Novo aterro sanitário de Juiz de Fora começa a operar

Por

Novo aterro sanitário de Juiz de Fora começa a operar Localizado em Dias Tavares, o aterro, que tem capacidade para receber 500 toneladas de lixo por dia, entra em funcionamento na próxima segunda-feira

Aline Furtado
Repórter
9/4/2010

O novo aterro sanitário de Juiz de Fora, localizado na Fazenda Barbeiro, na altura do quilômetro 770 da BR-040, em Dias Tavares, a 23 quilômetros do Centro, entra em funcionamento na próxima segunda-feira, 12 de abril.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, dia 9, pelo prefeito Custódio Mattos (PSDB). "A disposição final de resíduos sólidos sempre foi um problema urbano para Juiz de Fora. Com este novo espaço, não tenho dúvida de que estaremos atendendo, da melhor forma, às questões de interesse público referentes ao lixo da cidade."

Neste domingo, dia 11, o aterro do Salvaterra, onde atualmente é descartado o lixo da cidade, será desativado. Nesta data vence sua licença de operação. O local, que funcionou como lixão antes de operar como aterro sanitário, atingiu a cota limite de 755 metros acima do nível do mar, fixada na licença. 

O novo aterro de Dias Tavares, que abrange uma área total de 315 hectares, terá de 10% a 15% do espaço ocupado por todo o lixo doméstico, hospitalar, industrial e proveniente da construção civil produzido na cidade. O local tem capacidade para 500 toneladas de lixo por dia, mas começará a operar recebendo 415 toneladas diariamente. De acordo com a licença de operação, a vida útil do novo aterro será de 25 anos, podendo ser renovada por mais 25 anos.

Juiz de Fora produz, atualmente, aproximadamente 430 toneladas de lixo por dia, o que não engloba os resíduos provenientes da construção civil. Do total de lixo produzido na cidade, 70% referem-se aos resíduos domiciliares, sendo que a metade é composta por restos de fração orgânica, 17% são provenientes da limpeza urbana, incluindo capina e varrição, e 13% são referentes à construção civil. Segundo o engenheiro de meio ambiente da empresa responsável pelo novo aterro, Vital Engenharia Ambiental, Antônio Henrique Martins, Juiz de Fora registra um leve crescimento na produção de lixo ao longo dos anos.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes