De 05 a 10 de junho de 2006

Por


::JFHoje
De 05 a 10 de junho de 2006



Opera??o de urg?ncia faz Mc Marcinho trocar data de show em Juiz de Fora
09/06/06 - O show de Mc Marcinho, tamb?m conhecido como pr?ncipe do funk carioca, teve a data transferida. O rapper iria se apresentar na cidade na pr?xima segunda-feira, dia 12 de junho, para quem quisesse curtir a data de comemora??o do dia dos namorados ao som do funk.

O show agora est? marcado para a quinta-feira do feriado, dia 15 de junho e de acordo com o produtor do evento Marcelo Foga?a, sem chance de nova transfer?ncia. O motivo da mudan?a est? relacionado h? uma opera??o de urg?ncia que o cantor vai ter que realizar, e que foi marcada exatamente para a primeira data do show em JF.

Marcinho retirou um pino colocado em sua perna e, pelas informa?es que foram repassadas ao produtor do evento em Juiz de Fora, teve complica?es. Depois dos problemas ele teve que ser internado e aguarda, j? no hospital, a opera??o que vai acontecer na segunda.

A assessoria de imprensa do cantor n?o informou o tipo de opera??o que o funkeiro dever? passar. Mas o produtor local adiantou que parece ser um enxerto na perna atingida no acidente que o cantor sofreu, em abril desde ano.

  • Saiba mais sobre o show de Mc Marcinho em JF

    Feriados incluem e modificam eventos cat?licos na cidade
    09/06/06 - Na pr?xima semana os juizforanos v?o desfrutar de dois feriados. Na ter?a- feira, dia 13 de junho, o feriado local guarda o dia do padroeiro da cidade, Santo Ant?nio. A comemora??o cat?lica do Santo conhecido por seu poder casamenteiro acontece logo ap?s o dia dos namorados.

    Na quinta, dia 14, o feriado acontece em raz?o do Corpus Christi. A data ? de grande import?ncia para a religi?o e assim como o dia do padroeiro da cidade, j? modifica e inclui novos eventos na agenda cat?lica da cidade.

    As comemora?es de Santo Ant?nio j? come?aram. Missas tem?ticas j? est?o sendo realizadas at? a pr?xima ter?a-feira, no Semin?rio Santo Ant?nio, nas par?quias e na Catedral Metropolitana. Durante esse per?odo barraquinhas e gincanas tamb?m passam a fazer parte do calend?rio das igrejas onde ser?o realizadas as celebra?es.

    A Catedral promove at? segunda, dia 12, a novena em honra a Santo Ant?nio. E o semin?rio, at? na ter?a, a trezena em honra a seu padroeiro. Esse ano, em raz?o das comemora??oes do anivers?rio de 80 anos da funda??o do Semin?rio, as atividades e missas acontecem em maior n?mero no local.

    O grande destaque da comemora??o crist? est? na prociss?o que acontece na quinta-feira, dia 15, que vai sair do Semin?rio Santo Ant?nio e seguir? em dire??o ? Catedral Metropolitana. Nesse mesmo dia, o Semin?rio Santo Ant?nio realiza missas para os fi?is que queiram fazer sua adora??o.

    O Corpus Christi ? realizado ap?s a Festa da Sant?ssima Trindade, que acontece no primeiro domingo depois do Pentecostes, encerrando o per?odo pascal da Igreja Cat?lica. Segundo o coordenador arquidiocesano de pastoral, Padre Luiz Carlos de Paula, este ? o momento para os cat?licos manifestarem publicamente a f? em Cristo presente na h?stia e vinho consagrados.

