Pol?ticos eleitos s?o diplomados no Central Prefeito, vice, vereadores e suplentes recebem
diploma que valida o resultado das elei?es

Guilherme Ar?as
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o
19/12/2008

No ?ltimo ato antes da posse, no dia 1? de janeiro, os eleitos na vota??o de 2008 foram diplomados na noite desta quinta-feira, 18 de dezembro, em cerim?nia realizada no Cine-Theatro Central. O ato que reconhece oficialmente os vencedores das elei?es diplomou o prefeito eleito Cust?dio Mattos, seu vice Eduardo de Freitas, os 19 vereadores e os primeiros suplentes de cada partido.

O futuro prefeito deu ?nfase aos avan?os e aos mecanismos democr?ticos no processo eleitoral e destacou o trabalho da Justi?a Eleitoral na condu??o da vota??o de outubro. O tucano defendeu uma profunda reforma pol?tica, na qual qualificou como "?nica provid?ncia capaz de soerguer a estima e a cren?a do povo no parlamento e nos partidos pol?ticos".

A ju?za eleitoral Maria L?cia Cabral Caruso aproveitou a solenidade para ampliar o coro a favor do veto aos chamados "candidatos ficha-suja". "Se em v?rios concursos p?blicos para cargos hierarquicamente menores ? facultado que se verifiquem os antecedentes dos candidatos, n?o se tem receio em admitir que o preenchimento de cargo p?blico relevante contenha verifica??o da vida regressa do candidato, mesmo que n?o possua condena??o definitiva", disse a ju?za.

A magistrada citou os desafios que a propaganda eleitoral brasileira ainda enfrenta, como o tempo diferenciado na televis?o e no r?dio, e defendeu maior liberdade da propaganda na internet. Maria L?cia lembrou que ferramentas como a TV digital ainda v?o trazer mudan?as na rela??o entre os candidatos e seus eleitores.

Foto da diploma??o dos eleitos Foto da diploma??o dos eleitos

J? para os novos ocupantes do legislativo municipal, a expectativa comum parece ser a de superar, de uma vez por todas, os ?ltimos acontecimentos que abalaram a imagem pol?tica de Juiz de Fora. O vereador eleito pelo PT, Roberto Cupolillo, disse que em seu primeiro mandato pretende voltar as aten?es para as classes trabalhadoras, numa a??o conjunta com os sindicatos das mais diversas categorias.

O petista ainda considerou equivocado fato de ser "tradi??o os vereadores se aliarem ao prefeito e n?o fiscalizarem os atos do executivo". Cupolillo apontou essa como uma das falhas da ?ltima legislatura.

Foto da diploma??o dos eleitos Foto da diploma??o dos eleitos Foto da diploma??o dos eleitos

Mas para o vereador mais votado nas elei?es de 2008, o peemedebista Bruno Siqueira, a C?mara Municipal, juntamente com a Pol?cia Federal, desempenhou um importante papel na sa?da do ex-prefeito Carlos Alberto Bejani. "No pr?ximo mandato temos que continuar com o trabalho de fiscaliza??o consciente sobre o novo prefeito", disse.

A fiscaliza??o tamb?m ? a base do discurso do estreante Noraldino J?nior, do PSC, que acredita na cobran?a como "um ato para apoiar e n?o atrapalhar o governo". O novo vereador diz que a expectativa para o mandato ? boa, principalmente pelo ?ndice de renova??o na C?mara, que chegou a 58% neste pleito.

Relembre a composi??o da nova C?mara Municipal de Juiz de Fora

(Clique na foto dos vereadores para saber outras informa?es)


BRUNO DE FREITAS SIQUEIRA
PMDB
Votos:6.483
ISAURO JOSE DE CALAIS FILHO
PMN
Votos:4.076
RODRIGO CABREIRA DE MATTOS
PSDB
Votos:3.659
WANDERSON CASTELAR G.
PT
Votos:3.560
JO?O EVANGELISTA DE ALMEIDA
DEM
Votos:3.547
JOS? LAERTE DA SILVA BARBOSA
PSDB
Votos:3.365
CARLOS C?SAR BONIF?CIO
PRB
Votos:3.346
FLAVIO PR?COPIO CHEKER
PT
Votos:3.006
ANTONIO MARTINS
PP
Votos:2.788
FRANCISCO DE ASSIS E.
PP
Votos: 2.729
ROBERTO CUPOLILLO
PT
Votos:2.556
JOS? EMANUEL ESTEVES O.
PSC
Votos:2.535
NORALDINO L?CIO DIAS JUNIOR
PSC
Votos: 2.473
JULIO CARLOS GASPARETTE
PMDB
Votos:2.400
JOS? S?TER DE FIGUEIR?A NETO
PMDB
Votos:2.382
LUIZ CARLOS DOS SANTOS
PTC
Votos:2.195
JOS? TARCISIO FURTADO
PTC
Votos:2.134
JOS? MANSUETO FIORILO
PDT
Votos: 2.017
ANA DAS GRA?AS C?RTES R.
PDT
Votos: 1.792