Quinta-feira, 10 de abril de 2008, atualizada ?s 15h01

OAB defende o afastamento de Bejani at? que todo o processo seja conclu?do



Priscila Magalh?es
Rep?rter

At? que todo o processo de libera??o irregular de recursos do Fundo de Participa??o dos Munic?pios seja apurado pela justi?a, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-JF) defende que o prefeito de Juiz de Fora, Alberto Bejani, fique afastado do cargo. "Sua real participa??o deve ser apurada", afirma o presidente da OAB em Juiz de Fora, Wagner Parrot, que qualifica o acontecimento como uma vergonha. "Estamos perplexos. A cidade nunca teve seu nome colocado em um esc?ndalo como esse".

Al?m disso, ele defende que o prefeito deve prestar esclarecimentos para a sociedade, j? que seu patrim?nio e a fortuna encontrada em sua casa s?o demonstra?es de riqueza incompat?veis com o que recebe. "Ele tem algumas regalias que fazem aumentar seu sal?rio de R$ 15 mil por m?s, mas, mesmo assim, continua incompat?vel com sua mans?o, fazenda, carros e o dinheiro encontrado".

Sobre o fim do processo, Parrot diz n?o haver prazo, o que n?o impede que a C?mara Municipal entre com o pedido de impedimento de Bejani, que pode acontecer, tamb?m, por decis?o judicial. "Se, diante das irregularidades, os vereadores declararem que o prefeito n?o tem mais capacidade moral para governar, eles podem entrar com um processo de impeachment". Se isso acontecer ou se a justi?a determinar que o cargo est? vago, o vice ? conduzido a prefeito.

Parrot ainda v? o acontecimento por um lado positivo. "Espero que esse seja um processo de purifica??o para a pol?tica de Juiz de Fora, trazendo li?es para os pol?ticos e eleitores". Ele tamb?m espera que os vereadores trabalhem pelo bem da cidade quando forem tomar decis?es, independente de serem da oposi??o ou da situa??o.