Quinta, 08 de mar?o de 2007, atualizada ?s 18h

Quinze quilos do caramujo africano s?o recolhidos em JF

Quinze quilos do caramujo gigante africano foram recolhidos pelas vias p?blicas de Juiz de Fora durante uma inspe??o da Prefeitura.

De acordo com a Secretaria de Sa?de, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental, 13 bairros da cidade foram percorridos e a maior incid?ncia de casos foi no Bairro de Lourdes, onde cerca de sete quilos do molusco foram recolhidos.

Para identificar a esp?cie, a Agenda-JF recomenda que seja verificada a concha do caramujo, grande, arredondada e marrom. Embora o mutir?o seja anual, o Demlurb continuar? fazendo coletas na cidade, mediante a den?ncias no telefone do 156. A Prefeitura ressalta que somente chamadas para vias p?blicas ser?o atendidas.

O caramujo gigante se alastrou por quase todo o Brasil, estabelecendo popula?es em vida livre e se tornando s?ria praga agr?cola, devastando planta?es. Nos centros urbanos, o caramujo pode transmitir doen?as, como a angiostrongil?ase abdominal, doen?a grave que pode causar a perfura??o intestinal, e tamb?m a agiostrongil?ase meningoencef?lica humana, doen?a que causa, entre outros sintomas, dist?rbios do sistema nervoso e fortes e constantes dores de cabe?a.