Seguran?a no tr?nsito Integra??o entre Gettran e PM para agilizar ocorr?ncias de tr?nsito, e implanta??o de bilhetagem eletr?nica em 90 dias

S?lvia Zoche
Rep?rter
09/10/2006

Foto das motos que ser?o usadas pelos agentes de fiscaliza??o de tr?nsito da Prefeitura de Juiz de Fora para atendimento de acidentes que aconet?am nas vias de Juiz de Fora Os motoristas que se envolverem em acidentes de tr?nsito em Juiz de Fora n?o precisar?o mais ir at? ? delegacia para fazer o boletim de ocorr?ncia. Um conv?nio entre a Gettran e a Pol?cia Militar vai possibiltar que pessoas envolvidas em acidentes entre ve?culos, sem v?timas, resolvam o problema no local. Mas isto est? previsto para acontecer a partir de janeiro.

O projeto de parceria deve ficar pronto em 30 dias, segundo o comandante da 4? Regi?o da Pol?cia Militar, coronel Gilmar Sim?es. "O atendimento m?vel ? para o cidad?o n?o precise se deslocar". O que vai facilitar a libera??o dos ve?culos da via e n?o atrapalhar o tr?nsito est? entre os objetivos apontados pelo comandante, al?m de melhorar a fiscaliza??o no tr?nsito de Juiz de Fora.

O preparo para a a??o conjunta vai contar com tr?s viaturas com equipamentos para que sejam feitas as ocorr?ncias. O n?mero de policiais e agentes trabalhando neste conv?nio ainda n?o foi divulgado. "Isso tudo estar? no projeto divulgado daqui a 30 dias", diz coronel Sim?es. Para contactar as viaturas, haver? um n?mero espec?fico de atendimento, em vez de usarem o 190, que ainda ser? divulgado.

Mesmo que o projeto n?o esteja pronto, o conv?nio entre PM e agentes entra em pr?tica no JF Folia, na ?rea de seguran?a.

Edital

Foto das motos que ser?o usadas pelos agentes de fiscaliza??o de tr?nsito da Prefeitura de Juiz de Fora para atendimento de acidentes que aconet?am nas vias de Juiz de Fora Em novembro sai o edital para Guarda Municipal de Juiz de Fora, com 150 vagas. "Os aprovados no concurso ser?o treinados pela Academia de Pol?cia Militar", informa Bejani, que lembra que a guarda de Juiz de Fora vai trabalhar armada, diferentemente da guarda de Belo Horizonte.

O trabalho ser? uma parceria entre a Pol?cia Militar e a Guarda. "? uma forma de trazer mais seguran?a para cidade, principalmente na entrada e sa?da de Juiz de Fora", diz o prefeito.

Al?m da seguran?a, os guardas ter?o que informar qualquer dado relacionado ao turismo da cidade e regi?o. "Se algu?m quiser saber como se chega ao Museu, ele tem que informar, se algu?m quer ir a Cabangu, o guarda vai saber", diz Bejani.

No mesmo m?s, sai edital tamb?m para a agentes de tr?nsito da Gettran. De acordo com o superintendente da Gest?o, Fernando Schimidt, atualmente existem 44 agentes. "Pela lei, v?o abrir 60 vagas, mas precisamos de mais 120 agentes".

Mais dois radares

O tr?nsito da Avenida Rio Branco vai ganhar dois radares luminosos, no m?ximo, at? fevereiro. "A velocidade ser? realmente de 40 km/h. Se avan?ar o sinal, ser? pego. N?o vai ter jeito", avisa Bejani, que deixa claro ser a favor de radares vis?veis e n?o escondidos. "Sinaliza??o tem que ser vis?vel, para ser educativa. Quando ? escondida, ? punitiva e isso n?o sou a favor, at? porque a lei pro?be", justifica.

Apesar de anunciar mais dois radares, o prefeito diz que ser?o posicionados nas esquinas da Avenida Rio Branco com a Halfeld, com a Marechal Deodoro e a S?o Jo?o.

Bilhetagem eletr?nica

Foto da m?quina de bilhetagem eletr?nica que ser? instalada nos ?nibus Trazer seguran?a para os passageiros, trocadores e motoristas de ?nibus urbanos; saber o n?mero exato de usu?rios deste transporte; acabar com as vendas de vale-transporte para fins diferentes de usar o transporte p?blico; evitar roubos nos ?nibus.

Estes s?o alguns dos objetivos da Astransp ao introduzir a bilhetagem eletr?nica. De acordo com Fernando Goretti, oito empresas participaram da licita??o, duas ficaram para a sele??o final e a APB Prodata foi a vencedora, que come?a a colocar os equipamentos daqui a 90 dias.

O representante da empresa, Natanael Romero explica que este ? um meio seguro e eficiente. "At? hoje, n?o tivemos not?cia de viola??o do cart?o". O cart?o n?o ? magn?tico e sim de contato. O passageiro encosta o cart?o no aparelho e ter? seu acesso liberado.

Foto de Natanael Romero, representante da empresa que ganhou 
a licita??o para instalar as m?quinas de bilhetagem eletr?nica, mostrando alguns cart?es A presen?a do trocador permanece tanto para auxiliar os passageiros, quanto para vender os cart?es no pr?prio ?nibus. O pagamento em dinheiro poder? ser feito tamb?m. Mesmo assim, Natanael afirma que a quantidade de dinheiro circulando no ?nibus diminuiu substancialmente.

Ser? programado quantas vezes por dia o usu?rio poder? usar o cart?o, que ser? ?nico e intransfer?vel, al?m de ser estipulado qual ser? o intervalo de tempo para uso no mesmo dia. Em caso de roubo, a pessoa deve avisar um call center na Astransp, que far? o bloqueio do cart?o, que vai receber um novo cart?o, com o mesmo saldo anterior.

Inicialmente, devem ser fabricados 200 mil cart?es. Os estudantes ter?o um valor fixo mensalmente. A recarga do cart?o poder? ser feita no pr?prio ?nibus, pelo trocador, tanto para os estudantes para quem usa vale-transporte.

Foto do cart?o de contato que ser? usados nos ?nibus em vez dos
vales-transportes de papel Para Bejani, isso vai acabar com o "c?mbio negro" dos vales-transportes que existem atualmente. "Esta m?quina vai trazer uma seguran?a enorme, al?m de sabermos o n?mero exato de passageiros". Para o prefeito, h? evas?o de quatro milh?es de passageiros. "Como pode diminuir o n?mero de passageiros em uma popula??o crescente Est?o andando a p?? Claro que n?o. Tem evas?o sim. Quanto mais passageiros, menor o valor da passagem", afirma.

O aparelho de bilhetagem eletr?nica vai gerar um relat?rio todos os dias, mostrando o n?mero de passageiros e estratific?-los (estudantes, idosos...). O cart?o possui um antena interna e um chip para que os dados sejam captados pela antena da m?quina que ser? instalada nos ?nibus.