Vida no cora??o da cidade ?rvores do Parque Halfeld superam as marcas do tempo e se
transformam em um museu natural em pleno centro de JF


Renata Cristina
Rep?rter
16/11/2006

Clique no ?cone "fotos" e veja as imagens das ?rvores do Parque Halfeld. S?o 148 ?rvores e 53 esp?cies em pleno centro da cidade

veja!


Foto das ?rvores do Parque Halfeld Cento e quarenta e oito ?rvores. Quem passa todos os dias pela ?rea do Parque Halfeld, n?o imagina a riqueza hist?rica existente no cora??o da cidade. S?o cedros, palmeiras, ip?s, figueiras e at? um pau brasil compondo esse museu natural bem no centro de Juiz de Fora. Os dados s?o da Agenda JF, levantados em uma pesquisa para a manuten??o do local. Se somarmos todos os anos de vida das 148 ?rvores da regi?o, chegar?amos a um total de dar inveja a qualquer historiador: mais de dez mil anos.

Criado em 1854, o Parque abriga 53 esp?cies distintas, sem contar com as gram?neas, arbustos, folhagens e ep?fitas do entorno. Seu valor hist?rico foi reconhecido em 1989, quando tombado pelo Patrim?nio Hist?rico Municipal. "A maioria das esp?cies ? ex?tica", observa o bi?logo e consultor da Associa??o do Meio Ambiente de Juiz de Fora (AMA-JF), Arthur Valente (foto abaixo). Isso significa que as esp?cies foram trazidas para o local, diferentemente do pensamento popular de que as ?rvores s?o nativas da regi?o.

Entre os exemplos mais distantes da terra "onde tudo o que se planta d?", ? poss?vel destacar os flamboians, origin?rios em Madagascar, ilha do continente africano, a Caneleira da ?ndia, nativa do Sri Lanka e ?ndia, al?m do Alfeneiro do Jap?o, t?pico na ?sia. De acordo com Valente, desde o per?odo do Brasil-Col?nia s?o trazidas esp?cies dos quatro cantos do continente ao pa?s , fato que contribuiu para a diversidade no paisaigismo de ambientes p?blicos, como ? o caso do Parque Halfeld.

Foto das ?rvores do Parque Halfeld Foto das ?rvores do Parque Halfeld Foto das ?rvores do Parque Halfeld

Em frente ao Edif?cio Clube de Juiz de Fora, h? um exemplar da Araucaria excelsa (foto acima, ? direita), muito conhecida na Austr?lia. H? ainda esp?cies como o Jamel?o, origin?rio da ?sia Tropical, e o Cipestre F?nebre, com origens registradas no Jap?o.

As recordistas em quantidade s?o as palmeiras, com cerca de 10 exemplares da Palmeira Imperial, nativa de Cuba, al?m da chinesa Palmeira-Leque-Falsa e da Palmeira das Bermudas, as duas com quatro representantes no parque. A Palmeira R?fia ? a ?nica da esp?cie com apenas um exemplar. Em segundo lugar, vem a Tipuana, com 10 exemplares no parque, t?pica da Am?rica do Sul, muito comum nas pra?as juizforanas.

Foto das ?rvores do Parque Halfeld O Parque reserva espa?o tamb?m para as preciosidades da nossa natureza. A come?ar pelo Cedro que corre risco de extin??o e, no entanto, possui nove exemplares preservados no parque. Na esquina da Rua Marechal Deodoro com a Rua Santo Ant?nio, um exemplar da Peroba Rosa est? imune de corte, devido ao decreto municipal n?mero 2.793, no ano de 1982. A expectativa ? de que esta ?rvore tenha cerca 70 anos. Outras esp?cies amea?adas de extin??o s?o a Canela Cheirosa e o Pau Brasil, esta ?ltima imune de corte em 20 de setembro deste ano.

?rvores no meio urbano
Foto das ?rvores do Parque Halfeld De acordo com a professora C?ssia de Castro Martins (foto ao lado), do departamento de Geoci?ncias da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), as ?rvores s?o eficientes no ambiente urbano, pois minimizam temperaturas, trazem conforto t?rmico e viabilizam melhores condi?es de infiltra??o da ?gua no solo. Al?m dos aspectos naturais, elas s?o elementos fundamentais para a qualidade de vida do ser humano.

Durante um estudo biogeogr?fico das ?reas verdes de Juiz de Fora, a professora em parceria com a aluna Renata Geniany (leia a mat?ria), constatou que a regi?o central da cidade est? carente de vegeta??o. "Os bairros centrais apresentaram um ?ndice de 6,6% de sua ?rea composta por ?rea verde, sendo que o recomendado pela Organiza??o Mundial de Sa?de (OMS) ? 12%", revela a professora.

Foto do bi?logo nas ?rvores do Parque Halfeld Embora o Parque Halfeld seja um forte representante da natureza nessa regi?o, a professora explica que seria necess?rio uma distribui??o melhor dessas ?rvores. "N?o adianta uma concentra??o grande no parque, sendo que h? ruas sem nenhuma ?rea verde. O ?ndice ? calculado a partir de uma distribui??o equilibrada por arruamento", avalia.

Para o bi?logo da AMA-JF, Arthur Valente (foto ao lado), ? necess?rio que sejam apresentadas alternativas para a falta de ?rea verde no centro. "Temos que revitalizar as pra?as de todos os bairros da cidade, levando o conforto das ?rvores e a hist?ria de cada esp?cie ? popula??o. Na Mata do Krambeck, por exemplo, poderia ser constru?do um Jardim Bot?nico, devido a quantidade de esp?cies nativas e ex?ticas na ?rea da fazenda e por apresentar muita ?rea de floresta nativa", sugere.

A hist?ria do Parque Halfeld

"O Parque Halfeld ? considerado o primeiro logradouro p?blico criado em Juiz de Fora. O terreno foi adquirido pela C?mara em 1854, numa ?rea delimitada por ranchos de propriedade do engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld. Com a aquisi??o o local passou a ter uma destina??o p?blica como Largo ou Jardim Municipal.

Os vereadores demoraram a manifestar preocupa??o em embelezar o lugar. Em 1879, a C?mara Municipal reitera a indica??o de Marcelino de Assis Tostes para que o largo fosse ajardinado. No ano seguinte a C?mara encarregou o arquiteto Miguel Ant?nio Lallemant de fazer a planta para o ajardinamento da pra?a e em 4 de mar?o do mesmo ano fechou o contrato para a realiza??o do servi?o com os senhores J?lio Monf? e Andr? Alfeld. Antes do final do ano de 1880 as obras no largo j? estavam terminadas no entanto o resultado final n?o agradou aos vereadores que em vistoria no local.

Vinte anos depois, em 1901 o largo municipal foi completamente remodelado por Francisco Mariano Halfeld, que custeou todas as despesas executadas pela Companhia Pantaleone Arcuri.

A inaugura??o das obras de remodela??o do Parque Halfeld ocorreu no dia 5 de outubro de 1902, mas antes por oficio de 17 de julho de 1902 o coronel Halfeld comunicara ? C?mara Municipal que ficara t?o satisfeito com acabamento das obras que havia gratificado aqueles construtores por interm?dio de seu representante capit?o Ant?nio Pinto Monteiro com a import?ncia de quinze contos de reis.

Reformas sucessivas foram realizadas durante as d?cadas de 50, 60 e 80 gradativamente mudando a concep??o paisag?stica do Parque Halfeld como passou a ser conhecido. O Parque Halfeld foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora em 29 de dezembro de 1989".

Fonte: Patrim?nio Hist?rico da Prefeitura de Juiz de Fora. Texto do documento de tombamento do Parque Halfeld.