Quinta-feira, 10 de abril de 2008, atualizada ?s 13h01

Bejani est? preso em cela individual em Contagem. Vereadores se re?nem extra-oficialmente nesta quinta, dia 10 de abril



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Ap?s prestar depoimento na Pol?cia Federal, em Juiz de Fora, na tarde desta quarta-feira, 09 de abril, o prefeito Alberto Bejani foi levado para Belo Horizonte e, em seguida, para Contagem, onde cumpre pena tempor?ria na penitenci?ria Nelson Hungria. Segundo um de seus advogados, Winston Jones Paiva, ele est? em uma cela individual.

"A pris?o tempor?ria serve para impedir que o acusado desvie provas e induza testemunhas. ? uma atitude burocr?tica", diz o advogado. Segundo ele, provas est?o sendo recolhidas para mostrar que o prefeito n?o est? envolvido na libera??o irregular de recursos do Fundo de Participa??o dos Munic?pios (FPM), esquema desmantelado pela Pol?cia Federal nesta quarta, 09 de abril, na Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal.

Os advogados n?o v?o entrar com pedido de habeas corpus antes que o prazo da pris?o tempor?ria, de cinco dias prorrog?veis por mais cinco, chegue ao fim. Sobre o flagrante de posse ilegal de armas, Winston diz que os advogados pretendem pedir o relaxamento da pris?o. "Ele ganhou a arma de presente e n?o sabia que estava sem registro", diz.

Na C?mara

Enquanto os advogados do prefeito procuram documentos para provar sua inoc?ncia, os vereadores de Juiz de Fora procuram provas para comprovar o envolvimento de Bejani no caso. "Estamos juntando documentos para comprovar o envolvimento. N?o podemos tomar nenhuma decis?o precipitada para depois a justi?a absolver", explica a vereadora Rose Fran?a, l?der do governo na C?mara.

A vereadora esteve na prefeitura na manh? desta quinta, 10, a procura de provas. "Vamos fazer uma reuni?o extra-oficial nesta tarde. Situa??o e oposi??o est?o reunindo informa?es para marcarmos uma extraordin?ria em car?ter oficial e discutirmos a quest?o". A vereadora diz que ainda n?o chegou liminar pedindo o afastamento do prefeito. "Se tiver que ter impeachment, ele vai acontecer, desde que seja justo".

Segundo Rose Fran?a, informa?es n?o muito claras est?o aumentando as especula?es sobre o caso. "Ao mesmo tempo em que dizem que R$ 34 milh?es foram desviados da Prefeitura, dizem que esta quantia n?o chegou na cidade e que n?o havia d?vida com o INSS".