Cidade

Bancos fechados Bancários realizam paralisação de 24 horas e não descartam greve por tempo indeterminado

Fernanda Leonel
Repórter
26/09/2006

Fachada
do banco lacrada por fita impedindo a entrada de clientes Terça-feira, dia 26 de setembro, foi o dia escolhido por bancários de várias partes do país para uma paralisação que chama a atenção para o não rejuste de salário da categoria e também pelas condições de trabalho. Em Juiz de Fora a situação não é diferente. Várias agências estão fechadas e aproximadamente 70% dos trabalhadores parados.

A decisão já tinha sido tomada há aproximadamente uma semana, época em que a classe também paralisou as atividades de um banco da cidade por uma hora (leia a nota que explica a situação).

Na noite desta segunda-feira, dia 25 de setembro, uma assembléia aconteceu para decidir uma outra questão: se essa paralisação de 24 horas poderia se transformar em uma greve por tempo indeterminado. Nada ficou definitivamente acertado. Mas a possibilidade de greve ainda está presente.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários, Carlos Alberto Nunes, entre os 200 bancários presentes, 92% votaram a favor da paralisação. Nunes afirmou que o movimento estará concentrado nas agências centrais da Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Unibanco, podendo atingir também em alguns bairros. Não está descartada a possibilidade de a paralisação se estender a outros agentes financeiros.

Uma nova negociação com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está agendada para acontecer nesta quarta-feira, dia 27 de setembro. Os bancários reivindicam reposição da inflação do perído de setembro de 2005 à agosto de 2006, aumento real de 7,5%, ampliação da participação nos lucros da empresa, isonomia para os afastados, ampliação do horário de atendimento bancário ao público e segurança para os clientes e funcionários.

Além da reunião com a Fenabran, os bancários devem se reunir na noite desta terça-feira para discutir o resultado da paralisação e também quais são os novos rumos do movimento. A negociação e conversas entre a classe e os órgãos representativos já vão completar 40 dias.

Situação Nacional
Fachada
do banco lacrada por fita impedindo a entrada de clientes

A paralisação que acontece em Juiz de Fora também acontece em vários outros estados e cidades do Brasil. As ações fazem parte de movimento nacional, articulado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.

Em Minas Gerais, por exemplo, a paralisação vale também para outras cidades da Zona da Mata, Divinópolis, Uberaba, Governador Valadares, e para todo o sul do estado. A paralisação em Minas é regional, assim como é também nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Já nos estados do Alagoas, Acre, Amapá, Pará, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e no Distrito Federal a decisão foi unânime todo o estado, ou seja, todas as cidades aderiram.

Segundo a Agência Brasil, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) anunciou que adotará medidas legais para manter as agências abertas. A federação informou, ainda, que contará com canais alternativos para os clientes, como atendimento telefônico e caixas eletrônicos.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

Michelle Bonfim: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

Cristina Vinci: oiii

Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.