imagem ilustrativa para as elei?es 2006

Mais de 53 mil n?o compareceram ?s urnas Em compara??o com o 1? turno, em JF, Lula teve 52.116 votos a mais e Alckmin 103 a menos. Absten?es chegaram a 15%

Fernanda Leonel
Rep?rter
30/10/2006

Clique no ?cone ao lado para conferir os n?meros da vota??o para presidente no primeiro turno na cidade. Confira tamb?m o resultado para deputados federais e estaduais

Leia!


n?meros da elei??o em JF:Lula versus Alckmin Por volta das 20h, do ?ltimo domingo, dia 29 de outubro, Juiz de Fora j? havia conclu?do a totaliza??o dos votos do segundo turno das elei?es presidenciais. Assim como no primeiro turno, o candidato do PT ganhou a maioria dos votos do juizforano e foi o vencedor do pleito no somat?rio dos n?meros locais.

Dessa vez, Lula ficou com 72,94% dos votos v?lidos na cidade. Comparando com os n?meros do primeiro turno, em que o petista recebeu 55,6% da prefer?ncia do eleitorado, percebe-se um crescimento na campanha de Lula no segundo turno, em rela??o ao primeiro de aproximadamente 34%. Em n?meros absolutos, Lula recebeu na cidade 52.116 votos a mais que no dia 1? de outubro.

O crescimento do aumento de votos do petista, em Juiz de Fora, chega a ser superior ao somat?rio de todos os outros candidatos ? presid?ncia que n?o participaram do segundo turno.

No dia 01 deste m?s, a candidata Helo?sa Helena recebeu 31.526 votos, seguida por Cristovam Buarque com 13.011, Ana Maria Rangel com 543, Luciano Bivar com 211 e Jos? Maria Eymael que teve 152 votos. Somados, todos esses candidatos abocanharam 45.443 votos: 6.673 a menos que o crescimento do candidato petista na cidade.

J? a atua??o do candidato tucano, na cidade, apresenta n?meros decrescentes. Geraldo Alckmin ficou com 27,06% do total de votos v?lidos dos juizforanos que se contrap?em aos 27,70% que recebeu no primeiro turno. Alckmin teve 103 votos a menos no pleito do ?ltimo domingo.

O resultado dos dois candidatos, em Juiz de Fora, reflete a situa??o nacional. No pa?s, Lula tamb?m aumentou sua vota??o e Alckmin recebeu menos "confirma" nas urnas eletr?nicas. Dos 5.565 munic?pios do pa?s, o petista foi o mais votado em 4.014 e o tucano, em 1.550, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O que n?o segue a mar? s?o os n?meros percentuais de apoio do eleitorado: Lula teve m?dia de votos maior em Juiz de Fora que no Brasil e Alckmin apresentou n?meros menores.

Enquanto em Juiz de Fora o presidente teve 72,94% dos votos, no Brasil essa m?dia foi de 60,38%. As m?dias de Alckmin, local e nacional, foram respectivamente de 27,06% e 39,17%.

No que diz respeito ? compara??o estadual, Lula tamb?m foi mais expressivo em Juiz de Fora. Em todo o estado de Minas Gerais, o petista ganhou a prefer?ncia de mais de seis milh?es de eleitores, ou seja, 65,19% do eleitorado.

Alckmin tamb?m teve n?meros mais expressivos no estado que na cidade. Em Minas, ele teve mais de tr?s milh?es de votos, ou seja, 34,81%, contra os 27,06 % de JF.

Em algumas cidades da regi?o, o resultado das elei?es apresentou semelhan?as de prefer?ncia do eleitorado. Nas cidades de Barbacena, Cataguases, Al?m Para?ba, Vi?osa e Ub?, o presidente reeleito ficou com a fatia dos votos superior ? 70%. Em Ub?, a vota??o do petista foi a mais expressiva entre as cidades regi?o com mais de 50 mil aptos ao voto: chegou a 79,58% dos votos.

Locais de destaque
Na elei??o pela faixa presidencial, pode-se dizer que Lula obteve ?xito em bairros mais perif?ricos dentro da defini??o municipal. A maior vantagem do candidato sob Geraldo Alckmin aconteceu na Zona 315 e a menor diferen?a, na Zona 152. Esse cen?rio de "destaques" tamb?m aconteceu, na cidade, durante as vota?es do primeiro turno.

Confira a lista dos bairros, pertencentes ?s zonas, em que Lula e A?cio tiveram maior e menor desempenho:

Zona 152 Alto dos Passos, Bela Aurora, Bom Pastor, Cascatinha, Centro, Cruzeiro do Sul, Dom Bosco, Grambery, Humait?, Ipiranga, Jardim Paineiras, Monte Verde, Mundo Novo, Nova Calif?rnia, Olavo Costa, Pirapetinga, Po?o Rico, Sagrado Cora??o de Jesus, Santa Efig?nia, Santa Luzia, S?o Mateus, Teixeiras, Torre?es, Vila Furtado de Menezes, Vila Ideal, Vila Ozanan. Zona 315 Alto Graja?, Bonfim, Costa Carvalho, Floresta, Graja?, Jardim Esperan?a, JK, Linhares, Manoel Hon?rio, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes, Povoado de Caet?, Retiro, Santa C?ndida, Santa Rita de C?ssia, Santa Rita de C?ssia, Santo Ant?nio, S?o Benedito, S?o Bernardo, Sarandira, Vitorino Braga.

Absten?es

n?meros da elei??o em JF. Os dados est?o no corpo da mat?ria tamb?m Aproximadamente, 15% dos eleitores aptos a votarem no segundo turno, em Juiz de Fora, n?o compareceram ?s urnas no ?ltimo domingo. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral 53.257 juizforanos n?o deram a sua opini?o na hora de escolher o pr?ximo presidente do Brasil.

J? no que diz respeito aos votos brancos, houve uma queda na escolha desse tipo de voto no segundo turno em rela??o ao primeiro turno, na cidade. Os votos brancos passaram de 9.953 para 4.423, ou seja, 1,47% das escolhas dos juizforanos.

Os votos nulos em Juiz de Fora tamb?m ca?ram, mas ficaram acima de m?dia nacional. Enquanto no Brasil, 4,71% da popula??o resolveu anular o voto, esse percentual na cidade, chegou a 5,43%. Por?m, em rela??o ao primeiro turno, 4.781 juizforanos votaram em algum candidato ao inv?s de se abster do voto.

Do ponto de vista estrutural, o segundo turno das elei?es na cidade, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, foi tranq?ila. A apura??o terminou por volta das 20h, apenas 11 urnas tiveram que ser trocadas, 30 mes?rios n?o compareceram nas se?es e ningu?m foi preso por motivo pol?tico.