Embrapa completa 30 anos de atividades Comemora??o incluiu a divulga??o de parcerias
entre a empresa e o governo estadual

Renato Costa
*Colabora??o
14/11/2006

Conhe?a um pouco da hist?ria da Embrapa em Juiz de Fora. A empresa comemora 30 anos de atua??o com com eventos especiais.

Leia!


Foto do Secret?rio de Estado da Agricultura e Pecu?ria, Marco Ant?nio
Rodrigues

A partir do m?s de novembro, a Embrapa Gado de Leite ser? a sede do projeto piloto do "Programa Rastrear", que tem como objetivo modernizar o setor produtivo mineiro, controlando a qualidade dos rebanhos bovinos.

O funcionamento do programa consiste em rastrear os rebanhos bovinos, atrav?s de um chip instalado no brinco de cada animal. Os dados coletados v?o ser centralizados em um ?nico banco de dados.

Segundo o Secret?rio de Estado da Agricultura e Pecu?ria, Marco Ant?nio Rodrigues (foto), a iniciativa do projeto tem preocupa??o com a conten??o de gastos. "A mesma tecnologia de rastreamento que vamos utilizar aqui existe na Austr?lia, com custo de dez d?lares por animal. Aqui, propomos o desafio de um d?lar por animal, e a meta foi atingida", diz.

Mais projetos
Outra parceria com o governo de Minas ? o Centro de Intelig?ncia do Leite (CILeite), um portal que re?ne um conjunto de informa?es relativas ? produ??o leiteira nacional.

Os dados dispon?veis permitem avaliar o desempenho do mercado e da produ??o de leite no pa?s. O CILeite ? uma rede formada por todos os profissionais ligados ao agroneg?cio do leite, desde produtores a institutos de pesquisa.

Autoridades de Juiz de Fora, do governo de Minas e de outros estados estiveram presentes no evento, que aconteceu nesta ter?a-feira, dia 14 de novembro, para comemorar os 30 anos da Embrapa em Juiz de Fora e regi?o. Na cerim?nia realizada durante o dia, marcaram presen?a tamb?m o diretor-presidente da Embrapa, S?lvio Crestano, e do chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins.

*Renato Costa ? estudante de jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora