Macacos no Parque Halfeld Ibama alerta sobre os riscos de alimentar os animais

Renata Cristina
Rep?rter
23/04/2007

Embora n?o seja crime, alimentar os animais pode ser perigoso, tanto para quem d? a comida, quanto para o bicho. Diariamente, no Parque Halfeld, uma popula??o de cerca de 30 micos-estrela ? alimentada por pessoas que tomam sorvetes, comem pipocas, entre outros quitutes.

O que muita gente n?o sabe ? que est? modificando a dieta do animal e, ainda, estimulando o conv?vio deles com seres humanos, fato que pode implicar em uma "invas?o urbana", mais tarde.

De acordo com o m?dico veterin?rio e analista ambiental do Ibama, Alexandre Hudson, esses animais ingerem pequenos insetos, como gafanhotos, al?m de frutas e gomas das arv?res. "Eles j? est?o adaptados ao Parque, fato que n?o justifica uma alimenta??o extra", observa.

Entre os riscos para os seres humanos, que insistem em dar comida aos macacos, o veterin?rio aponta a raiva, herpes e doen?as comuns nos primatas. "Devido as semelhan?as gen?ticas, pode-se dizer que muitas doen?as s?o transmiss?veis aos seres humanos", alerta.

FOTO macaco no Parque Hlafeld FOTO macaco no Parque Hlafeld

J? os micos, podem sofrer de infec??o alimentar, problemas de est?mago e c?ries, dependendo do alimento ingerido. Em casos extremos, o animal pode chegar ? morte.

Se algum animal silvestre for encontrado em ?rea urbana, fora de parques e reservas ambientais, a Pol?cia Florestal deve ser comunicda atrav?s do telefone: (32) 3216-4699. Caso o animal j? tenha sido capturado, o Ibama ? o respons?vel pelo reencaminhamento do mesmo. O contato do Ibama, em Juiz de Fora, ?: (32) 3233-0077.