Sexta-feira, 11 de abril de 2008, atualizada ?s 18h21

Manifesta??o vai reunir juizforanos contra a corrup??o na pol?tica



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Uma manifesta??o vai acontecer no cal?ad?o da Rua Halfeld neste s?bado, 12 de abril, a partir de 10h. Segundo o vereador Jos? Soter Figueir?a, ? um ato p?blico, do qual v?o participar partidos pol?ticos, entidades de classe, centrais sindicais e a sociedade civil. "? um ato p?blico e c?vico para conter a corrup??o e a favor da ?tica a pol?tica".

Entre as iniciativas est?o movimentos como o dos caras pintadas, de grupos de teatro e a coleta de assinaturas a favor do impeachment do prefeito Alberto Bejani (PTB), preso na quarta-feira, 09 de abril, sob acusa?es de desvio de verba. "A popula??o est? exigindo que o acontecimento n?o termine em pizza", diz o vereador. Al?m de punir os culpados, Figueir?a ? a favor de que os cofres p?blicos sejam ressarcidos.

CPI

Os 18 vereadores da C?mara Municipal assinaram na noite desta quinta-feira, dia 10, um requerimento para a instala??o de uma Comiss?o Parlamentar de Inqu?rito (CPI). Atrav?s dela, o envolvimento de Bejani com o esquema de libera??o irregular de verbas do Fundo de Participa??o dos Munic?pios (FPM) para cidades em d?bito com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O presidente da C?mara, vereador Vicent?o, tem cinco dias para se manifestar a respeito do requerimento. A CPI vai ser composta por cinco vereadores, sendo dois da oposi??o - Bruno Siqueira (PMDB) e Rodrigo Mattos (PSDB), um independente - Isauro Calais (PMN), e dois da situa??o, sendo que somente um est? definido, o Jos? Emanuel (PSC). "O outro, provavelmente, ? do DEM", completa o vereador.

At? a pr?xima segunda, 14, os nomes devem ser confirmados. "Entre quarta e quinta os trabalhos devem ser come?ados". O prazo para que as investiga?es terminem ? de 45 dias, contados do in?cio das investiga?es. "Vamos buscar conclus?es concretas n?o s? sobre o ocorrido, mas sobre o enriquecimento il?cito do Prefeito".