Segunda-feira, dia 17 de dezembro de 2007, atualizada ?s 14h45

INSS antecipa pagamento de quem recebe at? um sal?rio m?nimo


Thiago Werneck
Rep?rter

Metade dos benefici?rios do INSS que recebem at? um sal?rio m?nimo, valor de R$ 380, at? essa segunda-feira, dia 17 de dezembro, v?o ter o pagamento antecipado para os ?ltimos cinco dias ?teis de cada m?s. A medida come?a a valer nessa quinta, dia 20 de dezembro, para aqueles que t?m n?mero de benef?cio de final 1.

Os de final 2 recebem dia 21, terminado em 3, dia 26, ?ltimo n?mero 4, dia 27 e no dia 28 t?m direito ao dinheiro os de final 5. Os outros benefici?rios continuam a receber nas datas de sempre. O objetivo ? diminuir as filas nos bancos j? que cerca de 17 milh?es de benefici?rios recebem at? um sal?rio m?nimo.

A mudan?a prevista pela medida provis?ria 404, considera os dias ?teis se o expediente banc?rio for realizado com hor?rio normal de atendimento. Com a altera??o, aqueles que tem cart?o de benef?cio com final entre 1 e 5 v?o sempre receber no final de cada m?s. Antes o pagamento era feito nos primeiros cinco dias ?teis e cart?es terminados em 1 e 6 recebiam no mesmo dia, assim como 2-7, 3-8, 4-9 e 5-0.

A mudan?a faz o pagamento ser realizado em 10 dias ?teis e prev? diminuir as filas na hora de repassar o benef?cio. A antecipa??o vale tanto para os segurados que recebem por cart?o magn?tico como por conta corrente. Por?m, com o acordo, os bancos passam a ser respons?veis pela renova??o anual da senha daqueles que recebem via cart?o.