Cidade
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2008, atualizada às 14h45
Reajuste de 6,25% no IPTU é aprovado na Câmara. Vereadores mantêm projeto que acaba com isenção no Linhares, Santa Lúcia e Distrito Industrial
Repórter
Enquanto o governo federal anuncia, nesta quinta-feira, 11 de dezembro, uma série de medidas que reduzem os impostos pagos pelos brasileiros, a Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou na última quarta, dia 10, o projeto enviado pelo poder executivo, que aumenta o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do município em 2009.
Apesar da crise econômica e do fim de ano mais magro em 2008, os juizforanos deverão pagar taxa de 6,25% a mais no imposto. O reajuste foi calculado de acordo com a inflação dos últimos 12 meses, que tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Áreas da zona Sul e Oeste de Juiz de Fora podem ter reajustes ainda maiores, devido à valorização dessas regiões.
Além do aumento, os moradores dos bairros Linhares, Santa Lúcia e Distrito Industrial perderam a isenção de imposto conquistada em 2008. Agora, os contribuintes que antes tinham 99% de desconto do IPTU, terão que pagar o valor integral.
A isenção era uma forma de compensar a desvalorização dos imóveis do Linhares, que abriga o Centro de Remanejamento de Segurança de Juiz de Fora (Ceresp) e a Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, e do bairro Santa Lúcia, que divide espaço com o Centro Socieducativo dos Adolescentes. Já os moradores do Distrito Industrial foram isentos do IPTU desse ano devido aos estragos causados pelas chuvas de 2007.
A aprovação da suspensão do benefício encontrou resistência de alguns vereadores, como Isauro Calais e Oliveira Tresse. Já o reajuste de 6,25% recebeu amplo apoio da Câmara. O desconto de 20% para quem quitar o carnê do IPTU à vista até 28 de janeiro foi mantido, desde que não haja débitos relacionados ao imóvel.
- 11/12/2008 » Aprovadas mudanças no serviço de táxi em Juiz de Fora - Ministério Público, Prefeitura e Associação dos Taxistas assinam Termo de Ajustamento de Conduta. Sindicato da categoria não aprova as medidas
- 11/12/2008 » 13º salário sai para mais de dez mil servidores municipais. Pagamento do benefício não garante acerto do salário referente a dezembro
- 11/12/2008 » Zona da Mata recebe alerta de pancadas de chuvas fortes com possibilidades de queda de granizo
- 11/12/2008 » TCE aplica multa de R$ 25 mil a Bejani por irregularidade no contrato do transporte público
- 10/12/2008 » Presença da Guarda Municipal nas ruas agrada comunidade
- 11/12/2008 » Campanha transforma bocas-de-lobo em arte - O objetivo é orientar a população para não jogar lixo nos bueiros, evitando as obstruções no escoamento da água e as inundações com as pancadas de chuvas
- 10/12/2008 » Trânsito no bairro Poço Rico sofre alterações para tentar desafogar o centro
- Leia mais matérias em arquivo...