Cidade

Sexta-feira, 11 de abril de 2008, atualizada às 18h21

Manifestação vai reunir juizforanos contra a corrupção na política



Priscila Magalhães
Repórter

Uma manifestação vai acontecer no calçadão da Rua Halfeld neste sábado, 12 de abril, a partir de 10h. Segundo o vereador José Soter Figueirôa, é um ato público, do qual vão participar partidos políticos, entidades de classe, centrais sindicais e a sociedade civil. "É um ato público e cívico para conter a corrupção e a favor da ética a política".

Entre as iniciativas estão movimentos como o dos caras pintadas, de grupos de teatro e a coleta de assinaturas a favor do impeachment do prefeito Alberto Bejani (PTB), preso na quarta-feira, 09 de abril, sob acusações de desvio de verba. "A população está exigindo que o acontecimento não termine em pizza", diz o vereador. Além de punir os culpados, Figueirôa é a favor de que os cofres públicos sejam ressarcidos.

CPI

Os 18 vereadores da Câmara Municipal assinaram na noite desta quinta-feira, dia 10, um requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Através dela, o envolvimento de Bejani com o esquema de liberação irregular de verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para cidades em débito com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O presidente da Câmara, vereador Vicentão, tem cinco dias para se manifestar a respeito do requerimento. A CPI vai ser composta por cinco vereadores, sendo dois da oposição - Bruno Siqueira (PMDB) e Rodrigo Mattos (PSDB), um independente - Isauro Calais (PMN), e dois da situação, sendo que somente um está definido, o José Emanuel (PSC). "O outro, provavelmente, é do DEM", completa o vereador.

Até a próxima segunda, 14, os nomes devem ser confirmados. "Entre quarta e quinta os trabalhos devem ser começados". O prazo para que as investigações terminem é de 45 dias, contados do início das investigações. "Vamos buscar conclusões concretas não só sobre o ocorrido, mas sobre o enriquecimento ilícito do Prefeito".

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.