Pronto Atendimento de Tr?nsito divide opini?es!
Pesquisa da PM mostra aprova??o. J? nas ruas....

T?mara Lis
18/07/03

Segundo dados da Pol?cia Militar, a maioria dos motoristas da cidade ? favor?vel ao Pronto Atendimento de Tr?nsito (PAT) criado este ano para registrar acidentes de tr?nsito sem v?timas.

De acordo com o soldado Cl?udio e o cabo Aparecido que trabalham no pronto atendimento do bairro Granbery, uma pesquisa feita pela PM aponta que 89% dos motoristas aceitaram bem a cria??o do Pronto Atendimento e apenas 11% n?o aprovam o servi?o. No entanto, nas entrevistas feitas pela equipe ACESSA.com foi poss?vel constatar que ainda h? resist?ncia de alguns motoristas e, at? mesmo, falta de informa??o sobre o o funcionamento do PAT em Juiz de Fora. (Leia os depoimentos abaixo)

A alega??o da PM para a cria??o do Pronto Atendimento ? que em 2002 ocorreram 2.874 acidentes de tr?nsito sem v?timas contra 1.341 com v?timas, totalizando 4.188 registros.Por causa da falta de policiais para atender todas as ocorr?ncias e da oportunidade de fornecer mais agilidade aos acidentes de tr?nsito que envolvem v?timas, as viaturas ficam liberadas para atuar no policiamento preventivo.

Infra?es Janeiro Fevereiro Mar?o Abril Maio Junho
Total de infra?es 403 399 393 401 477 454
Relacionadas a tr?nsito 77 71 66 144 223 221
Porcentagem 19,10 17,79 16,79 35,91 46,76 48,67
Dados fornecidos pela Policia Militar

Quando procurar o PAT?
Devem procurar o Pronto Atendimento de Tr?nsito os envolvidos em ocorr?ncias de acidentes sem v?timas e ve?culos em condi?es de movimento. Neste caso, os motoristas podem procurar um dos PAT localizados na rua Bar?o de Santa Helena 481 no Granbery (funcionamento de 24 horas) ou no terminal rodovi?rio (segunda a sexta, das 8h ?s 12h e das 14h ?s 18h) para registrar a ocorr?ncia, at? 48 horas depois do acidente.

Mas ? importante que os motoristas n?o deixem os ve?culos em locais que possam comprometer o tr?nsito. Se isto acontecer o motorista pode ser multado em at? R$ 85,13 e perder quatro pontos no prontu?rio al?m de ter seu ve?culo rebocado por estar cometendo uma infra??o m?dia, de acordo com o Artigo 178 do C?digo de Tr?nsito Brasileiro.

E se eu n?o conseguir tirar o carro da via p?blica?


? muito dif?cil fazer com que o motorista se desloque para registrar a ocorr?ncia e para assumir a responsabilidade.
Paulo das Gra?as - motorista
O Pronto Atendimento de Tr?nsito tamb?m pode ser procurado no caso de ocorr?ncias de acidentes sem v?timas e ve?culos sem condi?es de movimento. Basta o motorista ligar para o 190, no caso de acidente em via movimentada. A PM enviar? ao local uma viatura (bicicleta ou motocicleta) para garantir a seguran?a do tr?nsito.

A Pol?cia Militar s? vai comparecer ao local quando as ocorr?ncias envolverem ?nibus urbanos sem acordo entre as partes, para evitar preju?zos aos usu?rios e quando envolverem ve?culos oficiais, sem acordo entre as partes, por for?a de lei.

J? nas ocorr?ncias envolvendo v?timas a policia militar obrigatoriamente comparecer? ao local.

E se o motorista respons?vel pelo acidente n?o quiser ir at? o posto registrar a ocorr?ncia?


Pagamos muitos impostos e o que a Policia esta fazendo ? transferir para a sociedade uma responsabilidade que ? dela.
Edson Oliveira -motorista
Se o motorista fugir do local do acidente estar? cometendo um crime previsto no Artigo 305 do C?digo de Tr?nsito Brasileiro. A pol?cia recomenda que o motorista prejudicado anote a placa do carro e a repasse para a PM que vai se responsabilizar por tomar as devidas provid?ncias.


Fique atento!
Sempre que poss?vel , os motoristas devem anotar o nome, telefone e endere?o de testemunhas do acidente. A presen?a das testemunhas ? de fundamental import?ncia nos casos de registros, para fins de seguro. No caso de n?o haver testemunhas, este fato contar? no registro do Posto de Pronto Atendimento, que se responsabilizar? pelas provid?ncias legais junto ? seguradora.

Para evitar maiores problemas, se um dos motoristas perceber que o outro condutor envolvido no incidente estiver embriagado, deve-se acionar o 190 e pedir que a autoridade policial encaminhe o motorista suspeito de estar alcoolizado para ser submetido a um exame de embriaguez.

Leia tamb?m!

  • Revis?o dos sem?foros vai permitir mais seguran?a aos motoristas e pedestres de Juiz de Fora