Quinta-feira, 10 de abril de 2008 atualizada ?s 10h

Apenas 3.126 pessoas fizeram o alistamento militar em Juiz de Fora. No Brasil, o alistamento tamb?m ? baixo e Governo quer propor novo plano



Renata Solano
*Colabora??o

O t?rmino do alistamento militar ? na quarta-feira, dia 30 de abril e, segundo dados da Junta Militar de Juiz de Fora, at? hoje, apenas 3.126 pessoas fizeram o alistamento. Para o secret?rio da junta Carlos Ant?nio Rodrigues Azalim, este n?mero est? muito baixo.

Para mudar essa realidade, o governo federal pretende fazer algumas altera?es no Plano Nacional de Defesa com o intuito de modificar o funcionamento das For?as Armadas no pa?s e dar novas fun?es aos militares. Entre as propostas est? a amplia??o da obrigatoriedade do servi?o militar, que pode at? mesmo incluir a presta??o de servi?os sociais.

Para Azalim, estas altera?es podem ser positivas. "Estamos com um n?mero de alistamento muito baixo e se aumentar a obrigatoriedade da presta??o de servi?o, seja ele militar ou social, j? ? uma forma de incluir mais pessoas na lista. Geralmente os jovens das classes C e D s?o a maioria, mas isso acontece porque eles n?o t?m profiss?o e v?em no servi?o militar uma oportunidade", comenta.

Por enquanto, o Plano tem apenas linhas gerais e vai ser apresentado ao presidente Luiz In?cio Lula da Silva no domingo, dia 7 de setembro. Al?m dessas altera?es, o plano prop?e uma nova fun??o para os militares. Atualmente, eles ajudam na log?stica e na intelig?ncia das a?es contra criminosos urbanos. Pela proposta, eles poderiam participar do combate ao crime nas ruas.

"Acho correto e vi?vel fazer essa altera??o, seria melhor at? para a sociedade brasileira que vai poder contar com nossa a??o contra os crime. Mas essa quest?o ? maior do que um plano, est? atrelada ? Constitui??o Federal, por isso vai ser preciso alter?-lo, bem como o estatuto das For?as Armadas", afirma Azalim.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF