Mais de 500 capitções do Ex?rcito participam de curso em Juiz de Fora

Por

Segunda-feira, 20 de setembro de 2010, atualizada às 16h30

Mais de 500 capitães do Exército participam de curso em Juiz de Fora

Pablo Cordeiro
Repórter

A partir da próxima terça-feira, 21 de setembro, até a sexta, 24, 526 oficiais do Exército Brasileiro, provenientes da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), sediada no Rio de Janeiro (RJ), irão realizar atividades militares em Juiz de Fora. O curso de aperfeiçoamento de oficiais é restrito aos capitães e, além das patentes nacionais, 28 estrangeiros da Argentina, do Chile, do Equador, do Paraguai, do Suriname, do Uruguai e da Venezuela também participarão do treinamento. 

De acordo com o instrutor e oficial de Comunicação Social do Exército, capitão Luiz Salviano, nesta etapa do curso, que tem duração de dois anos, o aluno virá a Juiz de Fora executar o aprendizado da sala de aula. Em comparação com o ensinamento civil, Salviano pontua que o curso será uma espécie de pós-graduação. "O aluno sai com o nível tático e entra no planejamento. Eles realizam operações ofensivas e defensivas de combate", exemplifica. "Dois fatores qualificam Juiz de Fora: o Exército necessita de uma logística compatível e o terreno propriamente dito de Juiz de Fora."

Os militares irão realizar os exercícios, especificamente o módulo defensivo, na cidade e ao redor dela. O treinamento visa a atualização e a ampliação dos conhecimentos de todos os oficiais formados pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e pela Escola de Saúde do Exército (EsSEx) ao atingirem o posto de capitão.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken