Ter?a-feira, 6 de janeiro de 2009, atualizada ?s 15 h

Contribuinte pode pagar IPTU com 20% de desconto at? 28 de janeiro



Daniele Gruppi
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

O carn? de pagamento do Imposto Territorial Urbano (IPTU) come?a a chegar ?s casas dos contribuintes na pr?xima sexta-feira, dia 9 de janeiro. Quem efetuar o pagamento em cota ?nica at? o dia 28 de janeiro ter? 20% de desconto, desde que n?o haja d?bitos relacionados ao im?vel.

Segundo a secret?ria de Fazenda Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Maria Helena Leal Castro, a partir do dia 28, o desconto passa a ser de 10% e ser? concedido at? o dia 10 de mar?o.

Quem optar pelo parcelamento pode pagar em at? dez vezes, sendo que a primeira parcela vence em fevereiro. Aqueles que n?o quiserem esperar a entrega do carn? pelos Correios podem retirar o Documento de Arrecada??o Municipal (DAM) a partir do dia 9 de janeiro pelo site da Prefeitura. Os que n?o tiverem recebido at? o dia 18 de janeiro podem procurar a unidade central do JF Informa??o, no Parque Halfeld. ? necess?rio fazer a apresenta??o do carn? anterior ou do n?mero de inscri??o.

A Prefeitura espera arrecadar cerca de R$ 106 milh?es com o IPTU e a Taxa de Coleta de Res?duos S?lidos (TCRS). Nesta primeira fase, que compreende o pagamento ? vista, com 20% de desconto, a previs?o de arrecada??o ? de R$ 38 milh?es.

Este ano, o IPTU teve reajuste de 6,25, calculado conforme a infla??o dos ?ltimos 12 meses, que tem como base o ?ndice Nacional de Pre?os ao Consumidor Amplo (IPCA). Al?m do aumento, os moradores dos bairros Linhares, Santa L?cia e Distrito Industrial perderam a isen??o de imposto conquistada em 2008. Agora, os contribuintes que antes tinham 99% de desconto do IPTU, ter?o que pagar o valor integral.