    C?digo de Posturas volta para o plen?rio
    08/06/06 - Deve entrar em segunda vota??o no per?odo legislativo da C?mara Muncipal desse m?s o projeto de lei do Executivo que institui o C?digo de Posturas do Munic?pio. Depois de passar pelas comiss?es t?cnicas de Legisla??o, Justi?a e Reda??o; Finan?as, Or?amento e Fiscaliza??o Financeira; Urbanismo, Transporte, Tr?nsito e Meio Ambiente; Educa??o, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e Abastecimento, Ind?stria, Com?rcio, Agropecu?ria e Defesa do Consumidor, finalmente o texto volta ao plen?rio. Nesse longo caminho, foram 61 emendas colocadas. As mais pol?micas delas falam sobre o hor?rio de funcionamento do com?rcio, ponto que atravanca as vota?es h? anos. O C?digo de Posturas em vigor na cidade ? do distante ano de 1978. Leia mat?ria sobre o C?digo.

    Cem quilos de sab?o para lavar o Cal?ad?o
    08/06/06 - Cerca de 100 quilos de sab?o ser?o utilizados para a limpeza do Cal?ad?o da Rua Halfeld, que a Prefeitura far? nesta sexta-feira, dia 9 de junho, a partir das 22h. O Demlurb, que vai executar o trabalho, utilizar? vassouras e jatos de alta press?o para remover a sujeira acumulada na via. Normalmente o Demlurb j? executa esse trabalho de limpeza ?s sextas-feiras, cada vez em um ponto da cidade. Al?m da Rua Halfeld, que recebe a a??o amanh?, as ruas S?o Jo?o, Mister Moore, Marechal Deodoro, e os pontos de ?nibus da Rio Branco e da Get?lio Vargas e as galerias centrais da cidade tamb?m est?o sendo limpos pela Demlurb periodicamente.

    As galerais laterais ao Cine Theatro Central recebem lava?es em outros dias da semana, j? que est?o sempre mais sujas que as oturas vias. Todos os dias ? feito algum tipo de limpeza e um trabalho intensivo ? realizado sempre ?s segundas-feiras.

    1? etapa da vacina??o contra poliomielite
    08/06/06 - Neste s?bado, 10 de junho acontece a primeira etapa da vacina??o contra poliomielite em todo Brasil. A expectativa do Minist?rio da Sa?de ? atingir mais de 17 milh?es de crian?as de zero a cinco anos no Brasil. Em Juiz de Fora, a chefe do Departamento de Vigil?ncia Epidemiol?gica, S?nia Rodrigues, espera que 39 mil crian?as sejam vacinadas. Para isso, 104 postos de sa?de e 700 profissionais da Sa?de v?o estar preparados para a demanda. O slogan deste ano ? O seu filho quer duas gotinhas da sua aten??o. "O Minist?rio da Sa?de define que 95% das crian?as devem ser vacinadas", diz. A segunda etapa j? tem data marcada, 26 de agosto (s?bado).

    Campanha "Posse respons?vel" de animais
    08/06/06 - Com o objetivo de reduzir o n?mero de animais abandonados nas ruas de Juiz de Fora, foi lan?ada a campanha "Posse Respons?vel". A equipe de educa??o em sa?de da Zoonoses come?ou a distribuir folders orientando os donos de c?es e gatos em mutir?es de sa?des, que acontecem aos domingos, inclusive, com aplica??o da vacina anti-r?bica. Os visitantes do canil municipal recebem o material gr?fico tamb?m. Entre os dez mandamentos da posse respons?vel est?o as seguintes defini?es: vacinar o animal anualmente com as anti-r?bica e polivalente, combater as verminoses semestralmente, banhos regulares, escova??o da pelagem e alimenta??o saud?vel. N?o abandonar nem maltratar os animais. Atos de crueldade s?o crimes previstos no decreto-lei n? 24645 de 10/07/1934.

    Entrega do VI Pr?mio Denatran de Educa??o
    08/06/06 - Foram 121 inscritos no VI Pr?mio Denatran de Educa??o nas escolas municipais de Juiz de Fora: 33, em Educa??o Infantil; 51, na a categoria de 1? a 4? s?ries; 13, 3? e 4? s?ries; seis, de 5? a 6? s?ries e 10 de 7? a 8? s?ries; e oito, na categoria Educador. No dia 08 de junho (quinta), ?s 15h, no Centro de Forma??o do Professor (Avenida Get?lio Vargas, 200), 16 pr?mios ser?o entregues, entre trof?us e certificados. A inten??o do concurso ? estimular crian?as, jovens educadores, profissionais de tr?nsito e profissionais de comunica??o a falaream sobre o tr?nsito de sua cidade e existem categorias nacional, estadual e municipal.

    O 1? colocado na subcategoria Educa??o Infantil foi Alex Firmino da Silva Ventura, da Escola Municipal Arlette Bastos de Magalh?es. O tema foi "Meios de transporte sob a forma de desenho ou pintura". Na subcategoria 1? e 2? s?ries, o 1? colocado foi Rafael de Mendon?a Ribeiro, da Escola Estadual Francisco Bernardino. O tema foi "O Tr?nsito na minha Cidade".

    O tema "Cinto de Seguran?a ? para todos" foi para as categorias de 3? e 4? s?ries e o 1? lugar foi a aluna Scarllet Laura Gon?alves da Silva, da Escola Municipal Cec?lia Meireles. Na subcategoria 5? e 6? s?ries, a aluna Renata Cristina de Oliveira Grosman ganhou com o tema "Direitos e Deveres do Cidad?o no Tr?nsito", pela Escola Municipal Cec?lia Meireles.

    O tema "?lcool e Velocidade no Tr?nsito" foi desenvolvido pelos alunos de 7? e 8? s?ries. Camila Pinheiro do Nascimento, da Escola Estadual Padre Frederico Vienken, tirou o 1? lugar. A professora Maria Jos? Scheneider Valentim, da Escola Municipal Padre Wilson, ganhou a 1? coloca??o desenvolvendo o tema "Solid?rios no Tr?nsito". A professora Cl?udia Alvim recebe certificado de Men??o de Honra pelo trabalho com o tema "Uma Educa??o para a Paz no Tr?nsito".

    Pol?cia apreende 40 quilos de maconha em JF
    07/06/06 - Atrav?s de uma a??o conjunta da Divis?o de T?xicos e Entorpecentes da S?tima DP com a DP de Homic?dios, foram apreendidos na madrugada desta quarta-feira, 07 de junho, aproximadamente 40 quilos de maconha.

    A droga estava sendo transportada por H?lio Valentino da Costa que trazia o entorpecente escondido em um Citroen. Metade da droga encontrada pelos policias estava escondida em um fundo falso do assoalho do porta-malas do carro, que, segundo informa?es, vinha do estado do Paran?.

    Imagina-se que a droga chegava na cidade para abastecer os traficantes locais, j? que o suspeito de tr?fico afirmou que deixaria a encomenda em um posto de gasolina do bairro Vila Ideal.

    No carro com H?lio Valentino estavam tamb?m uma mulher e tr?s crian?as, com quatro, oito e treze anos de idade.

    Lote de restitui??o do Imposto de Renda sai na quinta
    07/06/06 - O primeiro lote de restitui??o do Imposto de renda da Pessoa F?sica 2006 (ano base 2005) ser? liberado nesta quinta-feira, dia 8 de junho, para contribuintes de todo o Brasil. No total, 1,2 milh?es de pessoas receber?o de volta, no dia 16, cerca de R$ 1,3 bilh?es. A maior parte desses contribuintes que est?o inclu?dos no primeiro lote s?o idosos. Do total, 913 mil possuem idade igual ao superior a 60 anos de idade. A op??o por pagar os idosos antes ? para cumprir o Estatudo do Idoso.

    Quem quiser saber se j? est? presente neste lote de restitui??o pode ligar para o Receitafone, no telefone 0300-78-0300 ou acessar o site www.receita.fazenda.gov.br. A consulta estar? dispon?vel a partir das 8h da quinta-feira, dia 8.

    Ao todo, segundo a Receita, foram liberadas 13.596.098 declara?es. Dessas, 10.058.913 foram para contribuintes que tiveram saldo zero de imposto. Outras 2.314.951 s?o de pessoas que ter?o imposto a pagar. S? elas contribuir?o com mais de R$3,6 bilh?es ? Receita Federal.

    Em rela??o ao lote de restitui?es que ser? liberado no dia 8, o dinheiro s? estar? dispon?vel para saque no dia 16. Quando chegar, o valor estar? corrigido em 2,28%. A porcentagem ? referente ? taxa Selic de maio e junho. Mesmo que o contribuinte demore a sacar, o valor n?o ter? mais nenhum acr?scimo. A restitui??o fica disponivel por um ano. Se nesse tempo o contribuinte n?o recolher a quantia, ter? que ped?-la atrav?s de um formul?rio eletr?nico.

    Para os contribuintes que n?o informaram na declara??o a conta corrente para o cr?dito da restitui??o, a recomenda??o ? para que procure a ag?ncia do banco do Brasil ou ligue para 4004.0001 nas capitais e 0800-729-0001 no interior, pedindo a transfer?ncia do dinheiro para qualquer banco em que tenha conta corrente.

    Aplica??o de tr?plice viral durante a Copa
    07/06/06 - Como a Organiza??o Mundial de Sa?de (OMS) alertou que alguns pa?ses europeus, inclusive a Alemanha, recentemente registraram casos de sarampo, o Minist?rio da Sa?de come?ou a distribuir mais de um milh?o de doses da Tr?plice Viral (contra sarampo, caxumba e rub?ola). Em Juiz de Fora, a Secretaria de Sa?de, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA) avisa que todas as Unidades B?sicas de Sa?de (UBSs) est?o preparadas para aplicarem a vacina Tr?plice Viral e outras, caso necess?rio. Essa vacina??o ? indicada para todas as pessoas - adultos ou crian?as - que n?o tenham recebido a dose e tem validade pela vida inteira. A chefe do Departamento de Vigil?ncia Epidemiol?gica, S?nia Rodrigues, avisa sobre a import?ncia de quem for viajar para o exterior se imunizar, j? que o Brasil n?o possui registros de sarampo desde 2000.

    Guitarrista do Detonautas, morre em tentativa de assalto

    06/06/06 - Rodrigo Netto, de 29 anos, guitarrista da banda Detonautas, foi morto na noite deste domingo numa tentativa de assalto na Avenida Marechal Rondon, no Rocha, Zona Norte do Rio. Ele estava dirigindo um Astra, acompanhado do irm?o, Rafael Netto, 31 anos, e da av?.

    Um outro Astra teria emparelhado com o carro de Rodrigo, na tentativa de roub?-lo. O guitarrista da banda de rock teria acelerado, para tentar fugir, e os bandidos abriram fogo.

    O irm?o do guitarrista, Rafael, e uma senhora, identificada como Geralda Marli Vieira, de 55 anos, que estava num ponto de ?nibus foram baleados. Ele est? sendo operado no Hospital do Andara?, mas n?o corre risco de vida. A av? do m?sico, que tamb?m estava no carro, n?o foi atingida.

    Rodrigo e os m?sicos do Detonautas fizeram um show em Juiz de Fora na ?ltima quinzena. A banda de rock e os mineiros do Jota Quest se apresentaram no terceiro dia da Festa Country. De acordo com a agenda de show da banda, dispon?vel no site oficial do grupo, Juiz de Fora foi a antepen?ltima cidade que o guitarrista se apresentou.

  • Leia a entrevista cedida pelos Detonautas ? equipe da ACESSA.com

    10 mil doses s?o importadas da Argentina para conter a meningite em Muria?
    06/06/06 - A reuni?o de ontem (05/06), entre os m?dicos de Muria? e os profissionais da Secretaria de Estado da Sa?de (SES), decidiu car?ter de urg?ncia para a vacina??o contra o surto de meningite que ocasionou seis mortes e mais de 20 casos da doen?a, na cidade.

