam sobre As Origens de Juiz de Fora.

Ter?a-feira ? a vez de A Cafeicultura e a G?nese da Industrializa??o em Juiz de Fora entrar em debate. A palestra ser? ministrada por professores do Departamento de Hist?ria da UFJF.

Dando continuidade ? programa??o, Os Dilemas da Retomada do Desenvolvimento v?o ser discutidos na quarta-feira, dia que tem como palestrantes o professor do Departamento de Ci?ncias Sociais da UFMG, Ot?vio Soares Dulci, coordenador do Curso de Ci?ncias Econ?micas da UFJF, Lourival Batista de Oliveira e a professora da Faculdade de Economia e Administra??o da UFJF, Suzana Quinet de Andrade Bastos.

No dia seguinte, a professora Teresinha Zimbr?o, e as pesquisadoras Leila Barbosa e Marisa Timponi fazem um panorama da Literatura em Juiz de Fora. Sexta-feira ? a Educa??o em Juiz de Fora que entra em debate.

Finalizando ciclo de palestras, A Trajet?ria da Imagem em Juiz de Fora, com o jornalista e cr?tico de arte, Walter Sebasti?o, e a pesquisadora de cinema, Martha Sirimarco.

O semin?rio ? uma promo??o da Prefeitura de Juiz de Fora em conjunto com a Funalfa e a Universidade Federal de Juiz de Fora. A inten??o dos organizadores ? programar mais eventos durante o ano para discutir outras dimens?es significativas da trajet?ria da cidade ausentes no semin?rio.

Inscri??o, certificado, hor?rio das palestras de Juiz de Fora 153 Anos: Hist?ria, Texto e Imagem clique aqui.