Segunda-feira, 15 de dezembro de 2008, atualizada ?s 17h16

Chuva deixa cinco fam?lias desalojadas no bairro Nossa Senhora de F?tima

Priscila Magalh?es
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

Entre 0h e 18h20 desta segunda-feira, 15 de dezembro, choveu 52 mm em Juiz de Fora. A quantidade foi suficiente para causar estragos em algumas regi?es da cidade.

A ocorr?ncia mais grave foi registrada no bairro Nossa Senhora de F?tima, na rua Isidoro Teixeira, 10. Segundo a Defesa Civil, trata-se de uma constru??o irregular em risco de ru?na. A casa de dois pavimentos foi constru?da em um barranco, com muro de conten??o de bloco, contrariando a orienta??o do ?rg?o. O material sofreu infiltra??o de ?gua da chuva e o muro caiu.

T?cnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Pol?tica Urbana (SPU) est?o no local retirando os moradores. Al?m das duas fam?lias que vivem nessa edifica??o, mais tr?s est?o sendo retiradas da rua debaixo, j? que a casa corre o risco de desabar. Os moradores est?o sendo levados para casas de parentes.

No total, foram registradas 23 ocorr?ncias. Apesar de o n?mero ser alto, a Defesa Civil comemora o fato de a maioria ser preventiva. Quatro atendimentos foram referentes a infiltra?es, quatro a amea?a de escorregamento de encosta, tr?s se referiam a trincas em paredes e tr?s a escorregamento de encosta. N?o houve v?timas. A regi?o sudeste se destaca com seis registros, e o bairro Olavo Costa foi o mais atendido, com quatro ocorr?ncias.

At? 16h30, o 5? Distrito de Meteorologia havia registrado 49,4mm de chuva em Juiz de Fora. Segundo o meteorologista Cl?ber Souza, a quantidade de chuva ? considerada alta. "Entretanto, ? um volume comum para esta ?poca do ano."

A frente fria que est? sobre Juiz de Fora age em toda a regi?o sudeste do pa?s, deixando o c?u nublado, com chuvas ocasionais e queda de temperatura. A previs?o ? que o tempo permane?a chuvoso at? esta quinta-feira, 18 de dezembro. Entretanto, a chuva ? mais forte nesta segunda e ter?a, dias 15 e 16. A temperatura caiu e deve permanecer est?vel at? quinta. A m?nima fica entre 14?C e 16?C e a m?xima entre 18?C e 20?C.

O ver?o come?a no dia 21 deste m?s e, segundo Cl?ber, as caracter?sticas da esta??o devem permanecer presentes. "Com um aquecimento maior, t?pico da esta??o, tamb?m teremos mais chuva. A previs?o ? que chova em parte de dezembro, em janeiro, fevereiro e mar?o.