    A vacina??o ? a forma mais eficaz de preven??o, por?m essa a??o s? pode ser utilizada quando ? diagnosticado o tipo da doen?a. Somente nos ?ltimos tr?s casos, ocorridos recentemente, ? que foi detectada a presen?a da bact?ria Neisseria meningitis tipo C que ataca o sistema nervoso, ? transmitida pelo ar, quando h? contato com uma pessoa infectada, e pode matar em poucas horas.

    Ser?o necess?rias 49 mil doses da vacina contra a meningite para atender a popula??o de Muria?, mas o Minist?rio da Sa?de disp?e de apenas 43 mil doses. Por isso, j? foi providenciada a importa??o de mais dez mil doses da Argentina em car?ter de urg?ncia. A vacina??o ir? come?ar nesta quarta-feira, dia 07 de junho (veja os locais de vacina??o) em 18 postos de sa?de e nas escolas. A Cl?nica da Crian?a, de Juiz de Fora, tamb?m montou um posto no Centro M?dico, da Rua S?o Pedro. Ser?o distribu?das dois tipos de vacinas: crian?as de dois meses a um ano receber?o tr?s doses, com intervalo de dois meses cada. As de um ano a dois apenas uma dose que confere imunidade permanente. A partir de dois anos at? 30 anos de idade, a vacina AC, com imunidade at? cinco anos.

    A diretora de Vigil?ncia Epidemiol?gica da SES, Patr?cia Botelho, ressaltou que a epidemia ? localizada, por isso alerta que os moradores das cidades vizinhas n?o devem ir a Muria? se vacinar, j? que correr?o, desnecessariamente, o risco de infec??o. Ser? montada uma opera??o do ex?rcito, pol?cia militar, bombeiros e pol?cia rodovi?ria federal, inclusive para fazer barreira nas estradas, solicitando que n?o se dirijam ? Muria? para receber a vacina.

    A vacina tem 85% de imuniza??o e demora 15 dias para fazer efeito. Neste per?odo os m?dicos aconselham evitar locais fechados e aglomera?es. Novos casos ainda podem ocorrer. Apesar disso, as aulas n?o ser?o suspensas. Espera-se que at? ter?a-feira, dia 13 de junho, todos os alunos em idade escolar estejam vacinados.

    05 de junho: o dia mais frio de 2006, at? agora
    05/06/06 - Se voc? teve a impress?o que tirou o casaco mais pesado do guarda-roupa hoje, porque sentiu mais frio que o costume, n?o imagine que foi apenas mais um dia gelado: a ?ltima segunda-feira, 05 de junho registrou a temperatura mais baixa de 2006.

    A conclus?o ? do Laborat?rio de Climatologia de Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que apontou a temperatura de 8,8 graus ?s sete horas desta segunda como sendo a mais baixa dos ?ltimos tempos.

    De acordo com o pesquisador e meteorologista, Claudemir de Azevedo Felix, as temperaturas permanecem baixas at? a pr?xima quinta-feira, 08 de junho, at? que a massa de ar frio se desloque para o oceano.

    Cemig ter? que indenizar promotor de eventos de Ub?
    05/06/06 - A Cemig ter? que pagar uma indeniza??o total de R$ 9.756,00 a um estudante e promotor de eventos da vizinha cidade de Ub?, por causa de um corte de energia que inviabilizou a realiza??o de uma festa h? mais de tr?s anos, em uma noite de Natal.

    O evento estava acontecendo no dia 24 de dezembro de 2002 e come?ou ? meia noite. Alguns minutos depois ocorreu o corte de energia, com a luz s? retornando depois de quase duas horas. Na ?poca os promotores do baile procuraram uma justificativa junto ? Cemig, que alegou n?o ter previs?o para o retorno do servi?o.

