Quarta-feira, 8 de junho de 2011, atualizada às 18h

Parlamento Jovem de JF vai defender seis propostas em plenária em Belo Horizonte

Jorge Júnior
Repórter
parlamento

Nesta quarta-feira, 8 de maio, na Câmara Municipal, estudantes dos colégios Jesuítas, Santos Anjos, Santa Catarina e das Escolas Estaduais Coronel Antônio Alves Teixeiras e Antônio Carlos, que formam o Parlamento Jovem, votaram nas seis propostas que serão defendidas em plenária estadual nos dias 18 e 19 de agosto, em Belo Horizonte, sobre o tema Drogas, como prevenir? e subtemas A sua relação com a família, a escola e a sociedade. No encontro, jovem de 18 localidades, inscritos no projeto, vão debater e definir nove propostas de todo o Estado a serem encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa.

A estudante Luiza Aparecida acredita que o Parlamento Jovem é uma oportunidade do estudante participar da democracia do país. A opinião também é dividida pela adolescente Marina Borges de Freitas. "Quando uma pessoa começa a participar desde criança da política, fica mais fácil ela formar a opinião, porque não sofre influência." Para Guilherme Polidoro, a adolescência é um período em que a pessoa começa a ter um pensamento crítico. "É o momento de fazer com que as nossas propostas se transformem em leis," destaca o estudante, Guilherme Polidoro.

Propostas votadas
  • O jovem e o papel da sociedade

Abertura pelo governo de possibilidade para que as empresas destinem x% das suas vagas de trabalho aos dependentes químicos, comprovadamente tratados em clínicas de reabilitação. Ao poder público caberá a criação de benefício fiscal para as empresas que aderirem a estas mudanças.

Obrigatoriedade da veiculação de propagandas periódicas por meio de TVs, rádios, jornais, outdoors e panfletos que informem sobre os riscos do uso de drogas lícitas e/ou ilícitas. As propagandas de drogas lícitas serão custeadas pelos próprios fabricantes e de ilícitas, pelo Governo.

  • O jovem e o papel da família

Incremento do Programa Saúde da Família, mediante a implantação nas Unidades de Atenção Primária à Saúde de equipes multiprofissionais, devidamente capacitadas, que atendam exclusivamente a famílias que necessitem de orientação ou tratamento relacionado ao uso de álcool ou outras drogas. As equipes atuarão também em ações internas e externas realizadas periodicamente, com o intuito de promover e melhor esclarecer a comunidade sobre a prevenção e diminuição de danos relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Criação de centros utilitários de intervenção e exclusivo apoio às famílias de dependentes químicos.

Inclusão do tema Drogas, como prevenir? no momento da acolhida nas salas de espera das UPAS - Unidades de Atenção Primária à Saúde. O programa já existe e é direcionado aos pacientes com diabetes, hipertensão e DST. A intenção é ampliá-lo.

  • O jovem e o papel da escola

Inclusão no currículo escolar das redes pública e privada de ensino de atividades periódicas de prevenção às drogas lícitas e ilícitas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, usando uma linguagem apropriada a cada série, através de atividades culturais. Parte da pontuação bimestral seria direcionada ao projeto objetivando o maior interesse dos alunos.

Criação, dentro das Escolas, de programas diversificados de atividades culturais, dentre eles, música, teatro, dança e atividades esportivas com a finalidade de agir indiretamente na prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Esta medida deve ser obrigatória. Aos alunos caberá escolher entre uma atividade cultural ou esportiva e à escola, criar incentivos.

Drogas no país

De acordo com Luiza, as propagandas de drogas lícitas que são veiculadas na imprensa são o principal problema no país. "Essas propagandas acabam estimulando o uso de substâncias ilícitas também." A estudante Fabiana Rezende acredita que criações de leis não são suficiente para salvar o país. "Temos que colocar em prática as leis que já existem. Só criá-las não é suficiente. Já existem boas leis que devem ser cumpridas."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken