Quinta-feira, 23 de outubro de 2008, atualizada às 11h37
Funcionários da Caixa Econômica Federal continuam greve
Repórter
Madalena Fernandes
Revisão
Em arquivo:
Os cartazes de greve, colados nos vidros externos das agências bancárias em Juiz de Fora, foram removidos na manhã desta quinta-feira, dia 23 de outubro, indicando que os funcionários estavam de volta ao trabalho, após 11 dias em greve (confira o primeiro dia de manifestação).
Em assembléia realizada na última quarta, 22, a categoria aceitou a proposta de aumento diferenciado, de acordo com a faixa salarial, apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Apenas os empregados da Caixa Econômica Federal mantêm a greve, já que não aceitaram a fixação de uma data limite para a compensação.
Nesta quinta-feira, dia 23, acontece um encontro entre os representantes da Caixa e o Comando Nacional de greve em Brasília, para tentar resolver o impasse.
Os grevistas não serão punidos pelos dias parados, mas terão que compensá-los. Nos bancos privados e no Banco do Brasil, os funcionários têm até o dia 15 de dezembro para pagar o período em greve.
O presidente do Sindicato dos Bancários, Marcos Louzada,
diz que o atendimento no Banco do Brasil foi o mais comprometido
durante o movimento, já que a adesão dos empregados nos bancos públicos foi de 80%,
enquanto nos privados foi de 20%. "Até o final da semana, os bancários vão ampliar o horário
de atendimento para regularizar as pendências."
Proposta aceita
Ainda segundo o presidente do Sindicato dos Bancários, a Fenaban propôs um aumento salarial de 10% para os funcionários que recebem até R$ 2,5 mil e de 8,15% para quem recebe acima deste valor. Os bancários também foram contemplados ainda com 8,15% de correção sobre os benefícios. A Participação nos lLcros e Resultados (PLR) também teve aumento de 10%.
Louzada afirma que a categoria avaliou positivamente a proposta apresentada, apesar
de não atender todas as reivindicações dos trabalhadores. "Se considerarmos a
última proposta, em que o ganho real era de 0,35% e esta, em que conseguimos 2,85%,
avançamos nas negociações."
- 27/10/2008 » Repartições públicas têm ponto facultativo no Dia do Servidor
- 23/10/2008 » Após a Lei Seca, número de acidentes aumenta nas rodovias federais que cortam Juiz de Fora, mas número de mortos diminui. Vinte motoristas foram presos
- 23/10/2008 » Estação de Tratamento de Esgoto Barbosa Lage é reativada
- 23/10/2008 » Dispensados do serviço militar devem cumprir juramento à bandeira, para obter o certificado de dispensa de incorporação
- » Mata Atlântica é preservada e reflorestada na região - Uma parceria entre a AMAJF, o IEF e um banco alemão está possibilitando o reflorestamento das áreas de Mata Atlântica na região
- 22/10/2008 » Gate de Juiz de Fora participa de seqüestro que dura oito horas de negociação, no bairro Santana, em Muriaé
- 22/10/2008 » Mulher morre carbonizada após acidente em Astolfo Dutra
- Leia mais matérias em arquivo...
