Cidade

Sexta-feira, 12 de dezembro de 2008, atualizada às 15h40

Sinttro quer mudanças nos horários e percursos dos ônibus urbanos

Guilherme Arêas
Repórter

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo de Juiz de Fora (Sinttro-JF) quer mudanças nos horários e itinerários das linhas de ônibus das oito empresas permissionárias do serviço na cidade. Uma pesquisa realizada pelo sindicato comprovou que das 180 linhas analisadas, 108 apresentaram algum tipo de problema com o cumprimento do horário.

O relatório apontou que as principais prejudicadas com os atrasos são as 42 linhas da Viação Santa Luzia, que atendem a mais de cem bairros da cidade. O sindicato alega que os motoristas de ônibus não conseguem cumprir os horários estabelecidos pelas empresas e acabam por prejudicar os usuários.

"O que nós queremos é aumentar a segurança do motorista e atender às necessidades dos usuários", explica o presidente da Sinttro, José Pedro Franco Ribeiro. O relatório foi enviado à Agência de Gestão do Transporte e Trânsito (Gettran), à Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp), ao Ministério do Trabalho e ao Ministério Público do Trabalho.

A proposta do sindicato é que as linhas problemáticas tenham um aumento do tempo de cada viagem. "Algumas vezes a Gettran aumenta o percurso dos ônibus, mas os horários daquela linha continuam os mesmos. Isso seria resolvido aumentando, em média, dez minutos o horário de cada viagem", propõe José Pedro.

Outra sugestão do sindicato é a ampliação dos pontos de ônibus da avenida Rio Branco, entre o Manoel Honório e o Bom Pastor. A proposta é que alguns canteiros centrais da avenida cedam espaço para o prolongamento dos pontos.

A Gettran informou que reconhece os problemas nos horários de pico e acredita que a solução para a melhoria no fluxo de ônibus no trânsito da cidade é a instalação da bilhetagem eletrônica nos coletivos. O sistema ainda está em fase de implantação e não há previsão para que ele seja totalmente implementado.

No próximo dia 22 de dezembro o sindicato se reúne com o Ministério do Trabalho para discutir o assunto.

A opinião dos internautas

Moro no residencial Colinas de São Pedro na Rua Euclide Pezarinenº 215, e a única linha de ônibus que nos serve é a linha 530. Venho em nome dos quase 2000 moradores que utilizam exclusivamente esta linha de ônibus, solicitar aos responsaveis que reavaliem os horários atuais, pois só temos este serviço a cada 1 hora e 15 minutos, O que consideramos muito tempo de espera, uma verz que não temos outra alternativa de ônibus. certos de podermos contar com a atenção e colabaração, desde de já agradecemos.

Carlos Henrique Luiz

É melhor inverter a pergunta, não existe nenhum usuário que depende do ônibus que não já teve problema. Eu moro no bairro Linhares, quase todos os dias eu espero o onibus mais de 40 minutos, quando vem um, vem todos de uma vez, é triste sair do trabalho e esperar o 40 minutos ou até mais.

Eliza Silva

Tirar o canteiro central da AV. RIO BRANCO, do Manoel Honorio até ao Bom Pastor. Ampliar a pista com certeza vai melhorar o fluxo. Um abraço e BOM DIA.

Alvino José Rodrigues

O serviço de ônibus da linha 221-222 é o pior possível. As vezes ficam 45 minutos sem ônibus e depois passam três um atrás do outro. Já perdi médico, viagem em virtude desta desorganização.Os motoristas culpam o trânsito mas sabemos que é falta de estrutura da empresa. Precisamos de uma solução urgente para o caso.

Ricardo Espinheira

Tenho problemas no bairro Sta. Efigênia. Entro no trabalho às 13 h, tem ônibus 11:45, e depois só 13:38 / 13:40 /13:45. Por que três ônibus seguidos, sendo que o intervalo anterior é muito grande? Precisamos de ônibus 12:20.

Simone Dias de Aguiar

Parabéns pela iniciativa e consulta pública. Gostaria que dessem uma melhor atenção às linhas AEROPORTO /JARDIM DA SERRA. Sou morador do Bairro Jardim da Serra, que é servida por essas duas linhas e o intervalo entre ônibus Aeroporto é de 50 min com apenas 02 ônibus nos atendendo e Jardim da Serra 1h50min, somente 01 ônibus na linha, esta segunda linha é completamente inútil, imaginem 1h50min entre ônibus acho que a empresa mantém esta rota somente para não perder essa concessão. Normalmente eu uso o carro, mas quando há necessidade do transporte público é realmente uma calamidade, é impossível firmar um compromisso no centro da cidade dependendo dos nossos ônibus, reclamam as pessoas que prestam serviços por aqui, as pessoas que vêm em nossas casas e dependem do transporte etc, etc, etc .

Se tivesse uma integração maior entre as linhas Aeroporto /Jardim da Serra / Nova Califórnia / Lagoa / BR-040 e até mesmo Santos Dumont e São Pedro, facilitaria e muito bem a vida de muita gente. Acho a coisa mal distribuída, muitos ônibus passando por aqui e em poucos lugares. E é claro uma fiscalização mais presente nos horários dos ônibus, com fiscais das empresas controlando o meio do itinerário dos ônibus, pois motoristas aceleram na ida e volta pelo centro da cidade para ganhar uns 10 até 15 minutos para dormirem no final da linha. não os culpo pois o lugar é convidativo a uma soneca. Com a palavra os técnicos.

Paulo Rodrigues Filho

Os usuários que utilizam os ônibus da viação Goretti, em especial os moradores do bairro Alto Grajaú ou da parte alta do bairro N. Sra. Aparecida, linhas 400, 402 e 407, são muitíssimo mal atendidos. Os carros, apesar de não terem mais de dez anos de uso, são os mais desconfortáveis de todos, parece que foram comprados nas liquidações das montadoras, pelos menores preços e com os ítens mais baratos, de forma a não propiciar qualquer tipo de conforto aos passageiros e também ao motorista e cobrador, além de deixar a desejar no quesito limpeza. Mas, o que mais incomoda a todos, é o grande fluxo de passageiros em todos os horários, que são poucos para atender a tão grande demanda, motivo que faz com que os carros estejam sempre lotados causando grande mal estar e aborrecimentos constantes. Para agravar a situação, a linha 400 teve seu trajeto alterado deixando de passar pela Avenida Rio Branco, sendo desviada para a Francisco Bernardino, provocando esperas de mais de 40/50 minutos para quem toma o ônibus na Rio Branco, isso durante o dia pois à noite o tempo pode ser ainda muito maior.

A GETTRAN deveria reorganizar os horários colocando mais coletivos para atender àqueles bairros, com mais horários e também rever o trajeto e horários da linha 407 que está sendo mal aproveitada, percorrendo uma pequena parte do bairro N. Sra. Aparecida, quando poderia estar cobrindo uma área maior, como a Rua Missões, deslocando-se o ponto final, que hoje é perto da escola da Samba Grizú, já na saída do bairro, para o final da rua Missões ou suas adjacências, dando mais opções para os moradores daquela região, inclusive reduzindo a utilização dos carros que se dirigem ao bairro Alto Grajaú, pelos moradores do alto N. Sra. Aparecida, o que seria mais adequado e atenderia mais às necessiddes dos usuários. Esperamos que providências sejam tomadas. Obrigada pelo espaço.

Laura Rodrigues

Sim, pois com o meu trabalho em basicamente em mais de 20 bairros perco muito os horarios com os clientes. É atraso muito grande entre os horários descritos e afixados e os reais. Sou a favor da proteção dos motoristas e também dos usuários. Com isto tudo que acontece ja não é tempo de colocarmos metro. A princípio sou a favor do metro (ou trem de superfície) interligando uma grande maioria de bairros.

Jose Maria Costa

Problema com horários de onibus? Tem tempo que não consigo pegar um Alto Grajau (400 e 402) com lugar pra sentar do centro pro bairro. Além de poucos onibus (3 no total), eles servem mais aos passageiros do bairro Nossa Senhora Aparecida (que ja conta com uns 6 onibus). Além de dar uma volta imensa no outro bairro, o n° reduzido de coletivos faz com que os onibus andem sempre lotados e fora do horário. Já passou da hora de criarem itinerários alternativos para essa região, uma tremenda falta de respeito com os trabalhadores que pagaram e pagam uma das tarifas mais caras do Brasil levando em conta a km percorrida do embarque ao desembarque. Estamos cansados, em toda a cidade há problemas semelhantes, fruto da falta de planejamento dos ultimos 20 anos, agora o único remédio é atenuar os problemas, pois o trânsito de Juiz de Fora infelizmente nunca terá uma solução. Espero que esta licitação que está por ocorrer melhore o serviço, que enfim tenhamos um trasporte publico de qualidade, o mínimo que podemos ter pagando tão caro.

Pablo Castro

Um problema sério está o ponto de onibus do parque halfeld. Está dando engarrafamento de ônibus. Os onibus param na pista central, como se o sinal estivesse fechado esperando o ponto esvaziar. Os pedestres correm serio risco, distraídos vêm o ônibus parado acham que o sinal está fechado e vão atravessando a av. Rio Branco, mas a outra pista está em funcionamento e correm perigo de serem atropelados por onibus que estão ciirculando. O canteiro da Av. Rio Branco em frente a Rua Dr. Gil Horta , realmente necessita urgentemente ser aumentado como outros. Concordo que os onibus 221 e 222 atrasam muito, passando 3 seguidos, já estaos até acostumando com coisas ruins.

Beth Vieira

Sou usuária das linhas 132,124 e 122, todas atrasam muito, chego a ficar horas no ponto, principalmente após às 19:00 hs. Nos dias de chuva, então, além do atraso os locais de espera não são apropriados para nos abrigar. Espero que, com a nova gestão da prefeitura, este problema ganhe pauta na câmara.

Cristina Machado

511 e 512 no horário das 18 as 19 h é muito difícil, so passam lotados e passa um atras do outro depois fica um bom tempo sem passar e nesse horário estou indo trabalhar. Está muito difícil.

Sandra Ferreira da Silva

Muitas vezes o onibus para a rodoviária falta com o respeito com os usuários, no período de 18 as 19horas, as vezes tem apenas um onibus as 18:15, isso quando tem, depois só as 19 horas. Isso é uma vergonha. Tem também o 525 e o 535, que sobem entupidos para a UFJF, tem dia que algumas pessoas ficam presas na porta do onibus. Outra vergonha

Wendel Moreira

Considerando as colocações dos outros usuários, parece-me que o problema é comum. Moro no bairro Eldorado e aqui não é diferente: quando você perde um ...perde todos. Os carros andam em comboio, às vezes atrasam, outras adiantam! À noite então piora, pois saio de meu emprego às 21 h e fico nunca menos que 45 min no ponto. Quanto a bilhetagem eletrônica só veio complicar: o embarque é demorado e estressante, pois há uma espera de quase 30 seg de um passageiro para outro rodar a roleta.É obvio que há uma organizaçao péssima no que diz respeito ao nosso transporte coletivo! Como explicar avenidas lotadas de ônibus e todo mundo reclamando? Para completar o circo eu gostaria que quem projetou os pontos de ônibu s da gloriosa Av. Rio Branco ficasse esperando condução por um longo tempo naqueles locais em dia de chuva... É ridículo...as pessoas se espremem no meio do cubiculo e ficam tomando chuva que vem do céu, água suja que vem das poças que espirram com a delicadeza com que os carros encostam no ponto e espetadas de barbatanas de sombrinhas daqueles que insistem em mantê-las abertas...Deixando a originalidade de lado... seria cómico se não fosse trágico.

Valeria

Moro no Bairro São Mateus e trabalho no Nova Califórnia. Em primeiro lugar, faço minhas as palavras do Sr.Paulo Rodrigues Filho sobre as linhas Aeroporto / Jardim da Serra. Segundo, sobre a linha 524-São Mateus, só quem mora no bairro sabe o que é esperar 40 minutos por um ônibus (um absurdo para uma linha que possui percurso muito curto) e quase sempre aparecem 2 ou 3 carros juntos, pois estão sempre atrasados. Já não bastasse isso, "alguém" conseguiu inventar mais um tormento para os usuários pois, há poucos dias, modificaram o percurso da linha, que agora passa pelos fundos do Shopping Independência. Resultado desse "in"feliz projeto: ônibus lotados o tempo todo. Ora já não foi criada a linha 560 que passa na frente do Shopping?. Mas... "Dane-se" o usuário, o que as empresas querem são ônibus lotados. São mais rentáveis.... Só mais um comentário: Por um acaso quem projetou as coberturas dos pontos de ônibus (principalmente da Av. Rio Branco) já sentiu na pele o que é estar debaixo delas durante uma chuva?

Marcelo Rodrigues Silva

Impressionante o que acontece aqui em JF. Ônibus cujos percursos são feitos em mais ou menos 20 minutos, conseguem não cumprir horários. Tem alguma coisa muito errada, mesmo. Estamos esperando por medidas que resolvam de fato essa questão.

João Rodrigues

Como qq usuário tive e tenho problemas com os horários. Uso as linhas 707 e 734 e de uns tempos para cá ao invés de ampliar horários os mesmos foram reduzidos. Nos fins de semana que precisamos de linhas circulando até mais tarde o útimo horário é 23:30h aos sábados. Muito mal servido de horários.

Heloisa Oliveira

Sim,várias vezes...Tem hora que passa varios do Eldorado e o que mais uso o Bandeirantes aparece só depois de meia hora ou mais...Deveria ter mais onibus nos horarios de saida, entrada de serviço e almoço...

Valéria Montenegro

Problema com horário dos ônibus coletivos é o que mais enfrento em JF. Sou usuária da linha 501 Padre Café, já tem 25 anos e nunca as coisas mudam, ou melhor, mudam sim, para pior. É impressionante a falta de respeito com os usuários desta linha. Os ônibus não cumprem os horários, passam lotados, muitas vezes não param nos pontos e sempre que estão atrasados você se depara com 3 carros no mesmo sentido. O mais interessante é que fui fazer uma reclamação na TUSMIL e escutei da atendente que o problema é da GETRAN. Quem vai assumir a responsabilidade e colocar ordem nessa situação?! A verdade é que o povo de JF é muito pacato, se fosse no Rio de Janeiro a população já tinha tomado outras atitudes e tudo estaria resolvido. Falta concorrência na cidade! É só ter VAN fazendo o transporte pelo mesmo preço, que em um instante os donos das empresas vão sentir no bolso, e passam a valorizar que mantém a empresa deles.

Chrystianne Lopes

Achei que era só os onibus da linha Mundo Novo, 111, 112, 115 que andavam todos juntos para ficarmos depois 40 minutos sem ônibus, mas pelas reclamações vejo que é um problema em todas as linha. Será que existe uma explicação lógica para isto. Impossível não é???

Carla

Várias vezes já tive que esparar o ônibus que faz a linha do meu bairro, pois este não cumpri nunca o seu horário.

Anna Carolynne Alvim Duque

Os onibus 111, 112 e 115,(Mundo Novo) não tem horário definido, já acontecer por diversas vezes ficar esperando mais de 1 uma Hora - é uma falta de respeito com a população.

Pedro Luiz Carvalho

Tive e tenho todos os dias. Moro no Francisco Bernardino (613), há apenas um veículo onde os horários são péssimos, sendo que o passageiro se perdê-lo deve esperar cerca de 1h 30min para conseguir o próximo. Também, além dele, os ônibus em geral não oferecem nenhum conforto ao usuário. Além de serem de péssimas condições, faltar horário, não se têm ônibus na madrugada. Falta organização na dianteira da direção responsável pelo transporte urbano. Onde se vê uma cidade com pessoas e pessoas reclamando, onde fazem protestos e são oprimidos pelos maiorais não tendo direito de expressar suas opiniões. E no mais pra quê tanto ônibus sentido rodoviária,sendo que Juiz de Fora não é uma cidade turística?? Deveria s im é ter melhores condições para os estudantes sendo que JF é uma cidade voltada para estes. Sou a favor de pistas centrais onde ecoassem as pessoas aos seus destinos, nõa a mistura que ha de pistas de veículos particulares e ônibus urbanos, causando a concentração de automóveis em apenas uma via principal. O que é preciso é organização não encher as ruas de mais e mais veículos.

Isabela Moratori

Nao so tive como temos todos os dias com a linha 524 que serve o bairro Sao Mateus. E uma vergonha o que fazem com os moradores deste bairro. Acham que todos teem carro. Nao bastasse o que vinha acontecendo com os constantes atrasos, agora prolongaram o trajeto ao Shoping Independencia o que resultou em um maior tempo de espera como tambem reduziram os carros que trafegam pela avenida Independencia linha 560 da mesma empresa (TUSMIL).Varias pessoas do bairro preferem dividir despesas com taxi ate o centro ou bairro do que esperar uma ETERNIDADE) no ponto por uma conduçao que chega ao ABSURDO de demorar 45 minutos para aparecer um onibus da referida linha. Parabenizamos esta coluna creio que uma concorrencia seria o problema podera ser solucionado. Grato.

Alvaro Jose A jr.

Na troca de motorista (12:00 hs.), o substituto do trocador não apareceu e fomos (passageiros) obrigados a trocar de onibus.

Sueli das Graças Silva e Souza de Albuquerque

É só qualquer um pegar o ônibus da linha 537, que além de demorar uma eternidade vem tão lotado que vou quase sempre do centro para o jardim da serra em pé e para piorar a situação ele ainda passa pelo Dom Bosco (nada contra lá, mas eles já tem várias linhas servindo-os) e todos que moram no Dom Bosco pegam o 537, deixando quem vai para longe em pé e lotando o ônibus, certa vez peguntei ao trocador o porque de todos do Dom Bosco escolherem justamente esse ônibus (537) e ele me respondeu \"é porque o pessoal acha o nome da linha mais bonito\". Francamente... Infelizmente JF é uma cidade que é dirigida para a minoria, pois transporte coletivo não existe aqui nessa cidade. Ainda bem que faço parte da minoria e tenho carro, tenho pena de quem não tem... Ah, e pensando muito a respeito de JF (já morei em vários outros lugares, inclusive em lugares bem menores, com 100 mil habitantes e o máximo de espera era de 25min.) eu descobri uma coisa, JF é uma cidade grande com a mentalidade de uma pequena cidade, desde os habitantes até os políticos, tem que abrir o olho que a cidade cresceu e não podemos ficar nesse provincialismo, temos que olhar para frente e seguir o curso da cidade.

Então, se as pessoas não fossem tão egoístas aqui em JF as coisas podiam melhorar, é só ver como exemplo o RJ, morei em uma pequena cidade (Sana 3.000 habitantesO) e tinham só 3 horários de ônibus, sendo que quase sempre atrasavam quebravam, etc. Tivemos, nós moradores, uma reunião com o responsável pela empresa, que disse em 3 meses tudo estar resolvido, a população então, falou que esperaria os 3 meses e mais nada. Pronto 3 meses e 5 dias depois da \"promessa\", tudo estava a mesma coisa, sabe o que foi feito? Tocaram fogo em 2 ônibus, rapidinho foi aberta concessão para outras viações fazerem a linha e até hj nunca mais tiveram problemas lá. É bem simples, é só parar de pensar pequeno (o que faz a cidade ficar \"pequena\" na mentalidade) e ter um pouquinho só de coragem, pois pagamos por isso e foram os empresários do transporte público que bancaram a campnha do prefeito, então se for esperar o poder público, JF ficará parada no tempo por mais tempo do que já está.

Rodrigo

O que ocorre com a linha 604 é que o ônibus sai ,as vezes, mais cedo que o horário programado.

Rosário

Moro no bairro Centenário, a linha que nós serve é a Santa Luzia, com os ônibus 143, 144, 145 ficamos muitas vezes no ponto por até uma hora, eles não respeitam os usuários, a GETTRAN, juntamente com a empresa de ônibus não nos ouvem. è uma conivência total, pois se ligamos para a empresa nos mandam ligar para a GETTRAN. Retiraram dois ônibus de nossa linha, 137 e 138 sendo que o último era de apoio, temos cadeirantes em nosso bairro e eles ficam sem este apoio. O nosso serviço de transporte coletivo já foi bom, agora é um lixo, com ônibus velhos e que nunca andam nos horários, nos passam os horários mas é só pra nos fazer de palhaços. Eu fico muito p... da vida pois moro no morro e meu marido é doente e temos que ficar por horas no pont o, que por sinal não presta é goteira pra tudo enquanto é lado e poças de água que quando os ônibus encostam nos molham tudo, em fim, se nada for feito acho que a população deveria se unir e entrar com uma ação pública, pois eles são prestadores de serviço e nós pagamos o que foi estipulado mas não recebemos o serviço adequadamente.Grata.

Sandra

Para mim, que moro em Santa Terezinha, e que tem várias opções de linha: Eldorado, N.S. das Graças, Alto Eldorado, Vista Alegre, Santa Terezinha, etc... é o mesmo problema. Fico em média 30 a 40 minutos no ponto e de repente, passam 4 ou 5 ônibus juntos. É um absurdo. Para um percurso de 15, 20 minutos, temos que sair com quase uma hora de antecedência para conseguir cumprir horários.

Margarida Ambrosio

Moro no bairro São Mateus e acho uma sacanagem o ônibus demorar tanto a passar. Isso é um desrrespeito com os moradores do bairro que trabalham e dependem do ônibus para chegar ao centro, como eu que volto da faculdade todos os dias de ônibus e muitas vezes fico mofando no ponto louca pra chegar um ônibus que possa me levar pra casa. E já tem muito tempo que os motoristas não conseguem cumprir o horário e nada foi feito para melhorar isso.

Suzana Mohamad

Mtos problemas enfrentam quem usa as linhas 221 e 222 uma falta de respeito atrasos constantes chegamos a ficar 50m esperando e ainda aguentar trocadores mal educados q não respeitam, falam palavrões com passageiros e acham q estão certos.No ponto final do Sta Catarina descem e ficam a vontade sem se importarem q tem passageiros esperando pra entrar ainda soltam piadinhas e palavrões qdo alguem questiona. Onde anda a fiscalização não temos com quem reclamar!!!

Lylay

As queixas apresentadas são pontuais, cada uma visando seus próprios interesses, é compreensível, mas a solução para todas elas depende de inúmeras variáveis: percursos, horários, trajetos, sinais sincronizados... os motoristas não têm culpa. Aumentar o números de pontos, ainda mais na RB, não vai resolver, ao contrário, vai retardar ainda mais o tempo de viagem. A bilhetagem eletrônica está atrasadíssima, inexplicavelmente. Aliás, ninguém dá qualquer satisfação a respeito. Aumentar o número de ônibus tampouco irá minimizar o problema. Também uso diariamente a linha 526 e os problemas não são diferentes. Há que se pensar coletivamente na questão. O problema é achar competência e boa vontade a quem cabe resolv er tais problemas.

Carlos Alberto Reis

Boa Tarde!! TODOS OS DIAS... O Bairro São Mateus é o pior bairro pra conseguir onibus, no mínimo a gente tem que ficar 30 min esperando...

Fernanda

todos os dias os ônibus da linha 432, 431 434 e 432 não tem horário, e só um ponto na Getulio Vargas é muito pouco

Conceição Aparecida Francisca

Sou morador do bairro Nova Era mas atualmente estudo no Rio e vou casa nos fins de semana. As sextas-feiras à noite quando chego já fiquei esperando 45 minutos por algum ônibus que circular no bairro: 708, 719, 721, 730, 739, 749 e quando passam vem logo uns 2 juntos. Talvez os horários coincidam para que moradores de Nova Era não peguem os carros de São Judas (uma das linhas que passa pelo meu bairro). Quanto a bilhetagem eletrônica já passou da hora de funcionar. Aqui no Rio funciona e muito bem e não demora tanto assim quanto algumas pessoas acham e também não causa desemprego. E tem mais aqui no Rio as pessoas fazem fila para pegar ônibus antes de entrar pela porta da frente (juntamente com idosos). Aqui a passagem aum entou para R$2,20 e apesar dos motoristas correrem bastante boa parte dos ônibus tem bancos mais confortáveis do que a maioria dos veículos que circulam em Juiz de Fora. Desde já agradeço.

Carlos Eduardo Raymundo

Claro que sim!!!!Me fale que nunca teve???!!!O sistema de transporte coletivo de Juiz de Fora é Horrivél!Horarios sem nexo,onibus velho e sem limpeza e poucos coletivos. Espero que essa mudaça não acabe ainda mais com o transporte de Juiz de Fora!Como Alvaro creio tbém que uma concorrencia iria ajudar e muito nosso transporte.

Eliane

Olá preciso que o ônibus 129 volte a passar próximo a Receita Federal pois trabalho nas redondezas e tenho que andar do palácio da saúde at´´e o meu serviço desde já agradeço e como moro no Condomínio São Geraldo reinvindico não só por mim mas também pelos moradores e vizinhos que gostariam que aumentasse a quantidade de ônibus para um melhor deslocamento do pessoal, obrigada.

Selmara de Souza Castro

SOU PROFESSORA UNIVERSITÁRIA, MORO NO BAIRO SÄO MATEUS. O BAIRRO CONVIVE COM A FALTA DE COLETIVO .QUANDO PRECISO IR AO CENTRO DA CIDADE, TENTO IR DE ÔNIBUS PARA EVITAR O CONGESTIONAMENTO DE CARROS, E PARA EVITAR PAGAR O ABSURDO DOS ESTACIONAMENTOS, MAS FICO IMPPOSSIBILITADA DE IR DE ÔNIBUS, POIS OS MESMOS NÃO CUMPRE HORÁRIO, E COMO SÃO POUCOS FICA TÃO CHEIO QUE ATÉ ME ROUBARAM A BOLSA.... E OS MOTORISTAS E TROCADORES ACHAM GRAÇA.....ENTÃO A SOLUÇÃO É IR DE CARRO.

Neusa Maria Marsiano

Moro no bairro Santa Paula, é um absurdo o que acontece todos os dias, alguns motoristas da linha chegam até a matar viagem, pois ficam muito atrasados. Eles viram em qualquer lugar e voltam para a garagem. Essa semana estava entrando no ônibus 230 e o motorista arrancou com o ônibus antes mesmo que eu entrasse totalmente no ônibus, conclusão machuquei meu pé, pois ele fechou a porta e saiu arrancando. As autoridades devem tomar alguma atitude pois quem paga os impostos somos nós.

Adriana

Um dos horários do onibus Parque Burnier e Parque Serra Verde, têm horários quase iguais poderiam ter um espaço de 15 minutos porque passam juntos e demoram depois 40 minutos. As vezes matam viagem e nós ficamos nos pontos por mais tempo sem nenhuma explicação. quando chegam dizem simplesmente que houve problema com o onibus mas não tomam providencias em mandar outro para substituir. a gente é que se vire.

Geralda Nascimento

Primeiro lugar é fazer a linha 111 e 112 andar no horário pois só andam atrasados, outra coisa o motorista que faz o horário dia de semana que sai do ponto final as 07:45 só passa atrasado todo dia presta atenção nele porque depois faz o trajeto correndo para recuperar e o pior não consegue e fala para ele também conversar menos pois adora um papo ninguem merece tira esse cara de lá por favor

Augusto

COM CERTEZA, TODOS NÓS JÁ TIVEMOS. NO BAIRRO EM QUE EU MORO SANTA CRUZ HAVIA DOIS CARROS DA LINHA 775 ,E JÁ RODAVA LOTADO,AGORA SÓ TEM UM CARRO ; E ALTERARAM OS HORÁRIOS DAS LINHAS 722, 733 NA PARTE DA MANHÃ SEM CONSULTAR OS USUARIOS PIORANDO AINDA MAIS A SITUAÇÃO.SUGIRO QUE \"ELES\" EMBARQUEM CONOSCO NOS ONIBUS NESTES HORÁRIOS DE PICO;GARANTO QUE VÃO PENSAR DUAS VEZES ANTES DE FAZER TANTA BESTEIRAS GRATO, RICARDO

Ricardo Golçalves

Tive e tenho como tds os colegas acima meu problema é a linha 524 como se não bastasse os atrasos agora quem mora na Guaçuí tem que esperar o ônibus ir ao Shoping Independência e depois aguardar mais 15minutos dentro do ônibus parado no ponto fianl para depois passar na minha rua ou então descer na Fundação João de Freitas e ficar esperando um tempão esperando para conseguir atravessar da Ladeira Alexandre Leonel para a Guçuí é muita falta de considerãção com os usuários do transporte...

Luciana

Moro no Progresso e dependo das linhas 204, 205, 210, 230, 259 ou 249. Tantas opções, mas muita desorganização. Se todos estivessem no horário não ficaríamos quase 1hora esperando para logo depois passarem todos juntos. Gostaria que houvesse mais seriedade e comprometimento no cumprimento de horários e mais gentileza e paciência por parte de alguns motoristas e cobradores, principalmente com pessoas mais idosas, gestantes, crianças de colo e pessoas com sacolas pesadas, aliás todos os usuários devem ser tratados com mais respeito, pois todos temos horários e estamos pagando pelo serviço. Gostaria de agradecer pela oportunidade, uma vez que ligar para a empresa ou GETTRAN reclamando não adianta. Obrigada.

Maria

Moradores do bairro São Mateus, quem puder, ande a pé ou divida o carro e/ou o taxi com um conhecido, é melhor do que esperar o ônibus desta linha, e ainda sai mais barato, já que o trajeto é curto, além é claro do desrepeito que esta empresa tem com vc usuário. Em nosso país o melhor protesto é mexer no bolso de quem quer ganho fácil, logo, logo, irão resolver o problema, você verá!

Guilherme

Sou usuário das linhas 516, 514 e 541. Prolongaram o trajeto do 516 mas não incluiram mais ônibus... Resultado, 1h e 15 de espera no ponto se você quiser pegar ele... E tem atrasos constantes, de 35min em média, nos horários de pico. 514 - Não costuma atrasar, mas a TUSMIL só mantém 1 ônibus na linha, o horário dele no bairro é de quase 2 em 2h... 541 - O mesmo problema de prolongar seu trajeto e não incluir mais ônbius na linha. Só anda lotado e muitas vezes atrazado... Só tenho a comentar que o transporte público em Juiz de Fora é uma vergonha!

Evandro Begati

Moro no Grajaú e ao contrario dos outros bairros, a linha 426 está com folga de horário e mesmo assim os motoristas tem que ficar no ponto final cerca de dez minutos quando não ficam mais tempo, para poder chegar no centro no horário certo, portanto gostaria que fosse reduzido em pelo menos 5 minutos o intinerário desta linha.

Julio Villela

Você já teve algum problema com os horários dos ônibus coletivos em Juiz de Fora? Conte para a gente



Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

Gabriel Silveira: merda

Michelle Bonfim: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

Cristina Vinci: oiii

Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.