Acidentes envolvendo ciclistas aumentaram em outubro Segundo dados do Pelot?o de Tr?nsito da Pol?cia Militar, de janeiro a outubro deste ano, foram 254 ocorr?ncias de acidentes envolvendo bicicletas em JF

S?lvia Zoche
Subeditora
12/10/2007

Segundo dados da ?rea de estat?stica da 3? Cia. de Miss?es Especiais da Pol?cia Militar/Pelot?o de Tr?nsito de Juiz de Fora, outubro foi o m?s que apresentou maior n?mero de acidentes envolvendo ciclistas na cidade: 34 ocorr?ncias. De janeiro a fevereiro, os acidentes totalizaram 254.

Um n?mero que poderia ser reduzido, na opini?o do presidente do Clube do Pedal de Juiz de Fora, Luiz Fernando Cigani (foto ao lado), se houvesse campanhas educativas ? popula??o relacionadas aos ciclistas. "O munic?pio diz que tem a inten??o de regulamentar as regras, mas a primeira coisa que pedem s?o os acess?rios dos ciclistas. O que tem que focar antes disso ? a educa??o no tr?nsito em primeiro lugar".

O coordenador de educa??o do tr?nsito da Gettran, Jorge Alfredo Franco Lima, diz que ainda precisam trabalhar a regulamenta??o de tr?nsito voltada para os ciclistas. "Temos uma comiss?o formada, mas ainda n?o tem nada definido. Depois de definido ? que vamos come?ar a fase de campanha educativa", avisa.

Uma reivindica??o de Cigani ? que as ruas da cidade tenham placas indicativas de prefer?ncia para os ciclistas em rela??o aos ve?culos. "J? ? uma maneira de mostrar que o ciclista tem o seu direito".

Foto 
de ciclistas reunidos na Semana do Tr?nsito Cigani, que criou o Clube do Pedal em 1993, come?ou a pesquisar sobre os direitos e deveres dos ciclistas. Com suas pesquisas na ?rea, prop?s, em 1995, criar uma ciclofaixa na Avenida Rio Branco, que ? adequada ? via. "Conseguimos mais de quatro mil assinatura na ?poca". Levaram a proposta em audi?ncia p?blica, mas n?o passou, porque consideraram invi?vel.

Segundo Cigani, eles voltaram a fazer a proposta, e explica que a ciclofaixa ajuda tanto os motoristas dos outros ve?culos, quanto os ciclistas. "O ve?culo que parar na Rio Branco [? direita], vai cometer duas infra?es se existir a ciclofaixa. Uma, porque j? ? proibido parar, e a segunda, porque est? parado na ciclofaixa". Para o ciclista, ajuda a saber onde ele tem que andar e d? seguran?a.

Constru??o da ciclovia
Dentro do Programa de Recupera??o Ambiental do Rio Paraibuna existe um projeto de constru??o de uma ciclovia, ?s margens da Avenida Brasil, de Benfica ao bairro Vila Ideal. "Deu na imprensa que o Bejani garantiu R$ 5 milh?es e 600 mil de verba para a ciclovia" diz Cigani. "Mas antes ? preciso garantir o acesso at? a ela. A ciclofaixa ? um dos elementos de prote??o para chegar a ciclovia", completa a ciclista e corredora Karla Lucas (foto abaixo).

Foto 
de ciclistas na Avenida Brasil Karla refor?a a necessidade de educa??o no tr?nsito entre os brasileiros e conta que certa vez ela foi obrigada a jogar-se de bicicleta sobre o passeio, depois que um motorista n?o respeitou seu espa?o. "Se eu ficasse ali, ele teria me atropelado". Ela fez ocorr?ncia na Gettran e ele levou uma advert?ncia. Cigani orienta que as pessoas anotem hor?rio, placa e caracter?sticas do ve?culo para fazer a den?ncia.

Cigani lembra que no in?cio dos passeios, os ciclistas eram acompanhados por tr?s carros da pol?cia. "Atualmente, isso s? acontece na Semana do Tr?nsito". Quanto aos equipamentos, Cigani diz que no C?digo Brasileiro de Tr?nsito ? exigiu que a bicicleta tenha refletores, campainha e retrovisor. "O capacete e luvas n?o est?o no c?digo, mas porque este foi baseado em c?digos de pa?ses de primeiro mundo e l? as pessoas respeitam os ciclistas".

Foto de ciclistas na Avenida Brasil Foto de ciclistas reunidos na Semana do Tr?nsito

Apesar de necess?rio, Cigani sabe que o capacete ? um equipamento mais caro, mas ? uma forma de resguardar o ciclista. Al?m disso, Karla e Cigani orientam que se usem roupas claras, com faixas refletivas e luvas.

Mas Cigani tem consci?ncia de que existem ciclistas tamb?m abusam das leis de tr?nsito. "No Parque Burnier, alguns seguram na traseira dos ?nibus para subir os morros do bairro", exemplifica, sem falar tamb?m dos que ultrapassam o sinal vermelho para pedestres. Nos passeios que organiza pelo Clube do Pedal, eles d?o orienta?es aos participantes. "O munic?pio podia pegar o gancho para continuar as campanhas educativas da Semana do Tr?nsito", ressalta Karla. E Cigani completa. "Quando o munic?pio ? parceiro, o ciclista entende as leis de tr?nsito e come?a a colaborar".

N?o existe multa para ciclistas que desobedecem as leis de tr?nsito, segundo Cigani, porque n?o foi nada regulamento no munic?pio. "Como disseram que ficaria dif?cil emplacar as bicicletas, dei id?ia de criar selos de identifica??o do ciclista pelo Clube do Pedal mesmo, onde receberiam as regras e teriam conhecimento de direitos e deveres. Se as pessoas tivessem educa??o, poder?amos conviver com mais tranq?ilidade", enfatiza o ciclista.