Ter?a-feira, dia 18 de dezembro de 2007, atualizada ?s 19h10

Corpo de Bombeiros alerta para uso de fogos de artif?cio em festas de fim de ano para evitar acidentes


Thiago Werneck
Rep?rter

No fim de ano s?o comuns acidentes com fogos de artif?cios e o problema j? pode come?ar na escolha da loja onde ser? comprado o material. Em outubro de 2007, duas delas foram notificadas por n?o cumprirem exig?ncias t?cnicas para armazenar os fogos.

Por isso, o primeiro passo ? exigir do vendedor o documento que comprove que o estabelecimento est? apto a fazer esse tipo de venda. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois estabelecimentos j? est?o se regulamentando depois da a??o de fiscaliza??o.

Nenhum nova opera??o como essa est? prevista para os pr?ximos dias. Assim se torna essencial ver a autoriza??o do vendedor para evitar o risco de comprar fogos caseiros que podem ser preparados de maneira indevida.

O assessor de comunica??o do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora, Capit?o Emerson Ramalho dos Santos, lembra que ? primordial seguir as instru?es que v?m nas embalagens dos foguetes. "Al?m disso ? importante que nem de brincadeira os fogos sejam apontados na dire??o de outras pessoas. Tamb?m ? sempre bom evitar solt?-los em locais com grande aglomera??o", refor?a.

O Capit?o lembra, que para lan?amento de morteiros e shows pirot?cnicos ? preciso haver autoriza??o do Corpo de Bombeiros e ressalta outra dica. "A reutiliza??o de foguetes nunca deve ser feita. Se mascou, deixa ficar assim mesmo" completa.

Anote algumas dicas:
  • Para realiza??o de eventos com shows pirot?cnicos, que sejam utilizados fogos da classe D (profissionais), a licen?a poder? ser expedida pela Delegacia de Pol?cia Civil, se o requerente preencher os requisitos necess?rios quanto ? seguran?a.
  • A responsabilidade por danos materiais a terceiros ? exclusiva do blaster-pirot?cnico (encarregado de fogo) e da empresa que est? promovendo o espet?culo pirot?cnico, sem preju?zo da responsabilidade criminal e administrativa em caso de inobserv?ncia das normas de seguran?a.
  • O isolamento do local ? de inteira responsabilidade dos organizadores do espet?culo pirot?cnico.
  • O blaster-pirot?cnico, al?m da solicita??o da coopera??o dos Bombeiros, dever? possuir equipamentos de seguran?a e extintores de inc?ndio para pronta interven??o.

Fonte: Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora