Cidade

Número de acidentes de trânsito envolvendo crianças é alto Em Juiz de Fora, a Polícia Militar registra desde o início do ano 178 acidentes de trânsito envolvendo crianças, que são o foco da Semana Nacional de Trânsito


Daniele Gruppi
Repórter
17/09/2008

Em Juiz de Fora, a Polícia Militar registra desde o início do ano 178 acidentes de trânsito envolvendo crianças, sendo 109 na faixa etária de 0 a 10 anos e 69 casos de 11 a 15 anos. Em nenhuma das ocorrências houve vítimas fatais.

Para o vice-presidente da Comissão Municipal de Segurança e Educação no Trânsito (Comset), Mário Jacometti, o número na cidade é considerado alto, assim como a média nacional.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 21.199 crianças de 0 a 12 anos foram vítimas em acidentes de trânsito ocorridos no País em 2006. Desse total, 818 foram vítimas fatais. Já os dados do Ministério da Saúde apontam que entre os óbitos por acidentes envolvendo crianças de 0 a 14 anos os relativos ao trânsito aparecem em primeiro lugar.

Jacometti afirma que falta nas escolas um trabalho voltado para a educação no trânsito. "As crianças vão para a aula sozinhas e elas são muito emotivas, qualquer coisa saem correndo, têm pouca atenção".

Outro fator que agrava é a falta sinalização para os pedestres nos bairros. "Só vemos faixa de pedestres no centro. Nos bairros, existe numa rua ou outra mais movimentada que possui, mas não é sempre". Para ele, falta educação, fiscalização e engenharia de trânsito eficientes no Brasil. "Como não existe prevenção, ocorrem os acidentes".

Foto de pessoas atravessando uma faixa de pedestre Foto de um monitor de trânsito parando os carros para as crianças atravessarem Foto de um congestionamento de carros
Semana Nacional do Trânsito

A preocupação com os números resultou na escolha do tema para a Semana Nacional de Trânsito: Criança no Trânsito. Em Juiz de Fora, uma série de atividades vão marcar campanha, que se inicia nesta quinta-feira, dia 18 de setembro, e se estende até o dia 25 de setembro.

O objetivo é de auxiliar na conscientização de pedestres, ciclistas e condutores sobre os deveres e direitos no trânsito. "A intenção é trabalhar com as crianças, pois elas já fazem parte do trânsito e devem saber como se comportar como pedestre, depois, como condutora de bicicletas e de veículos auto-motor. Ela também pode ser um agente multiplicador da educação no trânsito em casa".

Os destaques da programação são as blitzes educativas - que vão acontecer durante todos os dias - apresentação de peça teatral, passeio ciclístico e exposição de equipamentos de segurança e educação no trânsito. Confira:

Tabela com a programação da Semana de Trânsito