    Assim, os organizadores entraram na Justi?a, pedindo uma indeniza??o por danos morais e outra por danos materiais. Al?m do constrangimento, eles cobraram os preju?zos com a devolu??o de ingressos, perda de alimentos e bebidas compradas para a realiza??o do baile.

    A Cemig alegou que o motivo do corte de energia foram as fortes chuvas que teriam ca?do na cidade, mas testemunhas contaram no processo que n?o houve chuva na data do evento. A empresa p?blica recorreu da decis?o mas os desembargadores Jos? Am?ncio, Ot?vio Portes e Mauro Soares de Freitas confirmaram a senten?a anterior e condenaram a empresa ao pagamento de R$ 5.000,00 por danos morais e mais R$ 4.756,00 por danos materiais. De acordo com Jos? Am?ncio, relator do processo, na justificativa de seu voto "o corte de energia ocorreu simplesmente por v?cio na presta??o do servi?o de fornecimento, gerando a responsabiliza??o objetiva da concession?ria de servi?o p?blico"

    Escolas de Muria? suspendem as aulas at? in?cio da vacina??o para conter o surto de meningite na cidade
    05/06/06 - As escolas de Muria? suspenderam as aulas, at? que a Secretaria de Sa?de inicie a campanha de vacina??o, para conter o surto de meningite na cidade. Mais de 22 casos j? foram registrados e seis mortes confirmadas. Hoje, mais duas crian?as foram internadas no Centro de Terapia Intensivo (CTI) da Casa de Sa?de de Muria?. Os t?cnicos e profissionais da sa?de ir?o se reunir com a classe m?dica da cidade, para organizar e coordenar a vacina??o que deve acontecer o mais r?pido poss?vel. A inten??o ? vacinar pessoas de 2 a 30 anos. "Ser?o vacinadas cerca de 53 mil pessoas menores de 30 anos, pois ? nesta faixa et?ria que se concentra a maioria dos casos. 32 postos de vacina??o estar?o ? disposi??o e a campanha durar? mais de uma semana. A popula??o pode ficar tranq?ila, pois h? vacina para todos e tempo h?bil para tom?-la", ressaltou a superintendente de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Sa?de, Val?ria Rodrigues.

    As inscri?es para a Olimp?ada Brasileira de Matem?tica das Escolas P?blicas v?o at? sexta
    05/06/06 - Quem leu a mat?ria do estudante Alexandre Chapiro sabe que ele participou da 1? Olimp?ada de Brasileira Matem?tica das Escolas P?blicas (OBMEP), que aconteceu em 2005. Como segundo colocado, em Minas Gerais, ele aconselha qualquer estudante a participar, mesmo que n?o goste da mat?ria. Quem optar por seguir o conselho de Alexandre, tem at? dia 9 de junho (sexta) para se inscrever na 2? OBMEP. O objetivo do Minist?rio da Ci?ncia e Tecnologia, do Instituto de Matem?tica Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matem?tica (SBM) ? descobrir novos talentos para a ci?ncia e a tecnologia, de alunos de 5? a 8? s?rie do Ensino Fundamental, e do Ensino M?dio.

    As escolas que resolverem inscrever seus alunos pelo Correio, devem pegar a ficha de inscri??o e enviar para em formato de carta?resposta, e envi?-la para o endere?o: Impa ? Obmep - Estrada Dona Castorina, 110. CEP 22.460-320, Rio de Janeiro, RJ. Pela internet, ? s? preencher a ficha, com o c?digo da escola (8 d?gitos), fornecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An?sio Teixeira (Inep/MEC). Caso n?o possua o c?digo, consulte a secretaria de educa??o estadual ou municipal ou acesse a p?gina eletr?nica do Inep.

    A primeira fase da olimp?ada est? marcada para o dia 29 de agosto (ter?a) e a segunda, 18 de novembro (s?bado). Nesta fase, somente 5% dos estudantes com maior pontua??o, de cada n?vel, em cada escola, vai participar. Mais informa?es pelos n?meros (21) 2529-5084 e 0800-616161 ou no site da OBMEP.