Quinta-feira, dia 20 de dezembro de 2007, atualizada ?s 12h00

Pol?cia civil fecha empresa laranja e prende estelionat?rio em JF


* Da Reda??o
A Delegacia Adjunta de Falsifica?es e Defrauda?es de Juiz de Fora prendeu na ?ltima quarta-feira, dia 19 de dezembro, um t?cnico em qu?mica, de 39 anos, enquanto tentava desativar uma empresa laranja que funcionava numa resid?ncia no bairro S?o Benedito.

As investiga?es tiveram in?cio no ?ltimo dia 17 de dezembro, ap?s uma den?ncia an?nima, e resultaram na pris?o em flagrante, na apreens?o de dois ve?culos e dois computadores.

Em buscas no interior da resid?ncia foram encontrados documentos que comprovam as fraudes e, durante a a??o, o t?cnico apresentou identidade falsa aos policiais. "At? o momento, conseguimos identificar ele aplicou golpe em dois bancos da cidade, nos quais ele financiou os carros apreendidos. Mas h? ind?cios de outras movimenta?es fraudulentas e, por isso, as investiga?es continuam", explica o delegado da especializada, Jos? Geraldo Felizardo.

O t?cnico foi surpreendido pelos policiais civis, enquanto tentava realizar uma mudan?a, um caminh?o estava sendo carregado na porta da resid?ncia onde funcionava a empresa que possu?a registro no nome de Paulo C?sar Lima Fernandes (identidade falsa utilizada pelo indiciado). Paulo tinha em seu poder diversos documentos com este nome, apenas a carteira de motorista dele n?o era adulterada.

O t?cnico disse em depoimento que comprou uma certid?o de nascimento falsa em Guarani e, com ela, fez uma identidade em Ub?, al?m de um CPF em Astolfo Dutra e uma carteira de trabalho em Rio Novo, todas cidades mineiras pr?ximas ? Juiz de Fora. Ele informou ainda que o objetivo da fraude era aplicar golpes em institui?es financeiras da cidade e que usava a empresa como fachada. O t?cnico foi autuado em flagrante pelos crimes de estelionato, falsidade ideol?gica e uso de documento falso, sendo encaminhado ao Ceresp da cidade.

* Informa?es enviadas pela Assessoria de Comunica??o da Delegacia da Pol?cia Civil de Juiz de Fora