Sistema Integrado de Transporte Troncalizado
A previs?o ? de que 20 ?nibus articulados
comecem a funcionar a partir de mar?o de 2004

Foto: Divulga??o

Deborah Moratori
21/11/03

Depois da pol?mica sobre a mudan?a e o corte dos hor?rios de algumas linhas de ?nibus, os usu?rios do transporte coletivo poder?o encontrar no Sistema Integrado de Transporte Troncalizado (Sitt) a esperan?a de terem parte dos problemas relacionados aos ?nibus urbanos da cidade resolvida. "Ser?o menos 80 ?nibus circulando no Centro da cidade com o in?cio da opera??o dos 20 ?nibus articulados", afirma o diretor do Departamento de Planejamento da Ag?ncia de Gest?o de Transporte de Tr?nsito (Gettran) da Prefeitura, Ronaldo Toll?do.

O sistema integra o Programa de Estrutura??o Vi?ria e tem o objetivo de reduzir o n?mero de ?nibus que circulam pelo Centro da cidade, o que dever? melhorar a fluidez do tr?fego na ?rea central, reduzir o tempo dos percursos, refor?ando o conforto aos usu?rios. A previs?o da Prefeitura ? de que o novo sistema comece a operar em mar?o de 2004.

Obras adiante
Para a implementa??o do Sitt, foram necess?rias algumas obras de restrutura??o do tr?nsito. A m?o ?nica implantada em outubro do ano passado em cada lado da Avenida Brasil (mapa) faz parte dessa mudan?a. Agora a Prefeitura trabalha na constru??o do Terminal de Integra??o de Santa L?cia, no entroncamento da Avenida JK com a BR-267 (trevo de acesso a Caxambu). (Vejas as fotos)

Foto: Divulga??o Segundo a Prefeitura, a terminal dever? atender a uma popula??o de cerca de dez mil passageiros no hor?rio de pico. Al?m de banheiros, caf?, guarita policial e unidade de atendimento m?dico, o local ir? abrigar o Centro Regional Norte da Prefeitura. Ronaldo Toll?do explica que no terminal estar?o operando a nova frota articulada e os ?nibus convencionais que circulam na Zona Norte. A unidade far? a integra??o dos dois sistemas.

Conhe?a o local onde est? sendo constru?do o terminal
Clique para ver as imagens ampliadas

Fotos: Fabiana Cruz

"Os ve?culos articulados far?o o transporte do terminal Santa L?cia ao Centro. Hoje os ?nibus saem dos bairros com destino ? cidade. Com o novo sistema, far?o o trajeto do bairro at? o terminal, e o ve?culo articulado completa o percurso". O diretor garante que, mesmo com a troca de ve?culos, os usu?rios continuam pagando apenas uma passagem. "E o valor vai ser o mesmo tanto para o transporte convencional quanto para o novo sistema articulado". Leia mais, clique!

Al?m do Terminal de Integra??o de Santa L?cia, o gerente da Gettran, Carlos Henrique Leal (foto), explica que h? outras obras importantes para a implementa??o do Sitt como a constru??o do viaduto no trevo da Becton Dickinson. O viaduto ? uma infra-estrutura necess?ria ao bom desempenho do Sitt, que precisa de regularidade para garantir melhor fluidez no tr?fego sem aumentar o tempo de viagem. Com o viaduto, os ?nibus n?o ter?o problemas com o impedimento ao longo da via, como a passagem inesperada de um trem.

Leia tamb?m:

  • Hor?rio dos ?nibus - Gettran prev? mudan?a em mais de 90 linhas e sindicato teme demiss?es no setor