S?bado, 12 de abril de 2008, atualizada ?s 13h01

Ato P?blico mobiliza juizforanos contra a corrup??o na pol?tica e marcam outra manifesta??o para segunda, dia 14 de abril



Daniele Gruppi
Rep?rter

Um ato p?blico mobilizou os juizforanos no cal?ad?o da Rua Halfeld, nesta s?bado, dia 12 de abril, a organiza??o estima que cerca de 300 pessoas participaram do movimento.

Promovido por entidades partid?rias, como PSB, PCB, PSTU, PSOL, PMDB; sindicatos e classe art?stica, a inicitativa teve como objetivo alertar a popula??o para a corrup??o na pol?tica e tamb?m para a situa??o de Juiz de Fora, que teve o prefeito Alberto Bejani (PTB), preso na ?ltima quarta-feira, 09 de abril, sob acusa??o de desvios de verba.

Outra manifesta??o est? marcada para a pr?xima segunda-feira, dia 14 de abril, ?s 16h, na Escadaria da C?mara Municipal.

Foram feitas panfletagens e recolheu-se assinaturas a favor do impeachment do prefeito. Segundo o vereador Jos? Soter Figueir?a, o ato p?blico ? importante para o momento que a cidade passa. "? a popula??o atenta e ativa na vida pol?tica. ? poss?vel tirar da Prefeitura quem est? envolvido em bandaleiras".

Para o ator Gueminho Bernardes, Juiz de Fora est? ferida com as den?ncias que foram feitas. "? preciso investigar os contratos da Prefeitura e limpar a cidade das falcatruas. N?o ? s? o Bejani que est? envolvido em fraudes, tem mais pessoas com ele na cidade e fora dela".

O estudante Jonas Tiago acredita que se trata de um primeiro passo para que as provid?ncias de tirar do poder quem est? sendo indiciado sejam tomadas. A assistente social Viviane Souza Pereira espera que a C?mara Municipal tenha consci?ncia pol?tica e social de ter uma atitude diante do caso.

O advogado Rafael Pimenta concorda que o processo de impeachment tenha que ocorrer. "A popula??o tem que fazer press?o para que o prefeito Alberto Bejani fique fora da administra??o da cidade at? o final das apura?es das den?ncias e, sendo comprovadas, que ele perca o mandato".

Foto da lista de abaixo-assinado Foto de faixa no ato p?blico Foto de cartaz pedindo impeachment
Instala??o da CPI

Segundo Figuer?a, o vereador Vicent?o tem at? a pr?xima ter?a-feira, dia 15 de abril, para se manifestar acerca do requerimento que 18 vereadores da C?mara Municipal assinaram para a instala??o de uma Comiss?o Parlamentar de Inqu?rito (CPI). Atrav?s dela, o envolvimento de Bejani com o esquema de libera??o irregular de verbas do Fundo de Participa??o dos Munic?pios(FPM) para cidades em d?bito com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai ser investigado.

"Existem outras den?ncias, al?m de desvios de verbas, como a de contrato de empresas sem licita??o e enriquecimento il?cito. N?o ? poss?vel que um prefeito com sal?rio de 14 mil bruto possa ter acumulados tantos bens em tr?s anos de governo".

Figuer?a afirma tamb?m que h? um ano e meio a C?mara Municipal j? tinha tentado abrir uma CPI para investigar o contrato da Prefeitura com uma empresa, no valor de R$ 6milh?es de reais, que, posteriormente, foi renovado pelo mesmo valor. "T?nhamos que recolher no m?nimo sete assinaturas e, ?amos conseguir, se um vereador n?o retirasse de ?ltima hora a sua assinatura".