Cidade

Quinta-feira, 10 de abril de 2008, atualizada às 17h10

PJF está sem prefeito. Vice aguarda novidades do caso para não se precipitar



Priscila Magalhães
Repórter

Segundo informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, Juiz de Fora está sem Prefeito, já que o vice, José Eduardo Araújo, não assumiu oficialmente, o que foi confirmado por ele mesmo. "Durante dez dias, o cargo pode ficar vago", diz. Ele está esperando que passem os cinco dias da prisão temporária de Bejani. "Na segunda, 14 de abril, vamos ver como as coisas vão acontecer. Se ele for liberado, continua assumindo".

Segundo José Eduardo, se Bejani não for liberado na próxima segunda, as possibilidades legais vão ser analisadas. Ele diz que sabe da responsabilidade em assumir a Prefeitura, mas não vê com bons olhos, até o momento. "Se eu assumir o cargo, fico inelegível". Quando perguntado sobre a possibilidade de se candidatar para as eleições municipais deste ano, ele diz que, como prefeito, não tinha a intenção. "Mas tudo pode mudar", completa.

Ainda segundo a assessoria da Prefeitura, todos os departamentos estão funcionando normalmente e os secretários também estão respondendo. O 4º e 9º andares da Prefeitura, interditados pela Polícia Federal na manhã desta quarta, 09 de abril, foram liberados logo que os agentes deixaram o prédio. Nestes locais funcionam a Comissão de Licitação e o gabinete do Prefeito, respectivamente.

Para a OAB

Segundo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Juiz de Fora, Wagner Parrot, em qualquer ausência, o vice deve assumir. "Já que ele é o substituto, deve tomar posse, o que não quer dizer que tenha sido conduzido a Prefeito", explica.

O vice só é empossado como Prefeito quando o cargo deste último fica vago, a chamada vacância, o que só pode acontecer através do processo de impedimento, aberto pela Câmara, ou por decisão judicial. "Na ausência do Prefeito, por qualquer motivo, o vice entra em exercício".

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.