Segunda-feira, 22 de dezembro de 2008, atualizada ?s 12h45

Prazo para cadastramento de armas termina dia 31 de dezembro

Guilherme Ar?as
Rep?rter

A nove dias do fim do prazo do cadastramento de armas de fogo, a Pol?cia Federal de Juiz de Fora j? contabilizou 660 registros em 2008. O prazo j? foi prorrogado pelo governo federal diversas vezes, mas n?o h? previs?o de nova prorroga??o.

Quem deixar de entregar a arma n?o cadastrada ou n?o regularizar a situa??o at? o dia 31 de dezembro de 2008 cometer? crime de porte irregular de arma, com pena de um a dois anos de pris?o, al?m de pagamento de multa.

O delegado da Pol?cia Federal em Juiz de Fora, Cl?udio Nogueira, acredita que o n?mero de armas regularizadas na cidade ainda ? baixo. "Mesmo o governo dando tr?s anos de prazo, sabemos que o brasileiro deixa tudo para a ?ltima hora e, com isso, esperamos um aumento maior do movimento nos pr?ximos dias", avalia.

O in?cio do registro ? feito on-line, atrav?s do site da Pol?cia Federal. Devem realizar o procedimento todas as pessoas que possuem armas que nunca foram registradas e as que j? t?m registro, vencido ou n?o.

Quem n?o deseja cadastrar ou renovar o registro pode fazer a doa??o da arma na sede da Pol?cia Federal, mediante recibo e indeniza??o que varia de R$ 100 a R$ 300, dependendo do calibre da arma. N?o haver? qualquer tipo de investiga??o em rela??o ? origem da arma ou ao seu portador. O procedimento de entrega da arma de fogo prev? a emiss?o de uma guia de tr?nsito e preenchimento de tr?s vias de um requerimento de indeniza??o, que tamb?m est? dispon?vel no site da PF.