Cidade

Sexta-feira, 11 de abril de 2008, atualizada às 13h01

Vice-prefeito de JF assume cargo de prefeito em exercício



Priscila Magalhães
Repórter

O vice-prefeito José Eduardo Araújo dos Santos assumiu o cargo de prefeito em exercício na manhã desta sexta-feira, 11 de abril, ao contrário do que informou na quinta, dia 10. "Eu não me neguei a assumir, só estava em respeito às leis e aguardando os fatos que poderiam acontecer até a próxima segunda", diz

Ele assinou um documento comunicando a posse à Câmara Municipal, já que o prefeito Alberto Bejani está impedido de exercer o mandato desde quarta-feira, 09, quando foi preso em sua residência pela Polícia Federal. José Eduardo assume temporariamente com o objetivo de dar prosseguimento aos atos administrativos.

Ele disse que não vai haver mudanças no alto escalão. "Não sou o prefeito da cidade, estou em exercício como prefeito e as mudanças não estão ao meu alcance". Para ele, a Prefeitura não ficou abalada com o acontecimento e preferiu não opinar sobre a inocência de Bejani. "Não sei se ele é inocente". Sobre o assunto ele também disse que não tem conhecimento do repasse de dinheiro para a Prefeitura e não sabe se realmente houve desvio. "Na segunda, vamos nos reunir e vou me inteirar dos fatos", completa.

José Eduardo se diz mais do que bem preparado para assumir provisoriamente o executivo. "Sou advogado, administrador e trabalhei na última administração". Com a posse, o vice-prefeito não pode ser eleito para ocupar o mesmo cargo nas próximas eleições e não confirmou que vai concorrer ao cargo de prefeito. "Não sei o dia de amanhã".

O procurador geral do município, Leon Gilson Alvim, diz que não há nenhum impedimento para que Bejani reassuma o cargo quando sair da prisão. "Se ele sair, o vice entrega o cargo", diz Leon. E José Eduardo completa. "Na mesma hora passo o cargo". Segundo Leon, se houver o pedido de afastamento de Bejani, o vice assume como prefeito.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.