Ter?a-feira, 15 de abril de 2008, atualizada ?s 14h39

Fiscais da Receita mant?m a greve mesmo sob amea?a de corte no ponto



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Os fiscais da Receita Federal se reuniram nesta segunda-feira, 14 de abril, e decidiram manter a greve, que j? dura 28 dias. "Achei que essa greve seria mais r?pida, mas ela est? mais forte, mesmo com a possibilidade de haver corte de ponto", diz o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, Adriano Brand?o.

Os fiscais lutam por remunera??o em forma de subs?dio e pelo alinhamento com as carreiras t?picas de estado, como delegados, procuradores e ju?zes. "S? queremos que o governo cumpra o que nos prometeu em setembro do ano passado". Atualmente, a remunera??o da categoria depende de metas de arrecada??o, nomeado, por Brand?o, como colcha de retalhos. "? invi?vel trabalhar dessa forma, pois n?o sabemos quanto vamos ganhar", completa.

S?o cerca de 140 funcion?rios em Juiz de Fora e regi?o e 30% deles est?o trabalhando, conforme prev? a lei. "? uma greve respons?vel", garante o dirigente, dizendo que ela ? um direito legal. A categoria conquistou, na justi?a, o direito de greve, sem que houvesse press?es e corte no ponto. Por?m, a Advocacia Geral da Uni?o recorreu ao Superior Tribunal Federal (STF) e o ponto pode ser cortado. "O movimento foi exacerbado", completa Adriano.

Com a greve, os servi?os de controle das exporta?es e importa?es ficam prejudicados, assim como o julgamento de processos administrativos, a an?lise de processos e a fiscaliza??o. De setembro de 2007 at? abril desse ano, foram cerca de 20 reuni?es com o governo para resolver o impasse, mas as negocia?es n?o avan?aram.