Cobran?a de interven?es na ?rea sudeste da cidade Secret?rios da PJF t?m 15 dias para dar in?cio ?s pr?ticas de manuten??o nos bairros depois de terem feito tour pela regi?o juntamente com o prefeito


Marinella Souza
*Colabora??o
06/08/2008

A regi?o sudeste de Juiz de Fora est? marcada por problemas relacionados ? limpeza e o prefeito Jos? Eduardo Ara?jo reuniu parte do seu secretariado na manh? desta quarta-feira, 06 de agosto, para conhecerem a realidade da regi?o.

Segundo o prefeito, depois de conhecidos os problemas o prazo ? de 15 dias para que os secret?rios d?em in?cio ?s interven?es necess?rias. "Meu objetivo com esse passeio ? mostrar para os secret?rios os problemas vividos pela regi?o. N?o quero que eles esque?am o que viram. Daqui 15 dias vou voltar aqui sozinho para vistoriar", afirma.

O prefeito j? havia passado pelos bairros para identificar os problemas e saber o que cobrar de cada um dos seus secret?rios.

O prefeito ressalta a import?ncia da participa??o da popula??o na manuten??o dos servi?os que v?o ser feitos a partir de agora. Est? prevista para setembro uma campanha educatiba da popula??o em rela??o ? limpeza, j? que fatores simples como o hor?rio de coleta de lixo, n?o s?o respeitados, facilitando a sujeira das ruas.

Ele pretende que a Cesama, a Empav e o Demlurb ajam em conjunto para realizar as interven?es e garante que essas benfeitorias n?o dependem de verbas para serem realizadas. "Tem quem possa fazer isso. N?o custa dinheiro, custa boa vontade e educa??o, se custasse dinheiro eu n?o estaria aqui".

Surpresa

Em visita ao bairro Floresta, Jos? Eduardo Ara?jo e sua equipe ficaram positivamente surpreendidos. Al?m de uma Unidade B?sica de Sa?de (UBS) limpa, organizada e abastecida de rem?dios, encontraram um posto m?dico que serve de suporte para a UBS que atende a popula??o do Floresta e tamb?m do bairro Jardim Esperan?a. "Isso prova que quando a popula??o colabora, o bairro funciona", diz o prefeito.

Foto de prateleira de rem?dios E boa vontade n?o falta no local. A presidente do bairro, Maria Isabel Brega Quaquio, se encarrega de cuidar e reivindicar as melhorias para o bairro. Maria Isabel avalia positivamente a visita inesperada do prefeito.

"Eu gostei do prefeito ter vindo porque ? bom chegar de surpresa nos bairros. N?o adianta voc? ver um lugar todo arrumado. ? bom chegar para ver como est? agindo a comunidade". Apesar disso, a presidente do bairro fez algumas reivindica?es relativas ? estrada do Tosa, que n?o foi totalmente arrumada, ? cria??o de uma ?rea de lazer e melhorias na ?rea de sa?de.

"O Centro Comunit?rio j? tem uma ?rea de sa?de, mas ? preciso melhorar mais porque n?s precisamos da ajuda da comunidade para erguer a obra". Segundo Maria Isabel, alguns projetos j? est?o na SPU e o secret?rio Jos? Walter garantiu que as demandas est?o anotadas, sendo cobrado pelo prefeito para efetiv?-las. "N?o adianta anotar, tem que fazer", diz.

Jos? Eduardo considera que a visita dos bairros foi positiva porque "os secret?rios puderam ver in loco aquilo que realmente acontece, podendo colaborar junto aos seus comandados pela melhoria da manuten??o da cidade". Segundo ele, o pr?ximo passo agora ? cobrar atitude da sua equipe.

Conhe?a alguns dos problemas enfrentado na regi?o:

Viaduto Augusto Franco

Capina, entulho e falta de ilumina??o. O prefeito exigiu que sejam colocados cinco postes na regi?o.

Bairro Santo Ant?nio

Lixo e mato nas cal?adas. Limpeza e capina do c?rrego. O prefeito alega que em, no m?ximo, quatro dias d? para esse problema ser resolvido.

Bairro Floresta

Al?m dos pedidos da presidente do bairro, o prefeito pediu aos secret?rios que providenciassem a ilumina??o do campo de futebol que existe no bairro, e arrumassem o entorno a fim de garantir um espa?o para caminhadas.

Bairro Retiro

Al?m da limpeza, a UBS do bairro vai ficar pronta em, no m?ximo 60 dias.

Estrada Uni?o Ind?stria

Tentar complementar a via Jo?o Goulart, atrav?s de parcerias com as empresas privadas, que v?o ser as mais beneficiadas com a obra.

Bairros Vila Ideal e Vila Olavo Costa

Essas s?o, na vis?o do prefeito, as regi?es mais maltratadas da cidade e ? preciso dar uma aten??o especial a elas.

Foto de lixo e mato alto Foto do bairro Santa Tereza Foto do bairro JK
Bairro Santa Tereza

Segundo o secret?rio de Defesa Civil, S?rgio Rocha, "a id?ia ? tentar criar uma rede de capta??o e uma grande ?rea de impermeabiliza??o antes do per?odo das chuvas". Para conter o risco de desabamentos, uma lona espec?fica est? sendo negociada com uma empresa do ramo. Caso haja demora, o prefeito determinou que se utilize uma lona preta mais resistente. Segundo o prefeito "essa ? uma medida paliativa que ? responsabilidade da prefeitura".

Bairro JK

Em duas ruas h? risco de desabamento que o prefeito garantiu solucionar de forma paliativa, assim como ser? feito no Santa Tereza.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o na UFJF