Mesa Diretora da Câmara Mirim é empossada em Juiz de Fora

Por

Sexta-feira, 25 de novembro de 2011, atualizada às 19h12

Mesa Diretora da Câmara Mirim é empossada em Juiz de Fora

Jorge Júnior
Repórter

Em votação realizada nesta sexta-feira, 25 de novembro, no plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora, tomou posse a Mesa Diretora da Câmara Mirim do município. Em segunda votação, foi eleita como presidente a estudante do colégio Jesuítas, Emanuele Aparecida Pereira. O aluno Manuel Henrique Martins Rodrigues, do mesmo colégio, venceu como vice-presidente. O cargo de secretária foi destinado a estudante Gabrielle da Silva Barbosa.

"Estou muito e feliz, não sabia que seria eleita. Espero fazer uma boa gestão durante o meu mandato", diz Emanuele. A sensação de poder realizar um trabalho em prol da sociedade também é descrita pelo estudante Rodrigues. "É ótimo saber que todo o meu trabalho foi valorizado. Agora, terei a chance de ajudar no trabalho ambiental da cidade."

Todos os pequenos legisladores eleitos cursam as duas últimas séries do ensino fundamental. Em 4 de agosto, os 124 vereadores mirins, foram empossados. O tema em que os adolescentes trabalharam foi meio ambiente - resíduos. Os subtemas foram destinação dos resíduos (aterro e impactos ambiental e social); reaproveitamento (coleta seletiva e papel dos catadores de material) e produção e consumo (desperdício e reeducação de hábitos de consumo).

Para o vereador Júlio Gasparette (PMDB), esses alunos terão uma oportunidade diferenciada dos demais, uma vez que eles desenvolverão um senso crítico mais apurado. "A política deve ser disseminada desde cedo para a população. Esses jovens estarão mais críticos para discutirem os problemas da sociedade", ressaltou.

A professora Dorothe Petrato, da escola Municipal Antônio Carmes Fagundes, avalia que a participação dos jovens dentro do projeto está sendo excelente. "O tema proposto foi muito interessante para os 15 alunos, que entenderam a proposta e foram despertados para os assuntos do meio ambiente." De acordo com a professora, esses adolescentes estão mais preparados, uma vez que eles desenvolveram opinião mais crítica.

Segundo o professor do colégio Santa Catarina, Francisco Juceme, o envolvimento dos alunos foi de grande importância para as escolas. "Toda escola tem em seu currículo pedagógico um discurso de cidadania, mas, com a Câmara Mirim, esse movimento vai ser inverso, porque os alunos vão propor o que eles querem como cidadania. As propostas não vão parar por aqui. Vamos dar continuidade ao exercício da cidadania dos alunos", afirma. Na escola, dois projetos já estão firmados, o primeiro vai ser uma proposta de reciclagem no ambiente escolar e o outro é um trabalho de reciclagem dentro dos condomínios da cidade.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken