Quinta-feira, 30 de outubro de 2008, atualizada às 13h
Morre em Juiz de Fora o bombeiro mais idoso de Minas Gerais
Morreu nesta quarta-feira, dia 29 de outubro, em Juiz de Fora, por volta das 23 h, vítima de insuficiência respiratória, aos 102 anos de idade, o Sub Ten BM Agostinho José de Souza, o bombeiro mais idoso de Minas Gerais. O sepultamento está marcado para às 16 h, no Cemitério Municipal de Juiz de Fora, onde está sendo realizado o velório.
História:
No dia 11 de agosto de 1930, foi instalado um Pelotão de Bombeiros na cidade de Juiz de Fora com o quartel localizado à Rua Espírito Santo, onde funcionava o almoxarifado da Prefeitura Municipal. O efetivo era composto por 33 Bombeiros Militares. Entre esses bombeiros estava o então Anspeçada Agostinho, jovem de 26 anos, natural da cidade de Carira - Sergipe.
Em sua terra natal, desde menino, cuidava da lavoura. Posteriormente foi trabalhar em fazendas,
cuidando de gados. Agostinho considerava esta fase de sua vida muito difícil e comparava as
dificuldades na lida com o gado e o trabalho de bombeiro: "Apagar fogo era difícil, mas lidar
com o gado também não era fácil não!"
Agostinho José de Souza conseguiu entrar para o Corpo de Bombeiros em
fevereiro de 1930, através de um tio militar que pediu ao Comandante para incorporar
o sobrinho. A incorporação foi em Belo Horizonte, cidade em que iniciou os treinamentos.
Antes de passar a pronto, veio para Juiz de Fora, onde serviu até a reforma.
Em sua carreira obteve bastante sucesso, reformando com o posto de Sub Tenente.
O bombeiro relatou como eram as condições de trabalho naquela época: "Houve uma ocorrência
que um amigo e eu levamos a escada nas costas, porque não tinha viatura."
Apesar da precariedade de materiais, Sr. Agostinho viveu muitos momentos bons na corporação. Ele se emocionava quando relembrava dos amigos, do trabalho e das diversas homenagens que recebeu, como por exemplo a Medalha do Dever Cumprido em 03 de junho de 1993, durante a solenidade de abertura das comemorações da Semana de Prevenção 2004, realizada em conjunto com a solenidade da UMMG - União dos Militares de Minas Gerais, em 28 de junho de 2004, uma homenagem por ser o Bombeiro mais antigo na área de atuação do 4ºBBM, no aniversário de 10 anos do 4ºBBM, em 30 de março de 2005 e nas datas de seu aniversário, em 02 de julho de 2007.
O Sub Ten também recebeu a Medalha da ordem do Mérito Imperador D. Pedro II, a maior comenda da Instituição. Sr. Agostinho constituiu uma família de três filhos, quatro netos e um bisneto. Era viúvo e morava com um de seus filhos. Ele considerava a família o bem mais precioso de sua vida e a saúde o maior presente de Deus.
* Informações enviadas pela assessoria do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora
- 31/10/2008 » Dia de Finados é comemorado com missas em Juiz de Fora
- 30/10/2008 » ANTT não garante que ônibus interestaduais voltem a parar em área urbana de Juiz de Fora
- 30/10/2008 » Juiz de Fora recebe alerta de pancadas de chuvas
- 30/10/2008 » Mulher é presa em Juiz de Fora acusada de envolvimento na Operação Déjà Vu
- 29/10/2008 » Iluminação do centro começa a ser trocada - Luminárias da rua São João estão sendo substituídas por outras mais eficientes
- 29/10/2008 » Empregados pedem que o Ministério exija que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pague os direiros trabalhistas e previdenciários aos profissionais que atuavam mediante pro-labore
- 29/10/2008 » Policiais civis preparam paralisação nacional
- Leia mais matérias em arquivo...
