Segunda-feira, 07 de janeiro de 2008, atualizada ?s 18h12

Defesa Civil registra 60 ocorr?ncias durante as chuvas do fim de semana. Avenidas Independ?ncia e parte da Rio Branco sofrem reten??o de ?gua


Priscila Magalh?es
Rep?rter
Fotos enviadas pelo internauta:
Raphael Assump??o, tiradas do celular

Entre 18h de sexta-feira, 04 de janeiro, e 16h20 desta segunda, dia 07, a Defesa Civil registrou 60 ocorr?ncias em Juiz de Fora. Na regi?o sudeste foram 22, na sul 12, na leste 10, e as outras foram pontuais, ou seja, espalhadas pela cidade.

A assessoria da Subsecretaria de Defesa Civil informou que o n?mero n?o ? considerado alto e que a cidade se comportou muito bem durante a chuva. No domingo, o pluvi?metro registrou 96,2 mil?metros, sendo que a chuva mais forte foi registrada por volta de 22h. Em uma hora choveu 57,6 mil?metros e, por isso, a chuva foi considerada intensa.

Do total de ocorr?ncias, dez foram por causa de infiltra?es em lajes, sete devido a escorregamento de terra e outras sete foram de orienta??o t?cnica. Em compara??o com o mesmo per?odo de 2007, o n?mero de registros ? considerado pequeno. No ano passado foram 203 (leia o especial sobre as chuvas de janeiro de 2007).



foto da enchente na independ?ncia foto da enchente na independ?ncia foto da enchente na independ?ncia

Na Vila Olavo Costa e no bairro S?o Benedito foram registradas as duas ocorr?ncias mais graves. Uma das paredes de duas resid?ncias desabou em conseq??ncia ? queda de barrancos. Os moradores foram orientados a escorarem a laje e a ocuparem outros c?modos da casa. N?o ? necess?rio que eles desocupem o local.

Nas avenidas Rio Branco e Independ?ncia, no centro, houve reten??o de ?gua. Na Independ?ncia esquina com Esp?rito Santo, a ?gua chegou a cerca de tr?s cent?metros acima da cal?ada e invadiu alguns pr?dios.

foto da enchente na independ?ncia foto da enchente na independ?ncia foto da enchente na independ?ncia

Limpeza das ruas
O Demlurb est? realizando raspagem de lama, limpeza geral e lava??o em alguns pontos da cidade prejudicados pelas chuvas nesse final de semana. Os trabalhos foram concentrados na Rua Os?rio de Almeida, no Po?o Rico, e em pontos espec?ficos dos bairros Linhares e Jardim Ga?cho. Para a execu??o deste servi?o especial, o Demlurb est? trabalhando com cerca de 15 servidores, uma m?quina p? mec?nica, um caminh?o-ca?amba e um caminh?o-pipa. O objetivo ? possibilitar condi?es de passagem de ve?culos e de pedestres nos locais atingidos.

O Demlurb garante que, mesmo com este servi?o especial, nenhuma frente de trabalho foi prejudicada por causa das chuvas, e os servidores est?o atuando desde a manh? desta segunda-feira, dia 7, na limpeza geral e capina na Avenida JK, pr?ximo a Benfica, UBS do Bairro Milho Branco, Acesso Sul, trevo do Parque da Lajinha, ruas pr?ximas ao Est?dio Municipal Radialista M?rio Hel?nio, no Bairro Aeroporto.

Outros grupos executam capina e limpeza geral na Avenida Guadalajara, que tamb?m recebe pintura de meio-fio em toda a sua extens?o, e, ainda, prosseguem os servi?os nos bairros Jardim da Serra e Tr?s Moinhos.

O Demlurb est? realizando, ainda, capina mecanizada, utilizando ro?adeiras costais, nas margens do Rio Paraibuna, pr?ximo ao Bairro Barbosa Lage e no Acesso Sul, e retira ac?mulo de entulhos na Avenida Rivelli (acesso ao Bairro de Lourdes) e Terreir?o do Samba.

Fonte: Prefeitura