Quinta-feira, 11 de dezembro de 2008, atualizada ?s 14h45

Reajuste de 6,25% no IPTU ? aprovado na C?mara. Vereadores mant?m projeto que acaba com isen??o no Linhares, Santa L?cia e Distrito Industrial

Guilherme Ar?as
Rep?rter

Enquanto o governo federal anuncia, nesta quinta-feira, 11 de dezembro, uma s?rie de medidas que reduzem os impostos pagos pelos brasileiros, a C?mara Municipal de Juiz de Fora aprovou na ?ltima quarta, dia 10, o projeto enviado pelo poder executivo, que aumenta o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do munic?pio em 2009.

Apesar da crise econ?mica e do fim de ano mais magro em 2008, os juizforanos dever?o pagar taxa de 6,25% a mais no imposto. O reajuste foi calculado de acordo com a infla??o dos ?ltimos 12 meses, que tem como base o ?ndice Nacional de Pre?os ao Consumidor Amplo (IPCA).

?reas da zona Sul e Oeste de Juiz de Fora podem ter reajustes ainda maiores, devido ? valoriza??o dessas regi?es.

Al?m do aumento, os moradores dos bairros Linhares, Santa L?cia e Distrito Industrial perderam a isen??o de imposto conquistada em 2008. Agora, os contribuintes que antes tinham 99% de desconto do IPTU, ter?o que pagar o valor integral.

A isen??o era uma forma de compensar a desvaloriza??o dos im?veis do Linhares, que abriga o Centro de Remanejamento de Seguran?a de Juiz de Fora (Ceresp) e a Penitenci?ria Ariosvaldo Campos Pires, e do bairro Santa L?cia, que divide espa?o com o Centro Socieducativo dos Adolescentes. J? os moradores do Distrito Industrial foram isentos do IPTU desse ano devido aos estragos causados pelas chuvas de 2007.

A aprova??o da suspens?o do benef?cio encontrou resist?ncia de alguns vereadores, como Isauro Calais e Oliveira Tresse. J? o reajuste de 6,25% recebeu amplo apoio da C?mara. O desconto de 20% para quem quitar o carn? do IPTU ? vista at? 28 de janeiro foi mantido, desde que n?o haja d?bitos relacionados ao im?vel.