Prefeito de JF preso pela Pol?cia Federal Opera??o Pas?rgada, da PF, j? prendeu prefeitos, advogados, ju?zes por todo Brasil. Prefeito Alberto Bejani foi levado para a delegacia da PF em BH



Priscila Magalh?es
Rep?rter
S?lvia Zoche
Subeditora
09/04/2008

Por volta de 17h45 desta quarta-feira, 09 de abril, o prefeito de Juiz de Fora, Alberto Bejani, saiu da delegacia da Pol?cia Federal da cidade rumo a delegacia em Belo Horizonte. A Gettran montou um esquema de tr?nsito e fechou a Avenida Brasil para a passagem dos ve?culos. O carro onde estava Bejani passou no meio da popula??o, que aguardava a sa?da do prefeito da delegacia.

Durante cerca de seis horas, ele esteve na sala de depoimento com o delegado da PF de Belo Horizonte, Luiz Augusto, que coordenou a Opera??o Pas?rgada e o mandado de busca e apreens?o na cidade.

O delegado chefe da Pol?cia Federal em Juiz de Fora, Cl?udio Nogueira, diz que, durante o depoimento, o prefeito estava tranq?ilo e alegou inoc?ncia. "Todo o depoimento tomado aqui vai ser encaminhado para a Superintend?ncia da PF de Belo Horizonte e s? l? o fato vai ser esclarecido. N?o posso adiantar nada", diz.

Cl?udio Nogueira disse que o prefeito n?o precisou usar algemas por n?o ter resistido ? pris?o, nem oferecer periculosidade. Parte dos objetos apreendidos na casa de Alberto Bejani ser?o levados para a capital, acompanhando as viaturas da Pol?cia, al?m dos documentos que estavam na prefeitura.

Apreens?es

Durante uma busca na resid?ncia do prefeito Alberto Bejani, cinco armas - duas carabinas, duas pistolas (uma de uso restrito da PF) e um rev?lver - foram apreendidas. Ele prestou depoimento para o delegado Luiz Augusto sobre o porte ilegal de armas. Segundo Cl?udio Nogueira, o prefeito ? o ?nico preso na cidade. Cinq?enta policiais federais de outras cidades vieram a Juiz de Fora para a Opera??o.

Foto ... Foto ... Foto ...

Segundo a PF, o prefeito est? preso temporariamente por causa da Opera??o e, foi encaminhado para Belo Horizonte, juntamente com os outros prefeitos, para as investiga?es. Se for provado que a arma ? de Bejani, ele responder? por porte ilegal.

A quantia de R$ 1 milh?o 120 mil 390 tamb?m foi encontrada na casa do Prefeito e levada para a delegacia. Por volta de 14h30, a Pol?cia Federal usou um dos ve?culos apreendidos na propriedade de Bejani para levar o dinheiro encontrado em sua casa a um banco n?o revelado. A quantia foi depositada e o valor vai ficar ? disposi??o da justi?a.

Foto ... Foto ... Foto ...

Al?m do dinheiro, foram apreendidos dois caminh?es, tr?s quadriciclos, uma moto, um jipe, uma caminhonete F250, uma Ranger, um Golf e um ?mega, em sua casa e seu s?tio. Documentos apreendidos na prefeitura est?o sob posse da Pol?cia Federal. Parte dos objetos seguiram pra Belo Horizonte, junto com o comboio que levou Bejani. Eles v?o ser analisados na capital para comprovar liga??o com as investiga?es da opera??o. O prefeito vai cumprir pris?o tempor?ria de cinco dias, que pode ser prorrogada por mais cinco. Dependendo dos caminhos da investiga??o, a deten??o pode se transformar em preventiva.

A Opera??o em Juiz de Fora

Por volta de 12h20, desta quarta-feira, dia 09 de abril, o prefeito Carlos Aberto Bejani chegou ? delegacia da Pol?cia Federal de Juiz de Fora.

A Opera??o Pas?rgada, da Pol?cia Federal, est? cumprindo mandados de busca, apreens?o e pris?o, por todo pa?s. Est?o sendo investigados prefeitos, advogados, ju?zes, procuradores municipais, assessores e lobistas.

O prefeito Carlos Alberto Bejani ? um dos apontados pela opera??o, que investiga, h? cerca de oito meses, os envolvidos em fraudes, que podem ter gerado preju?zos de cerca de R$ 200 milh?es aos cofres p?blicos. A assessoria da prefeitura de Juiz de Fora, diz que as fun?es administrativas e de atendimento v?o ser mantidas. Novo pronunciamento s? vai acontecer quando as investiga?es forem conclu?das.

Foto ... Foto ... Foto ...

Dois andares da PJF, o da Comiss?o de Licita??o (4? andar) e o do Gabinete do prefeito (9? andar) foram lacrados pela PF na manh? desta quarta, dia 09.

O Delegado Cl?udio Nogueira frisou que a Opera??o Pas?rgada investiga a Prefeitura e os contratos firmados por ela. "Logo, o prefeito, como respons?vel pelos contratos tamb?m ? investigado. Pelas armas, ele responder? tamb?m e o processo vai ser distribu?do na justi?a comum aqui na cidade". Somente uma das armas apreendidas n?o possu?a registro.

Outras pris?es

Em Minas Gerais e Bahia h? outros mandados de pris?o para prefeitos, que, possivelmente, devem responder por crimes, como forma??o de quadrilha e corrup??o ativa e passiva. Segundo o departamento de Comunica??o Social da PF, em BH, na opera??o foram mobilizados 500 policiais federais. Eles cumpriram cem mandados de busca e apreens?o e outros 50 mandados de pris?o em Minas Gerais, na Bahia e no Distrito Federal. Comp?em as equipes de policiais 23 analistas de finan?as e controle da Controladoria Geral da Uni?o.

Entre os prefeitos presos, que j? foram divulgados na imprensa nacional, est?o:

  • Carlos Alberto Bejani (PTB), de Juiz de Fora (MG)
  • Demetrius Arantes Pereira (PTB), de Divin?polis (MG)
  • J?lio Cesar de Almeida Barros (PT), de Conselheiro Lafaiete (MG)
  • Jos? Eust?quio Ribeiro Pinto (DEM), de Cachoeira da Prata (MG)
  • Geraldo Nascimento (PT), de Tim?teo (MG)
  • Ademar Jos? da Silva (PSDB), de Vespasiano (MG)
  • Jos? Henrique Gomes Xavier (PR), de Minas Novas (MG)
  • Edson Said Rezende (DEM), de Erv?lia (MG)
  • Walter Tanure Filho (DEM), de Medina (MG)
  • Claudemir Carpe (PTdoB), de Rubim (MG)
  • Jos? Eduardo Peixoto (PSDB), de Salto da Divisa (MG)
  • Paulo Ernesto Pessanha da Silva (DEM), de Itabela (BA)
  • Carlos Luis de Novaes, de Almenara (MG)
  • Gilberto Balbino (PR), de Sobradinho (BA)